AS 10 OFENSAS QUE DEVEM SER EVITADAS POR TODOS OS DEVOTOS ESPECIALMENTE POR IMPOSSIBILITAR O CANTAR PURO DOS SANTOS NOMES
1) blasfemar aquelas pessoas que dedicaram suas vidas a propagar as glórias do Senhor, a Suprema Personalidade de Deus.
2) Considerar os nomes de semideuses, tais como Brahma e Siva, como sendo iguais ao nome de Vishnu, ou Krsna, ou independentes Dele.
3) Minimizar ou blasfemar a ordem do mestre espiritual. 4) minimizar as escrituras e textos védicos que estão de acordo com a versão védica.
5) considerar as glórias do santo nome como imaginação.
6) interpretar o santo nome.
7) cometer atividade pecaminosas deliberadamente enquanto se canta hare Krsna.
8) considerar o cantar de Hare Krsna como um ritual piedoso, como aqueles descritos na seção karma-kanda dos Vedas.
9) ensinar as glórias do santo nome a um infiel.
10) mesmo após ouvir tantas instruções, ainda assim, continuar apegado a coisas materiais, não ter fé completa no cantar de Hare Krsna e ainda manter estes apegos materiais.
CANTO 2 CAPITULO PRIMEIRO TEXTO ONZE
etan nirvidyamananam icchatam akuto-bhayam yoginam nrpa nirnitam harer namanukirtanam
TRADUÇÃO
Ó rei, sempre cantar os santos nomes do Senhor seguindo os caminhos das grandes autoridades é sem dúvida a melhor maneira de todas as pessoas alcançarem sem nenhum medo o sucesso, incluindo aqueles que estão livres de todos os desejos materiais, aqueles que desejam todo o gozo material e também aqueles que são auto-satisfeitos em virtude do conhecimento transcendental.
SIGNIFICADO
No verso anterior, reconheceu-se a grande necessidade de alcançar apego a Mukunda. Existem diferentes categorias de pessoas que desejam obter sucesso em diferentes espécies de empreendimentos. De um modo geral, as pessoas materialistas fazem tudo para desfrutar de gozo material. Mas há também os transcendentalistas, que passaram a conhecer perfeitamente a natureza do gozo material e por isso afastam-se desse método de vida ilusória. Através da auto-realização, eles praticamente estão satisfeitos consigo mesmos. E num plano mais elevado, estão os devotos do Senhor, os quais nem aspiram ao desfrute no mundo material, nem desejam escapar dele. Eles buscam satisfazer o Senhor, Sri Krsna. Em outras palavras, os devotos do Senhor não querem nada que reverta apenas em sua satisfação pessoal. Se o Senhor deseja, o devoto está disposto a aceitar todas as classes de condições materiais favoráveis, e se não for este o desejo do Senhor, os devotos podem prescindir de todas as regalias, mesmo que entre elas se inclua a salvação. Tampouco eles são auto-satisfeitos. porque querem unicamente satisfazer o Senhor. Neste verso, Srí Sukadeva Gosvãmi recomenda o canto transcendental do santo nome do Senhor. Quem não comete ofensas quando canta e ouve o santo nome do Senhor passa a familiarizar-se com a forma transcendental do Senhor, e depois com os atributos do Senhor, e em seguida comm a natureza transcendental de Seus passatempos, etc. Aqui se menciona que, após ouvir as autoridades, a pessoa deve constantemente cantar o santo nome do Senhor. Isto quer dizer que o primeiro requisito essencial é ouvir as autoridades. Ouvindo o santo nome, a pessoa gradualmente passa a ouvir sobre Sua forma, Seus atributos, Seus passatempos e assim por diante, e então surge a necessidade de cantar as Suas glórias. Este processo é recomendado não apenas para que se execute com sucesso o serviço devocional, mas até mesmo para aqueles que têm apego material. De acordo com Sri Sukadeva Gosvami, este processo de alcançar o êxito é um fato estabelecido e não apenas ele, mas também todos os outros acaryas anteriores chegaram a essa conclusão. Portanto, não há necessidade de alguma outra evidência. O processo é recomendado não apenas para os estudantes que alcançaram diferentes graus de progresso no sucesso ideológico, mas também para aqueles trabalhadores fruitivos. filósofos ou devotos do Senhor que obtiveram as conquistas própria da posição que eles assumiram.
Srila Jiva Gosvami instrui que se deve cantar o santo nome do Senhor bem alto, e como se recomenda no Padma Purãna. deve-se cantar sem cometer ofensas. Quem se rende ao Senhor pode libertar se do efeito de todos os pecados. A pessoa pode libertar-se de todas as ofensas aos pés do Senhor refugiando-se em Seu santo nome. Mas a pessoa não pode proteger-se caso cometa ofensas aos pés do santo nome do Senhor. O Padma Purãna menciona que há dez dessas ofensas. A primeira ofensa é difamar os grandes devotos que pregam ás glórias do Senhor, A segunda é comparar os santos nomes do Senhor com valores materiais. O Senhor é o proprietário de todos os universos, e portanto Ele pode ser conhecido em diferentes lugares por diferentes nomes, mas isto de modo algum define a plenitude do Senhor. Qualquer nomenclatura relacionada com o Senhor Supremo é tão sagrada como as outras porque todas se destinam ao Senhor. Esses santos nomes são tão poderosos como o Senhor, e em nenhuma parte da criação nada impede que a pessoa cante e glorifique o Senhor através do nome específico com que o Senhor é conhecido naquele local Todos eles são auspiciosos e ninguém deve distinguir nomes do Senhor como artigos materiais. A terceira ofensa é negligenciar a ordens dos a acaryas ou mestres espirituais autorizados. A quarta ofensa é blasfemar a literatura ou conhecimento védico. A quinta ofensa é definir o santo nome do Senhor em termos de cálculos mundanos, O santo nome do Senhor é idêntico ao próprio e a pessoa deve procurar entender que o santo nome não é diferente dEle. A sexta ofensa é interpretar o santo nome. O Senhor não é imaginário, tampouco o é Seu Santo nome. Pessoas com um pobre fundo de conhecimento pensam que o Senhor uma imaginação do adorador e portanto julgam que Seu Santo nome é imaginário. Quem segue essa linha de pensamento não pode alcançar o sucesso reservado àquele que canta o santo nome. A sétima ofensa é apoiar- se na força do santo nome e cometer pecador intencionalmente. Nas escrituras, afirma-se que pelo simples fato de cantar o santo nome do Senhor, a pessoa pode libertar-se dos efeitos de todas as ações pecaminosas. Aquele que, querendo tirar proveito desse método transcendental, continua cometendo pecados na esperança de neutralizar os efeitos dos pecados cantando os santos nomes do Senhor é o maior ofensor aos pés do santo nome. Entre os métodos recomendados para purificação, não há nenhum que sirva para ajudar semelhante ofensor. Em outras palavras, antes de cantar o santo nome do Senhor, alguém talvez tenha sido muito pecaminoso, mas após refugiar-se no santo nome do Senhor e tomar-se imune, ele deve estritamente abster- se de cometer atos pecaminosos e cultivar a esperança de que seu método de cantar o santo nome lhe dará proteção. A oitava ofensa é considerar que o santo nome do Senhor e o método como ele é cantado são iguais a alguma atividade material auspiciosa. Existem várias categorias de boas ações que produzem benefícios materiais, mas cantar o santo nome não é um mero serviço sagrado auspicioso. Sem dúvida, o santo nome é serviço sagrado, mas nunca se deve utiliza- lo com esses propósitos. Como o santo nome e o Senhor são da mesmíssima natureza, ninguém deve fazer do santo nome um método de prestar serviço à humanidade. A ideia é que o Senhor Supremo é o desfrutador supremo. Ele não é servo nem supridor dos desejos de ninguém. De modo semelhante, como o santo nome do Senhor é idêntico ao Senhor, ninguém deve tentar utilizar para seu serviço pessoal o santo nome. A nona ofensa é fornecer explicações sobre a natureza transcendental do santo nome àqueles que não estão interessados em cantar o santo nome. Se essa instrução é transmitida a uma audiência relutante. o ato é considerado uma ofensa aos pés do santo nome. A décima ofensa é perder o interesse pelo santo nome do Senhor mesmo após ouvir sobre a natureza transcendental do santo nome. Quem canta o santo nome do Senhor sente seu efeito e liberta-se do conceito de falso egoísmo. O falso egoísmo manifesta-se quando a pessoa julga-se o desfrutador do mundo e pensa que tudo no mundo serve apenas ao seu próprio prazer. Todo mundo materialista move-se sob esse falso egoísmo que se apresenta na forma de “eu” e “meu”, mas o verdadeiro efeito de cantar o santo nome é livrar-se dessas falsas concepções.
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