Página Principal

 

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

 

Ofensa

(por Srila Prabhupada)

Veja também o texto - Destituído de Radha

 

  

Como reconhecer um Vaishnava

 

Sri Chaitanya Mahaprabhu dá uma definição simples sobre vaishnava: A pessoa que imediatamente lembra os outros sobre a Suprema Personalidade de Deus, Krishna, é um vaishnava. (Bhag. 4.21.37 – Significado).

A pessoa avançada pode ver a importância dos devotos. Um devoto avançado nunca desobedece ou desrespeita outro devoto. Desrespeitar outro devoto é uma grande ofensa, vaishnava aparadha é uma ofensa séria. Por isso, ensinamos nossos alunos a chamar os devotos de "Prabhu". Isso não deve ser simplesmente pronunciado pelos lábios. Deve ser realizado. Todos devem considerar os outros devotos como seu prabhu, mestre. Ninguém deve tentar se tornar o mestre.

 

trnad api sunicena taror api sahisnuna

amanina manadena...

 

Manadena, devemos estar sempre prontos a respeitar todos. Não apenas os devotos, mas todos. Todos. Porque todo ser vivo é originalmente um devoto de Krishna. Ele age como um demônio circunstancialmente pois está coberto com a capa de maya. Jivera svarupa haya krsnera nitya dasa. Todos são servos de Krishna eternamente. (Aula sobre o Néctar da Devoção, Vrindavan, 23-out-1972).

 

O devoto de Krishna não está sujeito às condições materiais, mesmo que suas características corpóreas pareçam condicionadas materialmente. Por isso, não se deve ver um devoto puro do ponto de vista material. A menos que alguém seja um devoto, não pode ver outro devoto perfeitamente. Como se explica no verso anterior, há três tipos de devotos, kanistha-adhikari, madhyama-adhikari e uttama-adhikari. O kanistha-adhikari não consegue distinguir entre um devoto e um não devoto. Ele só se preocupa em adorar a Deidade no templo. Um madhyama-adhikari, entretanto, pode distinguir entre o devoto e o não devoto bem como entre o devoto e o Senhor. Assim, ele trata a Suprema Personalidade de Deus, o devoto e o não devoto de forma diferente. (Significado Néctar da Instrução verso 6).

 

 

Não ofenda ninguém

 

Suruchi ficou louca com a morte de seu filho, por ter insultado Dhruva Maharaj, e entrou no incêndio florestal, assim encerrou sua vida. O Senhor comentou esse fato com Dhruva pois ele estava determinado em se vingar dela. Devemos aprender essa lição e nunca insultar um vaisnava. Não somente insultar um vaisnava, não devemos insultar ninguém desnecessariamente. Quando Suruchi insultou Dhruva Maharaj, ele era apenas uma criança. Ela certamente não sabia que ele era um grande vaisnava altamente reconhecido, por isso sua ofensa foi cometida sem conhecimento. Quando uma pessoa serve a um vaisnava sem saber, ainda assim recebe o bom resultado, se insultar um vaisnava sem saber, sofre o mal resultado. (Bhag. 4.9.23 - Significado).

 

Não Julgue Vaisnavas com Base em Seus Corpos Externos

 

De acordo com essa fórmula, os goswamis descendentes de Sri Nityananda Prabhu e Sri Adwaita Prabhu certamente são devotos, mas devotos que vêm de outras famílias não devem ser discriminados; de fato, se o devoto vier de uma família de acharyas anteriores ou de uma família comum, deve ser tratado igualmente. Não se deve pensar, "ele é um goswami americano", e assim discriminá-lo. Nem se deve pensar, "eis aqui um nityananda-vamsa-goswami". (Significado, Néctar da Instrução texto 6).

 

Por outro lado, o devoto que alcançou o título goswami e não nasceu de um pai brahmana ou de um goswami da família de Nityananda e Adwaita Prabhu, não deve ficar orgulhoso artificialmente, por achar que virou um goswami. Ele deve sempre se lembrar que se ficar orgulhoso materialmente, cairá imediatamente. Este Movimento da Consciência de Krishna é uma ciência transcendental, e não tem espaço para inveja (paramam nirmatsaranam). Não se deve ser arrogante caso tenha nascido em uma família de goswamis ou se obteve o título goswami. No momento em que fica invejoso, ele cai da plataforma paramahamsa. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

 

Aqueles que pensam que a Consciência de Krishna se limita a certo grupo de pessoas, certo grupo de devotos, ou a um certo pedaço de terra, são geralmente inclinados a ver as características externas de um devoto. Esses neófitos, incapazes de apreciar o serviço exaltado de devotos avançados, tentam trazer o maha-bhagavata à sua plataforma. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

 

 

E o Vaisnava caído?

 

Ninguém deve criticar os defeitos corpóreos de um devoto puro. Se houver tais defeitos, devem ser ignorados. Deve-se levar em conta a atividade principal do mestre espiritual, que é serviço devocional, serviço puro ao Supremo Senhor. Como afirma o Bhagavad-gita (9.30):

 

api cet suduracaro bhajate mam ananya-bhak

sadhur eva sa mantavyah samyag vyavasito hi sah

 

Mesmo se parecer que um devoto faça atividades abomináveis, deve ser considerado sadhu, uma pessoa santa, pois sua identidade real é de alguém ocupado no serviço amoroso ao Senhor. Em outras palavras, ele não deve ser considerado um ser humano comum. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

 

Api cet suduracaro bhajate mam ananya-bhak, sadhur eva sa mantavyah. Mesmo se houver discrepâncias, e ainda assim tiver a qualificação única, de que está fixo na Consciência de Krishna, então é sadhu. Sadhur eva sa mantavyah, ele não deve ser desprezado. (Aula sobre o Néctar da Devoção, Vrindavana, 6-nov-1972).

 

 

Respeite mas não se associe

 

Sobre as perguntas de como prestar reverências a sannyasis, todo sannyasi que ver, mesmo um sannyasi mayavadhi, preste reverências, não tem problema. Como você observou, devemos seguir a instrução do Senhor Chaitanya de respeitar a todos devidamente conforme a posição, mas não há necessidade da companhia deles freqüentemente. Se algum vaisnava não tiver bom caráter, devemos prestar a ele o respeito vaisnava, mas não podemos ficar em sua companhia. (Carta a Jayapataka, 30-abr-1970).

 

 

Como Corrigir Devotos Neófitos

 

Observei suas várias reclamações contra os devotos. Mas é bem melhor dar o exemplo do que criticar os defeitos dos devotos. Devemos sempre lembrar que recrutamos pessoas do público em geral. Não se pode esperar que todos nossos membros estejam no padrão de qualidade imediatamente. O melhor para você é dar exemplo com seu comportamento pessoal e tentar ajudar os outros não com críticas, mas com comportamento amigável. (Carta a um discípulo, 14-out-1971).

 

 

Como tratar Vaisnavas Superiores

 

Também é ofensa achar que um vaisnava com poder é objeto de ação disciplinar. É ofensa tentar lhe dar conselhos ou corrigi-lo. Pode-se distinguir entre um vaisnava neófito e um vaisnava avançado por suas atividades. O vaisnava avançado está sempre situado como o mestre espiritual, e o neófito é sempre considerado seu discípulo. O mestre espiritual não deve se sujeitar aos conselhos do discípulo, nem o mestre espiritual deve ser obrigado a ser instruído por quem não é seu discípulo. (Significado do Néctar da Instrução texto 6).

 

 

A Maior Ofensa

 

... se alguém ofender um vaisnava, arruína todas suas qualidades espirituais. Ofender um brahmana é muito perigoso, o que era muito bem sabido por Maharaj Rahugana. Assim, ele admitiu sua culpa francamente. Existem muitas coisas perigosas, raios, fogo, punições de Yamaraj, punições do tridente do Senhor Shiva, e assim por diante, mas nada disso é pior do que ofensa a um brahmana como Jada Bharat. (Significado, Bhag. 5.10.17).

 

O tipo de vaisnava-aparadha mais atroz se chama guru-aparadha, que se refere às ofensas aos pés de lótus do mestre espiritual. Na prática do cantar do Santo Nome da Suprema Personalidade de Deus, essa guru-aparadha é considerada a mais grave. (Significado, Bhag. 4.21.37).

 

 

Resultados de Vaisnava-Aparadha

 

O Hari-bhakti-vilasa cita o seguinte verso do Skanda Purana sobre blasfemar um vaisnava:

 

yo hi bhagavatam lokam upahasam nrpottama

karoti tasya nasyanti artha-dharma-yasah-sutah

 

nindam kuvanty ye mudha vaisnavanam mahatmanam

patanti pitrnhih sardham maha-raurava-samjñite

 

hanti nindati vai dvesti vaisnavan nabhinandati

krudhyate yati no harsam darsane patanani sat

 

Numa conversa entre Markandeya e Bhagirath, "Meu querido rei, aquele que desprezar um devoto exaltado perde os resultados de suas atividades piedosas, sua opulência, sua reputação, e seus filhos. Vaisnavas são todos grandes almas. Quem quer que os blasfeme, cai num inferno conhecido como Maha-raurava, acompanhado por seus antepassados. Quem quer que mate ou blasfeme um vaisnava, quem quer que inveje um vaisnava, ou o odeie, ou quem quer que não lhe preste reverências ou fique contente ao vê-lo, certamente cai em condição infernal".

 

Também, o Hari-bhakti-vilasa (10.314) cita o Dvaraka-mahatmya:

 

kara-patrais ca phalyante su-tivrair yama-sasanaih

nindam kurvanti ye papa vaisnavanam mahatmanam

 

Numa conversa entre Prahlad Maharaj e Bali Maharaj, "Pessoas pecaminosas que blasfemam vaisnavas, que são todos grandes almas, estão sujeitos às punições muito severas de Yamaraj".

 

No Bhakti-sandarbha (313), Jiva Goswami cita esses versos sobre blasfêmias ao Senhor Vishnu:

 

ye nindanti hrsikesam tad-bhaktam punya-rupinam

sata-janmarjitam punyam tesam nasyati niscitam

 

te pacyante maha-ghore kumbhipake bhayanake

bhaksitah kita-sanghena yavac candra-divakarau

 

sri-visnor avamananad gurutaram sri-vaisnavollanghanam

 

tadiya-disaka-janam na pasyet purusadhaman

taih sardham vañcaka-janaih saha-vasam na karayet

 

"Aquele que critica o Senhor Vishnu e Seus devotos perde todos seus benefícios adquiridos em cem nascimentos prévios. Essa pessoa apodrece no inferno Kumbhipaka e é devorado por vermes enquanto o Sol e a Lua existirem. Portanto, não se deve nem ver a face de uma pessoa que blasfema o Senhor Vishnu e Seus devotos. Nunca tente se associar com tal pessoa".

 

No Bhakti-sandarbha (313), Jiva Goswami cita ainda do Srimad Bhagavatam (10.74.40).

 

nindam bhagavate srnvams tat-parasya janasya va

tato napaiti yah so 'pi yati adhah sukrtac cyutah

 

"Se alguém não sair imediatamente ao ouvir blasfêmia contra o Senhor ou devoto do Senhor, cai do serviço devocional".  (Significado Cc. Madhya 15.261).

 

Abandonar os princípios reguladores e viver conforme o próprio capricho é comparado a um elefante enlouquecido que arranca com força a raiz de bhakti-lata e a quebra em pedaços. Assim, bhakti-lata murcha. Essa ofensa acontece especificamente quando alguém desobedece às instruções do mestre espiritual. Isso se chama guru-avajña. Por isso, o devoto deve tomar muito cuidado para não cometer ofensa contra o mestre espiritual por desobedecer suas instruções. No momento em que a pessoa se desvia das instruções do mestre espiritual, bhakti-lata começa a ser arrancada pela raiz, e as folhas secam gradualmente. (Significado Cc. Madhya 19.156).

 

Quando um elefante louco entra num belo jardim, destrói tudo, e deixa a terra devastada. Similarmente, o poder de vaisnava-aparadha é tão grande que mesmo devotos avançados ficam desprovidos de suas qualidades espirituais se cometerem. A Consciência de Krishna é eterna, e não pode ser totalmente destruída, mas o avanço fica interrompido por enquanto. (Significado Bhag. 5.1.5).

 

 

Vaisnava-Aparadha surge da Associação com Não Devotos

 

Quando alguém se associa com não devotos, o elefante louco fica solto. Sri Chaitanya Mahaprabhu diz, asat-sanga-tyaga, ei vaisnava-acara. A primeira obrigação de um devoto é abandonar a companhia de não devotos. Um dito devoto maduro, entretanto, comete uma grande ofensa ao deixar a companhia de devotos puros. O ser humano é um animal social. Se abandonar a sociedade dos devotos puros, vai ter que se associar com não devotos (asat-sanga). Com o contato com não devotos e a ocupação em atividades não devocionais, o dito devoto maduro vai ser vítima da ofensa do elefante louco. Qualquer crescimento ocorrido, é erradicado rapidamente com essa ofensa. Por isso, devemos tomar muito cuidado para proteger a planta, por cercá-la, ou seja, por seguir os princípios reguladores, e pela associação com devotos puros.

 

Mesmo se alguém achar que existem tantos pseudodevotos ou não devotos na sociedade da Consciência de Krishna, ainda assim, deve permanecer na sociedade; se achar que os membros da sociedade não são devotos puros, pode ter a companhia direta do mestre espiritual, e se houver qualquer dúvida, pode consultar o mestre espiritual. Porém, a menos que a pessoa siga as instruções do mestre espiritual sobre princípios reguladores, e cantar e ouvir o Santo Nome do Senhor, não pode se tornar um devoto puro. Com as invenções mentais, a pessoa cai. Com a companhia de não devotos, a pessoa quebra os princípios reguladores e assim se perde. (Significado Cc. Madhya 19.157).

 

 

Opulência Material é um Ímpeto para Vaisnava-Aparadha

 

Ser muito opulento no avanço materialista às vezes é muito arriscado. A pessoa opulenta materialmente não se preocupada com ninguém, e assim comete ofensas contra grandes personalidades como os devotos e grandes santos. Assim é o caminho da opulência material. Como descreve Shukadeva Goswami, dhana-durmadandha: Muita riqueza deixa a pessoa cega. Isso aconteceu até mesmo com Indra em seu reino celestial, o que falar de outros neste mundo material? Quando a pessoa for opulenta materialmente, deve aprender a ser calma e bem comportada com os vaisnavas e pessoas santas; senão vai cair. (Significado Bhag. 8.5.15-16).

 

 

Um Vaisnava Tolera Insultos

 

... um vaisnava puro nunca leva a sério os insultos das pessoas. Assim é o ensinamento de Sri Chaitanya Mahaprabhu.

 

trnad api sunicena taror api sahisnuna

amanina manadena kirtaniyah sada harih

 

"Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor com um estado mental humilde, por considerar-se inferior à palha no chão. Deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, desprovido de todo senso de falso prestígio e pronto a oferecer todo respeito aos outros. Nesse estado mental, pode-se cantar o Santo Nome do Senhor constantemente".

 

Um vaisnava é sempre tolerante e submisso como as árvores e a grama. Ele tolera os insultos de outros, pois está interessado somente em cantar o Santo Nome do Senhor sem ser perturbado. (Significado Cc. Antya 3.207).

 

 

Krishna Nunca Tolera Ofensas Contra Seus Devotos

 

Se você insultar Krishna, mesmo assim, Ele tolera. Mas se você insultar Seu devoto, Ele nunca vai tolerar. Assim, você estará perdido. É como um grande homem. Se você o insultar, ele pode pensar, "tudo bem, deixa ele". Mas se você insultar ou fizer algum mal a seus filhos, ele não vai tolerar. Similarmente, um devoto que depende de Krishna para tudo, se alguém o prejudicar ou insultar, Krishna nunca vai tolerar. (Aula em Los Angeles, 2-dez-1973).

 

 

Texto extraído da Revista Sri Krsna Kathamrita nº 06

Tradução em português:

Visvavandya Dasa

São Paulo, segunda-feira, 3 de fevereiro de 200

 

"Destituído de Radha"

(Inglês Translation)

 

Muitos vaisnavas tem o hábito diário de recitar o dasa namaparadha ou as  as dez ofensas ao santo nome  como descrito no Padma Purana.  A primeira destas ofensas é sadhu ninda ou ofender devoto do Deus.  Mas das dez ofensas, Srila Vyasadev descreve está como paratna aparadha ou  "a maior ofensa ". Mas o que exatamente constitui sadhu ninda ? Quão sério ela é realmente? Quais são as conseqüências? O que os Nossos Acaryas nos instruíram acerca desse assunto? Esta Edição de Sri Krishna kathamrita explora este importante tema.

 

Srila Haridas Thakur (em Cc. antya 3.60), citando um strota do namaparadha bhanjana  do Padma Purana que assim estabelece: 

 

namaikam yasya vad smarava patha gatam

srotra mulam gatam va

suddham vasuddha varnam vyavahita rahitam

satyam de eva de tarayaty

 

O Santo Nome e tão poderoso que por simplesmente se lembrar dele ou ou ouvi-lo a pessoa certamente se libera da escravidão material, até mesmo se a pronúncia não for correta. Porém, este verso continua explicando:

 

tac ced deha dravina janatii lobha pasanda madhye

nikiptath syln na phala janakwh sighram evatra vipra

 

Mas se a pessoa comete ofensas, e por ganância desejar, aumentar o seu conforto, riqueza, ou Mahashakti Dasi, seguidores, assim mesmo tal cantar ainda assim dará resultados, mas eles serão mais demorados. 

 

Bhagavad gita (2.40) declara: 

 

nehdbhikrama nado sti pratyavayo na vidyate

sv alpam apy asya dharmasya trdyate nahato bhaydt

 

Neste esforço não há nenhuma perda nem diminuição e um pouco avanço neste caminho pode proteger hari katha, encorajando afetuosamente, e sendo uma conselho valioso. Também libera do tipo mais perigoso de medo. 

 

Desde que o cantar do santo nome é bhakti, o resultado de tal cantar não pode ser destruído. Mas o Padma Purana esclarece, na phala janakam sighram, se há ofensas o resultado demorará para vir. A pessoa se distanciará da devoção. Então o Gaudiya vaisnava abhidhfina (Gaudiya dicionário de Vaishnava em bengali) define aparaddha como, sunya "destituido de  radha".

 

Assim há dez ofensas ao nome santo, e mas ainda, sadhu ninda é parama aparadha. Por que está no Bhakti Sandarbha (313), Srila Jiva Goswami declara quão severo é sadhu  ninda; 

 

ye nindanti hrsikesam tad bhaktam punya rupi. nam

sata janmarjitam punyam tesam nasyati niscitam

te pacyante maha ghore kumbhtpake Mayanake

bhaksitah kita sanghena yavac candra divakarau

 

Uma pessoa que critica o Senhor Vishnu ou os seus devotos perde todos os benefícios acumulados em cem nascimento piedosos. Tal pessoa apodrece  no inferno Kumbhipak e é mordido por vermes tanto tempo quanto exista o sol e a Lua.   

 

Vaisnava Aparadha é assim uma ofensa muito séria e um grande obstáculo no caminho de devoção. Este assunto que será tratado ma Sri Krsna kathamrita examinara esta ofensa de várias perspectivas: dos ensinamentos de nossos acaryas o Divine Grace A.C dele. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, Thakur Baktivinode, Prabhupada Bhaktisidhanta Saraswati Thakur, assim bem historia da vida de Sachi mata, Devakinandan Das, jahnava Devi, Srila Rupa Goswami e Krsna priya Thakurani. 

 

Nós compilamos este assunto esperando poder trazer um pouco de prazer ao nosso mestre espiritual venerado e o Vaisnavas exaltado. Nós também esperamos que por este empenho nos libere do perigoso grampo da Vaisnava Aparadha de Vaisnava, o qual nos permitirá rapidamente  provar a fruta de cantar o santo nome.

 

Dosa Ksami ma adhame koro nija dasa - O Vaisnavas por favor perdoem minhas faltas e me façam seu criado.

 

Madhavanada Das

 

 

 

"Devoid of Radha"

 

 

Many vaisnavas make it their daily habit to recite the dasa namaparadha the ten offenses to the holy name as described in the Padma Purana The first of these offenses is sadhu‑ninda to offend a devotee of the Lord. Out of the ten offenses, Srila Vyasadev describes only this one as paratna‑aparadha ‑ "the greatest offense". But what exactly constitutes sadhu‑ninda? How serious is it, really? What are the consequences? What have our acaryas instructed us in this regard? This issue of Sri Krishna‑ kathamrita explores this important topic.

 

Srila Haridas Thakur (in Cc. antya 3.60), quoting the namaparadha bhanjana‑stotra of Padma Purana describes:

 

namaikam yasya vad smarava‑patha‑gatam

srotra‑mulam gatam va

suddham vasuddha‑varnam vyavahita‑rahitam

tarayaty eva satyam

 

The holy name is so powerful that if it is simply once remembered or heard it will certainly deliver one from material bondage, even if the pronunciation is incorrect. However, the verse goes on to say:

 

tac ced deha‑dravina‑janatii‑lobha‑pasanda‑madhye

nik~iptath sy~ln na phala‑janakwh sighram evatra vipra

 

But if one commits offenses out of greed to enhance one's bodily comforts, wealth, or Mahashakti Dasifollowers, then such chanting will still give results, but they will be delayed.

 

Bhagavad‑gita (2.40) states:

 

nehdbhikrama‑nd§o 'sti pratyavayo na vidyate

sv‑alpam apy asya dharmasya trdyate nahato bhaydt

 

In  this endeavor there is no loss or diminution and a little advancement on this path can protect hari‑katha, affectionate encouragement, and valuable advice. Also one from the most dangerous type of fear.

 

Since the chanting of the holy name is bhakti,the result of such chanting cannot be destroyed. But the Padma Purana clarifies, na phala‑janakam sighram ‑ if there are offenses then the result will not come soon. One will become distanced from devotion. Therefore the Gaudiya ‑vaisnava‑abhidhfina . iya . . (Gaudiya Vaishnava dictionary in Bengali) defines aparaddha as, radha‑sunya ‑ "devoid of Radha". So there are ten offenses to the holy name, and But still, sadhu‑ninda is parama‑aparadha Why is In his Bhakti‑sandarbha (313), Srila Jiva Goswami quotes this statement concerning the severity of sddhu‑ninda:

 

ye nindanti hrsikesam tad‑bhaktam punya‑rupi . nam

sata‑janmarjitam punyam tesam nasyati niscitam

te pacyante maha‑ghore kumbhtpake Mayanake

bhaksitah kita‑sanghena yavac candra‑divakarau

                                                                      

 

 

One who criticizes Lord Vishnu or His devotees loses some pleasure to our revered spiritual master and have compiled this issue hoping that it may bring all the benefits accrued in a hundred pious births. Such a                   exalted vaisnavas. We also hope that by this endeavor person rots in the Kumbhipak hell and is bitten by worms as long as the sun and moon exist.

 

Vaisnava aparadha is thus a very serious offense and a great obstacle on the path of devotion. This issue of Sri Krishna‑kathamrita examines this offense from a number of perspectives: from the teachings of our acaryas such as please overlook my faults and make me your servant." His Divine Grace A.C.  Bhaktivedanta Swami Prabhupada  Saraswati Thakur, as well through stones from the lives   of Sachi‑mata, Devakinandan Das, jahnava Devi, Srila Rupa Goswami and Krishna‑priya Thakurani.

 

We have compiled this issue hoping that it may bring some pleasure to our revered spiritual master and the exalted Vaisnavas. We also hope that by this endeavor we might gain freedom from dangerous grip of Vaisnava aparadha, witch will allow us very soon being to taste the fruit of chanting the holy name.

Dosa Ksami ma adhame koro nija dasa – O Vaisnavas please overlook my faults and make me your servant.’

 

Madhavanada Das

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga Links - Livros -    Fale Conosco - Acaryas