(Siga os Anjos)
O Caminho da Dedicação
Sua Divina Graça
Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja
"Follow the Angels"
(Siga os Anjos)
Na Marcha dos Anjos
A Marcha dos Anjos
No Passo dos Anjos
O Caminho da Dedicação
Sua Divina Graça Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja
"Fools rush in where angels fear to tread"
Tolos correm onde anjos temem andar
Tolos se apressam onde anjos temem pisar
Tolos investem com pressa onde anjos hesitam entrar
Início da tradução terça-feira, 6 de novembro de 2001
(Visvavandya das - São Paulo - SP) - interrompida em 03/02/2002.
Continuação da Tradução - Sripad Krishna Kumar Prabhu
Todas as Glórias a Sri Guru e Gauranga
Siga os Anjos
O Caminho da Dedicação
Swami B. R. Sridhara
Mandala Publishing Group
Em caso de dúvidas filosóficas, entre em contato (inglês):
Sri Narasingha Caitanya Matha
P.O. Box 21, Sri Rangapatna - Karnataka-571 438, Índia
E-mail: gosai@gosai.com
Site da Web: http://www.gosai.com/chaitanya
ou
Sri Caitanya Sarasvata Matha
Kolerganj, P.O. Navadvipa, Dist. Nadia, West Bengal, 741302 Índia
Editores Seniores
Tridandi Gosvami Sri Sripada Bhakti Gaurava Narasingha Maharaja
e
Tridandi Gosvami Sri Sripada Bhakti Bhavana Visnu Maharaja
Com a ajuda de inúmeros eternos aspirantes a servos de Sri Sri Guru e Gauranga
Mandala Publishing Group
2240 B 4th St., San Rafael, Ca. 94901, USA
E-mail: mandala@mandala.org
Site da Web: http://www.mandala.org
Telefone: 1-800-688-2218
Todas as fotos são cortesia da Mandala Archives
Primeira impressão: 2001 edição limitada 3.000 cópias
© Direitos Autorais 2001 de Gosai Publishers
Impresso por Srinivas Fine Arts (P) Ltd., Bangalore, Índia
para o Mandala Publishing Group
ISBN 1-886069-30-1
Sumário
Prefácio
Introdução
Sobre o Autor
Parte Um
O Conceito de Krsna
Parte Dois
Siga os Anjos
Parte Três
Altas Conversas
Índice
Prefácio
Nossa maior boa sorte é ter até mesmo o menor toque da Divindade. Isso se torna possível quando, pela vontade do Supremo, a pessoa é posta em conexão com o agente do Senhor, o mestre espiritual autêntico.
O ser finito jiva encontrará tudo que é necessário para a nutrição de seu anseio espiritual interior no agente do Supremo Senhor. A pessoa progride facilmente no caminho da dedicação com o entusiasmo que vem das palavras e do contato com o mestre espiritual.
Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja, em Siga os Anjos, ilumina o caminho da dedicação com a descrição em detalhes dos tópicos mais refinados para o entendimento necessário ao nosso avanço na vida espiritual.
Srila Sridhara Maharaja fala aos seus leitores do fundo de sua experiência subjetiva sobre a Verdade Absoluta. A orientação que recebemos em Siga os Anjos é de valor incalculável na marcha do ser em direção à Eternidade. Nós portanto rogamos a todos que tiveram a extrema boa sorte de ler este livro, que ouçam Sua Divina Graça com o maior cuidado e atenção, pois como se diz nos círculos eruditos, "Quando sábios falam, sábios escutam".
Introdução
Siga os Anjos é uma publicação oportuna que certamente irá entusiasmar todos os seres sinceros que estão na busca pelo plano superior da verdade. O Srimad Bhagavatam, a escritura sublime jamais vista, confirma que para avançar na vida espiritual é necessário seguir os passos dos devotos do Supremo Senhor.
bhavanti purusa loke mad-bhaktas tvam anuvratah
bhavan me khalu bhaktanam sarvesam pratirupa-dhrk
"Aqueles que seguem o seu exemplo certamente vão se tornar Meus devotos puros. Você é o melhor exemplo como Meu devoto, e os outros devem seguir seus passos" (Bhag. 7.10.21).
O autor Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja, o ilustre Guardião da Devoção, em Siga os Anjos, guia os leitores no cainho da dedicação como nossos acaryas anteriores mostraram, tais como Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. Seguir os passos dos acaryas prévios é de fato o caminho do sucesso na vida espiritual, enquanto obscurecer o caminho dos acaryas prévios ou criar um método de prática espiritual por conta própria certamente resulta em falha.
Na parte um de Siga os Anjos, Srila Sridhara Maharaja discute o Conceito de Krsna como o plano mais elevado da verdade que um ser vivo atinge. A base desse conceito é que beleza, afeição, amor e harmonia Absolutos são os objetivos mais elevados já descobertos e que existem em Krsna no grau pleno. Só Krsna pode satisfazer o anseio mais íntimo da alma. "Desperte, levante! Busque a sua fortuna"!
Srila Sridhara Maharaja explica que isso exige uma conexão apropriada com um agente ou guru verdadeiro que tem uma conexão direta com Krsna. O guru assegura nosso futuro na vida espiritual. O guru e Vaisnavas são os agentes do Supremo Senhor e Srila Sridhara Maharaja explica que esses agentes são superiores às escrituras e que se alcança todo sucesso com o serviço a esses agentes superiores.
Deve-se adquirir um desejo intenso para conhecer a verdade, que no decorrer do tempo, amadurece em atração espiritual pura. Assim, o verdadeiro gosto pela verdade se manifesta, vai despertar dentro de nosso coração. E toda atração por prazer sensual, fama, nome e dinheiro vai sumir. Quando esse gosto espontâneo pela verdade desperta dentro de nós, estamos salvos, mas não antes disso.
Recomenda-se especialmente em Kali-yuga o serviço ao Santo Nome, mas primeiro, deve-se receber o Nome de um guru autêntico, e deve-se cantá-Lo em companhia de sadhu ou santo. Só existe amor no acme da dedicação, Vraja Vrndavana bhava. E há pregação, pregação é sankirtana, o modo de cantar mais efetivo. Pregação é o verdadeiro serviço ao Santo Nome, não apenas contar nas contas. A parte um de Siga os Anjos revela esta e muitas outras iluminações sobre o conceito de Krsna.
Extraímos o título do livro da parte dois de Siga os Anjos. Descobrimos aqui que conseguimos satisfazer nossa demanda mais íntima, mas temos um alerta de cautela. "Tolos se apressam onde anjos temem pisar". Na parte dois, Srila Sridhara Maharaja avisa que devemos seguir os anjos e não cometer ofensas ao se apressar onde não é realmente qualificado.
"Deve-se seguir passo a passo. Se omitirmos um passo, vamos nos perder. Devemos ser atentos em cada passo, assim nos conduziremos automaticamente à direção certa. Nunca tente correr com muita pressa. Tente ficar um pouco abaixo e atrás. Assim você vai ser levado a força para seu objetivo, naturalmente. Os Vaisnavas superiores vão levar você até lá. Você nunca vai conseguir chegar lá por conta própria".
A atitude adequada na relatividade da Verdade Absoluta é necessária para o maior sucesso na vida espiritual. Não tente se apressar, não se torne um ofensor. Fique um pouco distante e abaixo. Assim você vai obter a maior boa sorte. Pujala raga-patha gaurava-bhange, tente manter uma distância respeitosa. Mantenha sempre o objetivo mais elevado em cima da sua cabeça. Não avance apressado para essa posição. Isso não é barato.
Srila Sridhara Maharaja diz, "Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada deu esse alerta com muita ênfase, pujala raga-patha gaurava-bhange. Sri Caitanya Mahaprabhu distribuiu o que Ele experimentou em Seu transe profundo, mas nós temos que estar prontos para pagar por isso. Sarasvati Thakura veio com esse propósito. Pujala raga-patha gaurava-bhange, não vá com pressa. Tolos se apressam onde anjos temem pisar. Não cometa ofensas. Esse é o horizonte mais sublime da sua vida depois de muitos nascimentos. Devemos nos mover expressamente em direção ao objetivo de ter o temperamento de um servo. Não devemos nos aventurar a pisar no plano mais elevado. Tolos se apressam onde anjos temem pisar. Não seja tolo; seja anjo. Tente seguir os anjos". Este é um fragmento do conselho valioso de Srila Sridhara Maharaja na parte dois de Siga os Anjos.
Na parte três, Altas Conversas, Srila Sridhara Maharaja revela o verdadeiro ideal de guru-tattva: Gaura-Gadadhara em madhurya-rasa, e Radharani em Krsna-lila. Se levantarmos nossas cabeças um pouco mais alto, encontraremos Radharani e Gurudeva. É Radharani quem assiste por trás o sucesso da função de Gurudeva. A fonte da graça do guru é a fonte original do serviço e amor.
Srila Sridhara Maharaja diz, "Nós somos solicitados a ver o guru como não limitado à sua personificação ordinária, mas como o mediador transparente da função mais elevada em sua linha. Somente quando nossa visão se aprofundar, veremos que de acordo com a profundidade de nosso sraddha, nossa visão, guru-tattva é muito peculiar, muito nobre, muito amplo e muito profundo".
Como exemplo de visualização elevada do guru, Srila Sridhara Maharaja relata como seu guru (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) via Gadadhara Pandita e Svarupa Damodara em Bhaktivinoda Thakura e Gaura Kisora dasa Babaji respectivamente. Srila Sridhara Maharaja então leva seus leitores através da descrição de Gadadhara Pandita como uma sombra de Mahaprabhu, que corria atrás Dele como se Seu coração tivesse sido roubado. Ele se move como a sombra de Mahaprabhu. Srila Sridhara Maharaja compara Gadadhara Pandita a Rukmini. "Assim, quando Mahaprabhu rouba o humor de Radharani, a natureza vama rebelde que permanece se compara à de Rukmini, um observador passivo, sem nenhuma força para pensar, só um espectador. Um espectador, que tolera tudo, uma situação lastimável que desperta a bondade e simpatia de todos". Esta é uma outra alta conversa que você vai encontrar na parte três de Siga os Anjos.
É com muita alegria que a Gosai Publishers apresenta esta edição e confiamos que será bem recebida pela comunidade devocional pois contém a sabedoria mais valiosa para o progresso em nossas vidas espirituais.
Srila Sridhara Maharaja é renomado no mundo inteiro como um santo e devoto puro auto-realizado do Supremo Senhor, nós portanto nos prostramos a seus pés de lótus e imploramos perdão por qualquer erro que tenhamos cometido em nossa tentativa de servi-lo.
Swami B. G. Narasingha
Terminado em 13 de outubro de 2000
Primeiro dia de Karttika Masa, Saradiya Purnima, Gaurabda 514
Sri Narasingha Caitanya Matha
Sobre o Autor
Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja nasceu em Hapaniya, Bengala Ocidental, Índia em 1895. Seus passatempos de juventude eram o aprendizado, e ele excedia naturalmente toda matéria que estudava. Desde a infância, sua tendência foi em direção à seita ortodoxa, os Vedas, Upanisads, etc., fé em Deus e esse tipo de coisas. Ele recebeu o cordão sagrado na tradição familiar aos quatorze anos de idade, e sua afinidade com o mundo divino só aumentava. Em seus primeiros anos, ele tinha atração especial pelo Senhor Ramacandra. Depois, quando começou a entrar em contato com a doutrina de Sri Caitanya Mahaprabhu, começou a ler o Bhagavad-gita e desenvolveu atração pelo Senhor Krsna.
Após completar a educação primária e secundária, Srila Sridhara Maharaja entrou na Faculdade Krishnanath em Baharampur [Distrito de Mushirabad], Bengala. No quarto ano, graduou-se como Bacharel em filosofia. Há algum tempo, Srila Sridhara Maharaja procurava por um guru para receber a iniciação, mas não encontrava ninguém do seu agrado. Até que pela graça do Todo-poderoso, ele se encontrou com seu guia e preceptor eterno, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e tornou-se um discípulo iniciado em 1927.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura concedeu sannyasa a Srila Sridhara Maharaja em 1930, e deu-lhe o nome Bhakti Raksaka que significa "Guardião da Devoção". Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura viu em Srila Sridhara Maharaja a habilidade de proteger perfeitamente a linha Gaudiya Vaisnava de má representação e má interpretação. Quando leu as composições em sânscrito de Srila Sridhara Maharaja que glorificam Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura declarou, "Agora estou satisfeito, pois após minha partida, há pelo menos uma pessoa que pode representar minhas conclusões (bhakti-siddhanta)".
Algum tempo após a ida de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Sridhara Maharaja estabeleceu seu próprio templo em 1936, Sri Caitanya Sarasvata Matha, na margem do Ganges sagrado em Navadvipa-dhama, a terra sagrada de Sri Caitanya Mahaprabhu. Após assimilar profundamente os ensinamentos do Senhor Caitanya, Srila Sridhara Maharaja começou a compor seus próprios textos. Sua primeira obra, Sri Sri Prapanna-jivanamrta, é um estudo escritural intuitivo sobre saranagati (rendição). Srila Sridhara Maharaja compôs várias canções, preces e comentários em bengali e sânscrito. Entre essas obras importantes estão seus comentários sobre Saranagati de Srila Bhaktivinoda Thakura, tradução bengali do Bhagavad-gita e Bhakti-rasamrta-sindhuh, e seu poema épico original com o sumário de Caitanya-lila, Prema-dhama-deva Stotram. Uma das contribuições de destaque de Srila Sridhara Maharaja à Rupanuga Gaudiya Sampradaya é seu comentário sobre o gayatri mantra na linha do Srimad Bhagavatam.
Com idade avançada, no estágio de realização plenamente maduro, Srila Sridhara Maharaja falou extensivamente sobre os ensinamentos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, e dos grandes acaryas prévios. Essas palestras estão gravadas em áudio e vídeo e continuam a serem publicadas pelo Sri Caitanya Sarasvata Matha e pelos muitos seguidores e admiradores de Srila Sridhara Maharaja.
Durante os últimos dias de seus passatempos manifestos, Srila Sridhara Maharaja permaneceu sempre absorto nos humores profundos da separação devocional e no anseio pelo serviço divino a Sri Sri Radha-Govinda. Em 1988, em Amavasya (noite de lua nova), no mês de julho, Srila Sridhara Maharaja retirou sua presença manifesta do plano terrestre e entrou em nitya-lila (passatempos eternos) do Supremo Senhor.
(Antes de sua partida, Srila Sridhara Maharaja, ou melhor, Srila Guru Maharaj, indicou claramente seu sucessor e herdeiro universal, seu discípulo mais querido Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundara Govinda Deva Gosvami Maharaja.)
Após sua partida, Srila Sridhara Maharaja foi sucedido por seu discípulo mais querido e qualificado, Srila Bhakti Sundara Govinda Deva Gosvami Maharaja. No presente, os ensinamentos de Srila Sridhara Maharaja são espalhados no mundo inteiro pela Divina Graça dos sagrados pés de lótus de Bhakti Sundara Govinda Deva Gosvami Maharaja Thakura Mahasaya, nosso amado Srila Gurudeva.