Sucessáo Discipular da Sri Caitanya Saraswath Math no Brasil

Discípulos siksas de Sridhara Maharaja no Brasil

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Guardiões da Devoção

Biografia de Srila Sridhara Maharaja

Seus Divinos Passatempos & Resumo dos preceitos

 

 

Por Mahamandalesvar Tridandi Swami B.A.Sagar Maharaj

 

Em eterna Lembrança do mais Misericordioso Fundador Presidente Acharya da Sri Chaitanya Saraswat Math ANANTA SRI VIBHUSHITA OM VISHNUPAD PARAMAHAMSA MUKUT MANI JAGAD GURU SRI SRIMAD BHAKTI RAKSAK SRIDHAR DEV GOSWAMI MAHARAJ do Sagrado Dia do Centenário de Seu Aparecimento 28 de outubro de 1994 Copiado, editado e produzido na Sri Chaitanya Saraswat Math

 

 

CAPITULO 1

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O Senhor Sri Krishna Chaitanya é o mais magnânimo descenso de Deus nunca dantes conhecido no passado, nem no futuro do mundo. o Seu Presente é o mais precioso, nobre e inerente jamais visto. É Prema, Amor Divino. Os Seus agentes levam Sua corrente de êxtase, descendo até nós intacta através da conexão de coração para coração desses representantes.

 

Os impostores, em busca de sua egoísta e perturbada gratificação, dominam o meio ambiente mundano com sua desprezível arrogância. Os corajosos Agentes verdadeiros que encontra o exemplo supremo em Srila Guru Maharaj - são os guardiões (raksaks) que nos protegem eternamente da peste da imitação.

 

Esta posição irrefutável de Srila Guru Maharaj demonstra-se de um modo infindável.

 

Ele sempre demonstrou uma natural timidez e reserva nas áreas divinas mais elevadas, tais como os Passatempos íntimos de Sri Krishna em Vrndavan e as concepções elevadas de Rasa-Tattva. Embora ele fosse aquele com mais vivência nessas áreas e sua penetração nas Conclusões Perfeitas(siddhanta) de Sriman Mahaprabhu e no Srimad-Bhagavatam que de um modo inquestionável nos dá a conhecê-lO como no mesmo nível de Goswami. De fato, ele contribuiu com revelações únicas e sem precedente na Sampradaya (Sucessão Divina). Seus escritos brilhantes Sri Bhaktivinoda Viraha-Dasakam, Significado do Rg-Veda Mantra, Comentário do Srimad Bhagavad-gita-Chatur-sloki e em especial o significado íntimo do Gayatri Mantra - para citar apenas alguns poucos - corrobora o testemunho vívido a esse fato.

 

 

 

TODAS AS GLORIAS A SRI SRI GURU -GOURANGA

 

CAPITULO DOIS

 

 

HISTORIA TRANSCENDENTAL

 

Os pais abençoados de sua divina Graça Srila Bhakti Raksak Sridhar  Dev Goswami de uma linha de brâmanes altamente respeitada; foram Sri Sri Upendra Chandra Deva Sharmma Bhattacharyya Vidyaratna e Srimate Gauri  Bala Deva Eles deram a sua ilustre filho o nome de Sri Ramendra Chandra Deva Charmma Bhattacharyya, nosso Srila guru Maharaj. Seu abençoado aparecimento foi em Sripat Hapaniaya,Distrito de Burdwan, Bengala Ocidental durante a presença de Srila guru Maharaj no mundo, neste local sagrado foi construído um belo templo e deram o nome de Sri Chaitanya Saraswat Ashram pelo nosso benevolente Sevaite-presidente Acharyya da Sri Chaitanya Sarasvat Math, Sua divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Deva-Goswami Maharaj. No que se refere ao seu nobre e bondoso pai, a exaltada linha dos antepassados de Srila Guru Maharaj (Sat-purusa) apresenta-se como se segue  o nome de seu pai Sriukta Upendra Chandra Sharmma Bhattacharyya: o nome de seu avó,Sriyukta RamGopal Deva Sharmma: o nome de seu bisavó, Sriyukta Ramdhan Deva Sharmma: seu pai foi Sriyukta Raliva Lochan Deva Sharmma o pai deste foi Sriyukta Mrtyun Mrtyunjay Deva Sharmma o pai deste `foi Sriyukta Dhananjay Deva Sharmma: o pai deste foi Sriyukta Govinda Ram Deva Sharmma O titulo “Bhattacharyya” era peculiar a esta linha devido a que em sua maioria executavam e ensinavam sacrifício e adoração religiosa (paurohitya).

 

Nessa linha, muitos eram também mestres espirituais Brâmanes com milhares de discípulos Existiram inúmeros profissões adotadas nessa linha, incluindo agricultores e fazendeiros. No entanto o que predominou sempre foi a erudição em sânscrito Srila Guru Maharaj estava ciente que Sriyukta Ramdhan era um especial, um notável erudito. A ilustre linha familiar, a mãe de Srila Guru Maharaj também era Bhattcharyya, Brahmana o nome do pai dela era Sriyukta Radha Vallabha Battacharyya, de um local conhecido como Khaithan.

 

 

Pelo arranjo do livre desejo do destino a primeira criança dos pais de Srila Guru Maharaj não sobreviveu. Por isso o primeiro filho foi Srila Guru Maharaj, após Sua divina Graça o segundo filho foi Srila Sriyukta Manindra Chandra após quem veio a primeira filha Sriyukta Satyendra Chandra após Sriyukta Amarendra Chandra Os últimos dois filhos foram às filhas Sriyukta Usa Rani Devi e Sriyukta Rama Rani Devi.

 

Sriyukta Rama Rani Devi (Devya), uma sincera discípula de Srila Guru Maharaj, ainda hoje reside em Nabadwip Sri Chaitanya Saraswat Math. Também, Sriyukta jagadhatri Devi, Sriyukta Satyendra Chandra e Sriyukta Amarendra Chandra todos aceitaram iniciação de Srila Guru Maharaj

 

Antes do nascimento de Srila Guru Maharaj, a esposa de seu tio (jethi-ma), Srimat  Kumud Kamini, certo dia visitava um local sagrado de peregrinação a fim de obter o darshan de uma Deidade em particular. Ela sonhou essa noite que a Deidade a presenteava com um belo bebe. O bebe era refulgente e sua cabeça não possuía cabelo. Ela pensou, Srimati Gari Devi não tem filhos, assim no sono ela deu o bebe nas mãos de Srimati Gauri Devi. Após alguns dias, Srila Guru Maharaj apareceu, e surpresa - Srimat Kumud Kamini viu que a criança recém-nascida era idêntica ao belo bebe de seu sonho.

 

 

Ele permaneceu na casa de seu tio materno para sua educação primário no Khaithan Gram onde ele freqüentava a escola local Pathsala (primário). Sua inteligência era brilhante, seu caráter o mais exaltado. Por duas vezes ele obteve adiantamento de ano na escola e ele era sempre o primeiro da classe. Desde a infância, Ele tinha uma aptidão nata pela língua sânscrita. Ele freqüentou o ginásio em Okarsa, cerca de duas milhas andando para o oeste a partir de sua casa em Hapaniya.

 

Quando Srila Guru Maharaja era jovem, Srimati Gauri Devi cozinhava muitos pratos vegetarianos saborosos para a família. Contudo, na hora de Srila Guru Maharaj comer, sua mãe chorava porque Srila Guru Maharaj só aceitava um tipo de vegetal da-amarga folha de Neem preparada como um ensopado de arroz. Além disso, ele só comia o que lhe era oferecido em primeira mão. Ele não aceitava a mesma coisa pela segunda vez - porque em seu coração ele antes tudo oferecia ao Senhor e só após comia.

 

Como um jovem rapaz, ele infalivelmente banhava-se todos os dias no sagrado Ganges em Dampal. Levantando-se bem cedo, antes do nascer do sol, ele ali caminhava diariamente, quase 5 quilômetros e retornava. Ele também colhia algumas flores de lótus de um reservatório natural e as oferecia todos os dias ao Ganges e ao Senhor Shiva. Certa vez , quando caminhava para Jamapur com uma flor de lótus em suas mãos para oferecer a Deidade Buraraj (Senhor Shiva), ele obteve uma repentina revelação de Visva-rupa , a Forma universal.

 

Quando estudava na universidade Baharampur no Distrito de Mushirabad, um dia Srila Guru Maharaj encontrou um astrólogo na estação ferroviária de Baharampur. O astrólogo pediu que Srila Guru Maharaj lhe mostrasse sua mão, observando-a ele notou que (1) Srila Guru Maharaj seria plenamente auto-realizado, (2) ele se tornaria uma famoso pregador em larga escala e em terras distantes de harikatha e (3) ele partiria deste mundo aos noventa e três anos de idade. Todas as três predições se tornaram realidade.

 

O nome do astrólogo era Iogue Bir Sri Barada Majundar .Ele era o diretor do Ginásio Lalcola, sete paradas descendo pela a via férrea, cerca de duas horas de trem de Baharampum essa escola foi fundada por um rei de nome Raja Yogendra Naraiana Rao, com o nome de seu pai Raja Mahendra Narayana Rao,o iogue  Bir Barada Majundar foi aceito pelo famoso general da Bengala, Subhash  Chandra Bose,como seu guru.

 

Na universidade,Srila Guru Maharaj tornou-se indiferente aos livros da escola  e lia apenas o Sri Chaitanya Charitamrita e Sri Chaitanya Bhagavata .

 

Ainda assim ele passava nos exames, sempre no primeiro escalão, ao passo que os estudantes mais diligentes nos estudos fracassavam.

 

Após receber o diploma de bacharel em arte ele foi estudar direito, mas antes de completar esses estudos ele se juntou a um grupo do movimento de não cooperação de Mahatma Gandhi em 1921, ali permanecendo por cerca de dois anos. Desde a infância, contudo apesar do fato de ter nascido numa renomada família Smartta- Brahmana, seu humor natural pela atração religiosa era pelo Sankirttan (canto congregacional do santo nome )de Sri Chaitanya Mahaprabu.

 

Om Visnupad Paramahamsa Sri Srila Prabhupad Bhakti Siddhanta Saraswati  Goswami (1874--1937), era o ilustre fundador presidente da Sri Chaitanya Math com sessenta e quatro ramificações por toda a Índia, conhecida como Gaudiya Maths. Ele também estabeleceu missões de pregação no exterior.

 

Srila Sridhar Maharaj ,durante seus estudos universitários, estava profundamente atraído a vida divina e preceitos de Sri Chaitanyadev E como resultado ele primeiro fez contato com Srila Prabhupad na Gaudiya Math e ele comprometeu-se completamente com a missão em 1926 quando Srila Sridhar Maharaja saiu de casa e juntou-se a missão seu Gurudev Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad ficou entusiasmado e na ocasião citou o famoso Sloka Do Sri Gita em apreciação,

 

Yad Yad Acharati Srestas Tat Tad Evetaro Janah

Sa Yat Pramanam Kurute Lokas Tad Anuvarttate

 

‘As pessoas seguem os caminhos dos grandes. Eles seguem as conclusões que as grandes personalidades aceitaram como corretas Ele expressou sua generosa satisfação por tal extremamente qualificada como Srila Sridhar Maharaj tenha se predisposto a participar da missão de Mahaprabhu.

 

Mesmo antes de aceitar sannyasa, Srila Sridhar Maharaj era um pregador muito exaltado e firme na missão e Srila Prabhupad estava muitíssimo satisfeito com ele

 

Em 1930 na Gaudiya Math original de Ulta Danga Srila Prabhupad Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami ordenou como sannyasa (Monge Renunciante) concedendo-lhe a tridanda sannyasa com o titulo de Srimad Bhakti Raksak Sridhar que significa o ilustre guardião da devoção” devido ao seu formidável domínio das escrituras e natural pronta percepção espiritual.

 

Srila Sridhar Maharaj viajou extensivamente através de toda a Índia pregando em fluente Bengali Hindi Sânscrito e Inglês. Seu inglês carregava uma doçura atrativa e eloqüência com um caráter único. Ele com êxito propagou a mensagem do Senhor Sri Chaitanyadev. Em larga Escala em varias escolas e universidades dirigindo seminários públicos e festivais de Sankirttan.

 

Certa vez quando Srila Guru Maharaj foi a Girid em Bihar ele fez uma palestra na biblioteca de Barristers.

 

Após a conferência um cavalheiro aproximou-se chorando e disse ‘nos estamos acostumados a pensar que nossos ancestrais eram tolos e que agora nos tornamos civilizados e com a associação dos britânicos todavia hoje Maharaj ouvindo sua palestra, o único sentimento que nos vem é o de nossa grandeza passada e que baixo nos descemos, nossos ancestrais eram de tal grandeza e hoje estamos caídos neste lixo asqueroso.

Em outra ocasião em Giridi, numa palestra, o presidente da conferência, o senhor Basak, grande erudito, comentou após ouvir a fala de Srila Guru Maharaj, “Pensamos por muito tempo que o Vaishnava-dharmma era uma ramificação da religião Hindu. Contudo, hoje, Maharaj, após ouvirmos o que você falou, com seu argumento seguro e evidência escritural, sabemos agora que o Vaishnava -Dharmma é a religião Original - o Jaiva-Dharmma ou Religião de todas as almas - e todas as outras são apenas a porção mal interpretada da original.”

 

Nas próprias palavras de Sua Divina Graça Srila Sridhar Maharaj: “Isso deve ser profundamente estudado e considerado pela seção estudada da sociedade. O Vaishnava-dharmma que Mahaprabhu nos deu é o original Vaidika-Dharmma. O que Srila Ramanujacharyya e Srila Madhvacharyya deu, por completo, uniu-se a Linha de Mahaprabhu. E o que o Senhor Sankar, Senhor Buda e a Missão Ramkrishna nos tem dado é tudo uma confusa mistura. Aquela pessoa que pode apropriadamente apreender a essência disso é beneficiado ao extremo. Sambandha-jnana é a grande coisa; em seguida existe Abidheya e Prayojana. Esses são os três estágios essenciais de toda a teologia.

 

Certa vez em Bombaim, Srila Guru Maharaj proferiu uma palestra na sociedade teosófica.

 

O assunto de sua fala era “A super-excelência dos Ensinamentos dos Ensinamentos de Sri Chaitanya”. O presidente da Sociedade, em sua palestra introdutória, falou do antigo dogma de que todas as religiões são uma e a mesma. Quando Srila Guru Maharaj começou sua palestra , disse,

 

“É muito lamentável que eu deva primeiramente, a fim de falar do meu tema, declarar que por completo discordo com o presidente. Devido a que para adentrar no meu assunto, o pré-requisito é o estudo comparativo teológico. Eu vim para falar não apenas da excelência, mas da Super-excelência dos Ensinamentos de Sri Chaitanya. Portanto, estou obrigando a mostrar o assunto de minha elocução ultrapassando todos os rasteiros estágios inferiores. Desse modo, a fim de obter sua atenção, estou preso a em primeiro lugar assinalar o abismo de diferença da opinião do presidente com a minha.

 

Sambandha, Abhidheya e Prayojana - de início temos que fazer essa três divisões.

 

 Sambandha (relacionamento) significará de princípio separar todas as outras concepções religiosas exceto o Vaishnava-Dharmma como outorgado por Sri Chaitanya Mahaprabhu - a concepção Krishna, todos os demais estarão coligados apenas com a concepção Brahman, concepção Paramatma, etc. Abhidheya é o meio para o fim; que podemos ouvir de Sriman Mahaprabhu como sendo jnana-sunya Bhakti (Devoção não contaminada pelo intelecto), suddha-Bhakti (Devoção pura), em sadhu-sanga (associação com os verdadeiros devotos). E Prayojana ou o objetivo que é Prema; e não mukti (liberação). Dharmma-artha-kama-moksa(religiosidade, economia, desejo material e liberação) - esses não são o objetivo. Apenas Prema-Seva, Serviço Amoroso a Krishna é o objetivo supremo.”

 

Ao observar o sensível e rico escritos em sânscrito de Srila Sridhar Maharaj, seu Gurudev referiu-se a ele como ‘uma pessoa habilitada a continuar minha Sucessão Espiritual’. Observando-se sua aguçada introspeção escritural, seu Gurudev também o adornou como investidura de ‘Sastra-nipuna Maharaj ou Sridhar Maharaj’ou ‘Gênio das Escrituras Sridhar Maharaj’. Em outra ocasião seu Gurudev também referiu-se a ele como ‘niveditatma’ ou ‘uma alma pura totalmente rendida ao Senhor supremo’.

 

Próximo de sua partida deste mundo seu Gurudev ficou, completamente satisfeito ao ouvir Sri Rupa-manjaripada- a mais amada canção do mais profundo Serviço Divino - dos lábios de Srila Sridhar Maharaj.

 

Assim, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati goswami Prabhupad, por esta ação, claramente ilustrou que Srila Sridhar Maharaj é o seu Sucessor Chefe preceptor e representante de Srila rupa Goswami Prabhupad, que é o Primeiro Apostolo Preceptoral de Sri Chaitanyadev.

 

Após a partida de Srila Bhakti siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad, Srila Sridhar  Maharaj fundou a Sri Chaitanya Saraswat Math em 1941. Nessa época, não era mais que uma cabana de sapé as margens do sagrado rio Ganges. Momento em que Srila Sridhar maharaj compôs o belo verso sânscrito que vem a seguir. O verso é uma misteriosa predição, falando do renome universal que a Sri Chaitanya Saraswat Math ganharia no futuro:

 

srimach-chaitanya-saraswata-mathavara

udgita-kirttir jaya-srim

bibhrat sambhati ganga-tata-nikata

navadvipa-kiladri-raje

yatra sri-gaura-saraswata-mata-nirata

gaura-gatha grnanti

nityam rupanuga sri-krtamati

guru-gauranga-radha-jitasa

 

 

Na morada sagrada da Pedra de Toque Transcendental Sri Nabadwip Dham - a mesmíssima Sri Vrndavan, na terra de Koladwip, cuja identidade interior é a do Rei das montanhas Sri govarddhan, próximo as encantadoras praias do rio Sagrado Bhagirathi que liberta todas as almas caídas ergue-se este imponente e glorioso Rei de todos os Templos-  Sri Chaitanya Saraswat Math.

 

Nesse belo quadro, os devotos rendidos cujas vidas são a Mensagem de Sri Gaura, estão absortos eternamente no Serviço Amoroso do Mestre Divino, o Dourado Senhor Gouranga e o Amado Senhor Sri Govindasundar com Sua Consorte Srimati Gandharvva,  acompanham-se por todos Seus Amados Associados.

 

Com os corações sempre cheios de grande esperança por obter a Graça do Senhor, seguindo com fidelidade na Linha de Sri Sri Rupa e Raghunath - os Donos do Tesouro Ilimitado de Pura, Doce e Divino Amor, aquelas almas rendidas cantam sempre as Glorias infindáveis do nome e Qualidades Transcendentais do Mais Magnânimo, Original Senhor Supremo Sri Sri Gaurangasundar.

 

De fato, os corações de todos os seres, moveis e imóveis, maravilham-se com as Glorias de Sri Chaitanya Saraswat Math quando eles se abrigam na suave e afetuosa sombra  da bandeira da vitoria que tremula içada e canta entusiasticamente ao mundo a sempre expansiva renome da Sri Chaitanya Saraswat Math; portando essa bandeira de todas as Bênçãos Transcendentais, Sri Chaitanya Saraswat Math brilha resplandecente sem cessar  em toda sua Divina Magnificência.

 

(texto traduzido ao Inglês pelo editor a partir da tradução Bengali de Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj)

 

Srila Sridhar Maharaj, após a partida de seu Gurudev, de um modo natural recebeu honras unânimes como o mais exaltado Representante da Gaudiya Sucessão; muito embora ele sempre e abertamente se considerasse apenas um calouro. A pedido de muitos eminentes irmãos espirituais ele lhes conferiu a ordem de sannyasa, incluindo-se Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj, Srila Bhakti Prajnan Keshav Maharaj, Srila Bhakti Aloka Paramahamsa Maharaj e Srila Bhakti Kamal Madhusudan Maharaj, Srila Narasimha Maharaj, Srila Bhagavat Maharaj, Srila Acharya Maharaj, etc.

 

Durante o festival de circundar no Festival de Vrndavan, Srila Bhakti Saranga goswami Maharaj, o mais antigo pregador e discípulo de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad, em pessoa adorou Srila Sridhar Maharaj com cento e oito lamparinas e incenso, etc., na ocasião do dia do Aparecimento de Srila Sridhar Maharaj Srila Goswami Maharaj executou esta junção juntamente com muitos discípulos seus e outros irmãos espirituais.

 

O Irmão espiritual de Sua Divina Graça Srila Sridhar Maharaj, Sua Divina Graça Sri Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupad, foi, naturalmente, a personalidade encarregada de inundar o mundo ocidental com a maré cultural e espiritual. De 1965 a 1977, ele sem qualquer ajuda transmitiu o original Ensinamentos da consciência de Krishna em escala global. Sua Divina Graça Srila Swami Maharaj Prabhupad era em si um Fenômeno Divino magnificente e sem precedentes. Ainda assim, ouvimos dele mesmo e a historia gravou que ele havia obtido apenas dez dias da associação com seu Gurudev, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad. Contudo, ele obteve uma longa e intima associação desde sua iniciação com o mais intimo dentre todos os seus irmãos espirituais, Srila Sridhar Maharaj.

 

Ele disse a seus próprios discípulos, “Eu considero Srila Sridhar Maharaj meu Siksa-Guru, o que se pode falar então sobre o beneficio que vocês podem obter de tal associação”. Antes de sua partida deste mundo, ele ordenou a seus discípulos e seguidores que procurassem Srila Sridhar Maharaj para Guia Espiritual. Ele também ordenou que completassem a construção do saguão de palestras de Srila Sridhar Maharaj no templo da Sri Chaitanya Saraswat Math.

 

Todos esses fatos são provas irrefutáveis da indesviável afeição e consideração dele por Srila Sridhar Maharaj. Quando voltava a Índia de suas pregações ocidentais, Srila Swami Maharaj sempre se reunia e permanecia com Srila Sridhar Maharaj. Quando se encontrava com Srila Sridhar Maharaj, ele com humildade tocava os pés de Srila Sridhar Maharaj, pedindo-lhe sua graça.

 

A intimidade entre eles não encontrava paralelo. Hoje a declaração muito conhecida pelos devotos de todo o mundo, é digno de nota do alto reconhecimento de Srila Swami Maharaj foi primeiramente nos apresentado por Srila Sridhar Maharaj - nas próprias palavras de Srila Sridhar Maharaj. “Eu o considero como Saktyavesa-Avatara ( uma personalidade divina dotada de poder diretamente pelo Senhor Supremo). Krishna descendeu para auxiliá-lo... Poderes divinos chegaram em seu auxilio, a não ser desse jeito teria sido impossível. Não se trata de uma tarefa comum que qualquer um faria, e sim que a coisa mais elevada foi trazido para a mais baixa posição e distribuída amplamente por ele. Isso só poderia ser a corporificação do Poder Divino e em grande intensidade e magnitude. Assim, Saktyavesa-Avatara - Eu só posso considerá-lo sob esse ponto de vista”

 

Quando Srila Swami Maharaj iniciou sua pregação no Ocidente, ele já contava com quase 70 anos de idade. Ele teve que se submeter a severas provações. Nos primeiros anos (ele pregou por todo o mundo por cerca de doze anos), ele escreveu uma carta a Srila Govinda Maharaj, o mais intimo assistente de Srila Sridhar Maharaj. A carta estava em Bengali, mas a essência é como se segue:

 

“Na ausência de Srila Prabhupad (Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupad), eu aceitei a ordem de Srila Sridhar Maharaj sobre minha cabeça. Agora estou na América. Posso morrer a qualquer momento e gostaria de morrer em Vrindavan. Contudo posso permanecer aqui e morrer pregando. Assim, por favor, aconselhe-se com Srila Sridhar maharaj sobre como devo proceder. Devo deixar o ocidente e volta à Índia ou não?”

 

A resposta chegou: “Swami Maharaj está sempre em Vrndavan. E o Ocidente é seu  Prabhu-datta-desa( a terra dada por seu Guru, se campo). Onde quer que ele abandone o planeta - tal local também é Vrndavan. Assim ele pode ficar lá e continuar seu trabalho glorioso.”

Mais tarde, quando Srila Guru Maharaj contava com cerca de 80 anos, milhares de pessoas de todas as partes do mundo peregrinavam rumo a Sri Chaitanya Saraswat Math em Nabadwip, Índia.

 

Ele aceitou milhares de pessoas de todas as partes do mundo como seus discípulos. E ele entregou a responsabilidade a seu servo intimo e associado-servidor e por ele pessoalmente escolhido como sucessor, Acharyyadev Sri Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj. É de fato a maior fortuna para o mundo que( até a época desta edição) Srila Govinda Maharaj, desde 1992, completou sua quinta viagem mundial, pregando a religião da humildade, altruísmo e tolerância. É o desejo do coração satisfeito de nosso amado Mestre Srila Guru Maharaj.

 

Como mencionado no inicio, o Oceano dos Passatempos de Srila Guru Maharaj é ilimitado.

 

Quantas gotas desse oceano pode um mero pardal recolher? Neste mundo o tempo não corre a nosso favor. Pela ordem de meu Gurudev, eu tentei - de meu modo casual- apresentar algumas destas gotas de mel para os devotos do Senhor que são como abelhas. Oro para que não haja ofensa nessa execução. se eu não tentasse, isso também seria uma ofensa. Quem quer que ouça os Passatempos NECTÁRIOS e Ensinamentos de Srila Guru Maharaj não pode alcançar nada além da Suprema Riqueza da vida em si - Amor pelo Senhor Supremo Sri Krishna.

 

Antes de findar este capitulo, dois outros incidentes vieram de repente a minha mente.

 

Após o desaparecimento de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupad, havia grandes  conflitos. Eles eram sempre resolvidos e harmonizados por Srila guru Maharaj. Srila Guru Maharaj era amado por todos.Certa vez, nessa época, um devoto muito erudito que era considerado como adversário de Srila guru Maharaj, veio visitá-lo. De fato, ele tinha o habito de visitar Srila Guru Maharaj muito freqüentemente.

 

Neste dia, Srila Guru Maharaj fez-lhe uma pergunta; 

“Você é tido como um membro de um grupo que se opõe a mim. Por que você vem sempre aqui para me ver?”

Este devoto respondeu de pronto,

“Devido a sua natureza desinteressada, super inteligência e forte senso comum.”

Srila Krsnadas Babaji Maharaj costumava visitar o local de nascimento de Srila Guru Maharaj em Sri Hapaniya. Ele perguntava aos aldeões: Sridhar Maharaj estudou nesta escola? Ele se banhou neste lago? e perguntas assim. Um dia Srila Guru Maharaj perguntou a ele, “Você é meu irmão espiritual; por que você vai sempre visitar meu local de nascimento? Qual é a razão?

 

Srila Babaji Maharaj respondeu, “Devido a que seus escritos não são diferentes dos escritos de Srila Rupa Goswami. Assim eu vou nesses lugares tomar a poeira dessa terra de seus passatempos sobre minha cabeça.”

 

 

CAPITULO TRÊS

 

LEMBRANÇAS DE SRILA GURU MAHARAJ

 

(extraído de uma conversa com Sua Divina Graça)

 

Eu nasci a meia noite, Sábado, 10 de outubro de 1895. Navami tithi (dia lunar) sob o mesmo signo do Senhor Ramchandra. Krsna-paksa(quinzena da lua escura). Sriman Mahaprabhu também nasceu num sábado. Eu fui o segundo filho. O primeiro era uma garota, mas ela morreu prematuramente, assim Ram Kavach (um mantram protetor e amuleto) foi dado a minha mãe para proteção do próximo filho, ou seja, eu.

Assim eu nasci após minha mãe ter aceito o Ram Kavach.

 

Havia dois quartos feitos de sapé, um deles era o quarto para partos. Devido a que o primeiro filho havia morrido, após eu ter nascido e minha mãe ainda estar na área do parto, bem em frente a este local meus dois sobrinhos  que falavam inglês montaram guarda a noite para assegurar que nenhum fantasma ou algo assim viessem sob a forma de um gato ou de qualquer outra maneira. Assim como eles estavam lendo e estudando, eles protegeriam a primeira metade da noite. Eles haviam se graduado e estudavam para mestrado. E durante a segunda metade ou última porção da noite dois estudantes de sânscrito, um sobrinho e outro um tio, sentavam-se ali bem de frente a esse refugio temporário, lendo, para proteger contra qualquer ataque invisível nesse momento. Todos eles mantiveram-se de guarda durante a noite.

 

Desse modo, o que me lembro, é que quando eu era um menino carregado no colo de meu pai, passava um grupo de Sankirtana a alguma distancia; chorando, eu pedi a meu pai que me levasse até lá. Assim, para me consolar ele me levou até o local por algum tempo e após retornou.

 

Eu tinha um memória muito boa, em especial para sânscrito. Haviam me ensinado um sloka em glorificação ao Senhor Shiva - e eu o cantava de cor. Quando eu estava com um ano e oito meses, meu avo morreu, mas eu não consigo lembrar-me dele. Minha mais antiga recordação é de um terremoto. Eu nasci em 1302 , no calculo maometano, e 1304 no mês de Vaisakh houve um terremoto. Eu não passava de uma criança com cerca de um ano e oito meses, mas eu me lembro disso. Eu me recordo do tremor da terra, com muitas vacas agrupadas, etc. - essa é minha primeira recordação.

 

Quando eu estava com três anos meu primeiro irmão nasceu. eu me recordo da cena do nascimento de meu irmão, por volta de agosto de 1898.Também  me recordo quando fiz cinco anos e me ensinavam a escrever, e eu fui levado a casa do meu tio materno.

 

Muitas outras coisas antes disso eu me recordo. Quando eu estava na casa de meu tio materno, por três anos para educação básica numa escola primaria, eu obtive a ajuda de uma de minhas tias que me ensinou o Ramayana e Mahabharata. Isso me foi de grande ajuda. Eu já demonstrava alguma afinidade por todas essas coisas, pelos tipos de conhecimento intuitivo e era parcial com os ensinamentos da mitologia antiga e cultura da seção ortodoxa. Da minha tenra infância minha tendência era para a cultura da seção ortodoxa - Veda, Upanisad, etc, fé em Deus - todas essas coisas.

 

Aos nove anos fui admitido no segundo grau Intermediário segundo o atual sistema indiano). Como estudante, no clube de debate, eu sempre me colocava no lado da cultura antiga Shástrica, mesmo contra os professores que tomavam o partido da causa da renascença ou reforma. eu estava sempre do lado da cultura dos antepassados. Eu debatia com eles e eu não acho que eles pudessem me derrotar. Em seguida eu recebi meu cordão sagrado na tradição da família quando eu contava com catorze anos. Sinto que minha memória era mais ou menos bem aguda. eu posso lembrar-me do que eu vi e ouvi na minha infância.

 

Diziam a mim que eu  tinha uma tendência geral de que se alguém se aproximasse para me pedir algo, eu respondia, “Não”. Qualquer coisa que me pedissem, “Não”. Todavia, certa vez,quando um dos membros de minha família ,um estudante, estava para prestar um exame ,ele veio perguntar-me sobre se passaria ou não , eu respondi que sim,E ele ganhou uma bolsa de estudos, Em seguida eu,me matriculei na escola secundaria local quando eu estava com quinze anos, Eu já escrevia versos em sânscrito antes disso. 

 

Eu gosto de sacrifícios na vida, É o lado magnânimo, eu tinha afinidade pelo Senhor Ramachandra, pelos seus passatempos exemplares, mas não tinha tanta pelo Senhor Krishna, devido a seu Vrindavana- lila, Eu não podia harmonizar a questão de Deus ser poder ser um mentiroso, e um caçador de garotas. Eu não podia acomodar esse fato Embora eu olhasse as deidades de Radha Govinda- e elas me pareciam muito muitíssimo encantadoras. Eu percebia um fundo místico ali,mas no aspecto geral eu tinha mais simpatia por Ramachandra do que por Krishna.

 

Minha atração por Krishna chegou de inicio através do Bhagavad- gita, e posteriormente através de Mahaprabhu.

 

Eu gostava de Ramachandra por sua magnanimidade, Eu estava especialmente atraído por seu ideal de auto-entrega. Assim eu gostava muito de Radharani, gostava muito de Mahaprabhu,mas minha atração por Krishna era menor.Minha atração por Krishna veio através de Mahaprabhu e Radharani- a partir do lado deles

 

Quando eu estava com nove ou dez anos,mais ou menos, havia um Templo onde as deidades de  Radha- Krishna estavam instaladas em Jagadananda Pur, próximo Katwa, todo ano no mês de Kartik meu pai costumava recitar ali o Srimad Bhagavatam, As vezes eu visitava este templo com ele, e ali eu encontrava uma atmosfera mística, parecia para mim muito místico.

 

Após a minha matricula na escola eu fui para Baharamapur distrito de Musthirabad para estudar na universidade de Krsnanath. Ali na companhia de um de meus primos, o filho de meu tio materno, eu me conectei com pessoas da Bengala Ocidental, que eram famosas sendo que nos já tínhamos ouvido sobre a coragem e o espírito de sacrifícios deles.Eu fixei residência na mesma pousada que eles.

 

De algum modo eu passei para o segundo período da escola, (Srila Guru Maharaj havia sofrido de uma recaída muito perigosa de malária por todo o ano esta época) mas mesmo assim eu passei no curso de artes intermediárias na primeira divisão. Quando estudávamos na escola local, eu tinha por obrigação de executar alguns deveres familiares juntamente com o estudo. Agora contudo na posada eu passei entre os primeiros.

 

Então eu fui novamente admitido no mesmo colégio em Baharammpur. Após os quatro anos nos preparamos para o bacharelado. Quando eu era um estudante do quarto ano eu conheci um jovem estudante recém- chegado na escola. Na escola eu vi que um pequeno grupo de estudantes que eram devotados a meditação e puja, e havia outro grupo que não se preocupava na adoração mas eles gostavam do serviço aos doentes e alimentar povo. Contudo eu tinha uma natureza interna para ambos os trabalhos

 

Eu era estudante do quarto ano e esse rapaz era primeiro período, havia uma diferença de três anos, eu estava inclinado a ambos os lados muito intensamente,  algumas vezes tomando o, nome do Senhor em voz muito alta como um louco e também executando sandia- vandana ( preces regulares executadas pela manha, tarde e noite e adoração) etc. Ao mesmo tempo quando tinha alguém doente ele se ocupava em dar assistência, mesmo que tivesse que negligenciar a alguma aula da universidade. Ambos os lados- serviço social bem como adoração combinavam-se nele.

 

Antes disso, quando estava no colégio eu consegui um livro onde se mencionava que se pudéssemos prosseguir coma japa (canto meditativo) do Gayatri por 432 vezes diariamente, podíamos alcançar um grande progresso espiritual. Eu  pratiquei isso por algum tempo e nessa época eu me esforçava o máximo para compreender a verdade revelada, sem consultar nenhum dicionário ou gramática,eu ouvi que o Gayatri é consciente, espiritual, não palavras mortas. Assim se eu prosseguisse com o japam Gayatri por si ele revelaria o seu significado e propósito, eu me aproximei dele com essa atitude, e costumava sentir alguma luz vindo das palavras em si do Gayatri , eu obtive algum conhecimento sobre isso por ,algum tempo.

 

Em seguida, como eu cantava, eu tive conexão com esse rapaz na universidade , e eu tentava me associar com ele. O seu nome era Sri Suresha Bhattacharya, ele vinha de uma família brâmane de Faridpur. O fundador da Bharat- Sevashram, Sri Pranavananda era de seu vilarejo, Sripad Madhusundam Maharaj também e proveniente do, mesmo local- Bajepratappur no distrito de Faridpur.

 

Um dia quando estávamos em uma caminhada matinal e também limpávamos nossos dentes com pequenos ramos, ele referiu-se a seu pai com a expressão “aquele cavalheiro”,e eu protestei

“Por que você usa essa expressão com seu pai?Você disse aquele cavalheiro? por que isso?

Ele disse, ‘Sim, eu cometi um erro, eu não deveria ter falado desse modo na sua frente, mas de fato é assim mesmo.

“Aquele cavalheiro- ele era um cavalheiro, e nessa vida eu vim a ele e ele me protegeu por algum tempo, e na próxima vida eu irei para um outro,lugar, desse modo nós nos movemos de lá para cá, indo para algum cavalheiro,e para outro cavalheiro...

 

Embora eu tivesse sido contrario, esse ponto causou-me um forte impacto. Eu comecei a pensar, “sim”é verdade. Nós estávamos rodeados por pai, mãe, irmão, como ele disse “aquele cavalheiro”, que ligação verdadeira nós temos com eles ou eles com nós? Nós somos quase estranhos uns com os outros! Pensando e repensando sobre esse assunto todo o mundo se tornou vazio. Eu senti uma atmosfera violenta sem abrigo para se refugiar em qualquer lugar.

 

Uma posição caótica, e eu não tinha nenhuma estabilidade. De onde eu vinha,para onde ia, quanto tempo iria ficar aqui ?tudo isso é um ponto no infinito.

Eu sou um ponto incerto no mundo do infinito, Um grande choque veio dentro de mim desse modo,e essa foi a grande virada da minha vida

 

Os atrativos deste mundo não tem valor, eu estava estudando, estudante do quarto ano. Eu estava a poucos meses de chegar ao exame final. Os meus amigos ficaram alarmados ao,verem minha posição, “O que você esta fazendo?você esta negligenciando seus estudos! Como você vai ser capaz de passar de ano? O seu pai esta mandando dinheiro para seus estudos, você não é tão rico

 

Deste modo eles tentavam ao máximo ajudar-me . mas eu não podia me concentrar em nenhum daqueles livros da escola. Eles diziam “Se você não ouvir Nestapode fazer isso nós iremos ler  e você vai ouvir”Nesta época meu amigo me deu alguns livros sobre a vida e ensinamentos de Sri Cheitania Mahaprabhu, e eu os devorei como,se fossem néctar. Ali eu encontrei um posicionamento- não era como se eu não estivesse em lugar nenhum.Ali estava a sustentação- a base , a fundação; ali encontrei o substrato, esperança e abrigo que eu precisava

 

Deste modo eu comecei a ler e ler. Minha  natureza era de o que quer que eu . lesse,eu lia meticulosamente. Podia ser lento,mas a minha leitura era mais ou menos muito precisa e representava o aspecto verdadeiro. eu também podia ouvir muito claramente, mesmo sem ler, a audição apurada fazia também parte de minha natureza. o que quer que eu lesse eu podia aprender o objetivo profundo e mantê-lo dentro de mim

 

Foi através da leitura que eu encontrei minha futura esperança, eu estava convertido na família de minha mãe havia algum reconhecimento por Sri Chaitanyadev, mas na  família de meu pai que eram smarthas ortodoxos, eles odiavam Sri Chaitanyadeva, para eles Chaitanyadeva havia criado um caos na sociedade. uma praga, aqueles que haviam perdido sua posição social tornavam se vaishnavas, se tornavam se seguidores de Chaitanyadev. Na família de meu pai eles mantinham esse tipo,de aversão. Apesar disto eu me tornei um seguidor completamente convertido de Cheitania.,Esse sentimento chegou a mim não apenas de um modo intelectual, mas de mente e coração eu senti uma conversão completa.

 

Meu pai morreu. Eu fiquei desapontado e desanimado. Eu era o filho mais velho, ele tinha alguma expectativa em mim em relação aos assuntos familiares, mas pode-se dizer que ele morreu com o coração partido. O peso das obrigações familiares passaram, mas meus pensamentos estavam em outra parte,Havia chegado a minha  oportunidade de levar uma vida de abnegação, Por um ano não tinha guarda- chuvas nem sapato, após a morte de meu pai, e mais umas adições extremadas, eu não usava nada alem de uma peca de roupa e um lençol por tudo um ano. meio enlouquecido fazia serviços de agricultura e cuidava das vacas. De qualquer modo eu me formei. A seção Bahamapur onde eu havia aparecido, meus amigos de aula, disserem que isso era um massacre! em larga escala estava sendo, muitos poucos conseguiam passar, mas de algum modo eu passei. e me formei. Alguns de meus amigos de classe disseram Oh, pelo método da adoração e satisfazer a Deus ele se formou! ele não estudou nada mas passou, somente por adorar Deus, eles afirmavam isso.

 

O meu pai morre em plena consciência - ele me disse diversas coisas. uma era que eu deveria me casar. eu nunca havia dito uma mentira, qualquer que fosse a conseqüência, eu, estritamente falava a verdade. eu não podia me comprometer assim com ele. assim eu me senti  pressionado , ele disse- quer você case ou não agora não me cause distúrbio em minha morte. - diga que você fará isso.

 

De qualquer modo uma frase me veio a mente “eu tentarei satisfazer seu pedido: deste modo de uma maneira modificada eu respondi a ele. de algum modo então eu tinha de casar. a vida familiar se prolongou por seis anos, enquanto isso eu estudava .  Todavia o movimento de Gandhi de não cooperação  seguia em frente e eu me juntei a esse movimento, havia um tipo de promessa que em um ano esse movimento conseguiria swaraj( independência)a todos.

 

Eu procurava sannyasa, mas meus compatriotas queriam um ano meu, assim eu imaginava que poderia me sacrificar nisto, nesta causa. Eu terminei a faculdade de direito e trabalhei por algum tempo como secretario do movimento em Kalna. Deste modo me dirigindo as aldeias, eu trabalhei por dois ou três anos. então este movimento parou por algum tempo, em seguida eu fui requisitado para o serviço em Calcutá. Com a ajuda do superintendente do governo eu servir ao escritório dali.

 

A minha atração havia ficado sempre com Mahaprabhu. enquanto isso eu andava daqui para lá, buscando por um sadhu por a qual obtivesse iniciação, mas não encontrava ninguém de meu agrado.

 

Certo dia eu voltava do escritório vi um cartaz na avenida Cittaranjam: Gaudya Math Mahotsav( grande festival) duração de um mês. O chamado estava dado, próximo o templo de Pareshanath. eu vi este cartaz colorido, eu imaginei, Gaudya math, devem ser seguidores de Mahaprabhu, vou ver o que ocorre ali.

 

Quando eu era um estudante de direito, através de Suresh Battacaryaque foi o fundador da Bharat- sevashram, Sri Pranavananda, ele tentou o máximo arrebanhar-me para sua missão, mas eu rejeitei.

 

Meu coração era de Mahaprabhu, assim eu não dizia eupodia ir a nenhum outro lugar.,

  

Ele dizia”eu também tenho muita reverencia a Mahaprabhu mas eu acho que o primeiro estagio tem que ser o de Bhuda, abnegação ou vairagya e indiferença ao mundo. Secundariamente o estagio de Sankar Vedanta- jnana. e na etapa mais elevada conquistará o prema de Cheitania. A não respondi simser de outro modo as pessoas  mal interpretarão como sendo luxuria.

 

Eu respondi: ”sim o que você diz é correto que o prema dharma de Chaitanyadeva é o mais elevado, mais acima da concepção dos budista e shankaristas.

 

O budistas praticam vairagya e os shankaristas praticam conhecimento do Vedanta,mas não ele se disse isso.

 

Mas ele disse sim, que você se associe com um sadhu, e obtenha o santo nome.

Ele silenciou.

Eu disse a ele”se você tem algum poder sobrenatural, eu ficarei grato se você puder me disser  aonde meu guia espiritual, meu gurudeva está.

 

Ele disse o nome de um cavalheiro, Haranath.

 

 Eu procurei por essa pessoa mas não pude encontrar, foi quando eu vi o cartaz da Gaudya Math. Lá estava apenas um cavalheiro, no saguão externo, e todos os demais haviam ido em execução a nagar sankirtana, então eu conversei um,pouco com esse cavalheiro. Eu havia escutado um pouco sobre Chaitanyadeva e as escrituras, mas eu vi que essas pessoas que representavam o Math tinha um conhecimento mais profundo e idôneo sobre isso. Nisto os outros voltaram do kirtan , eu vi Guru Maharaj adiante com sua danda,assim  que ele chegou em frente ao Math alguns discípulos vieram e lhe pegaram a danda e ele foi recebido no local. A primeira vista eu achei que a postura de Guru Maharaj era de completa indiferença com o mundo ordinário. Ele não se importava com ninguém, ele era auto- suficiente, eu tive esse tipo de impressão dele a primeira vista, Então eu iniciei minhas visitas. Gradualmente,eu vivenciava que eu queria ficar nesta companhia.

 

Desafortunadamente eu não fui capaz de encontrá-los antes, mas o que me impedia de ir e ficar lá?eu olhava para casa, meu pai havia partido, minha mãe estava viva, eu tinha três irmãos mais jovem, mas eles não se afetariam muito.mas minha esposa seria atingida. Eu não sei porque, mas um pensamento repentino me veio que se ela morresse, eu estaria livre. eu tive esse pensamento. eu estava atraído pela associação daquelas pessoas. havia tantos membros e cavalheiros de uma natureza educada. e por inteiros entregue ao serviço de Mahaprabhu. Isso me atraia muito.

 

Neste mesmo dia eu estava no meu quarto, e vi que minha esposa estava doente.

após três dias ela morreu. Minha mãe tentou que eu casasse novamente, mas ela nada consegui. Em seis meses ela também morreu em Haridwar na época do Kumbha-mela., foi lá que ela morreu. um de meus irmãos Satyem, dava assistência a ela com outros peregrinos e irmãs,etc..

 

Eu estava livre. eu visitava o Math. e agora eu deveria colocar ali minha fé, assim era necessário saber o máximo possível sobre a missão; para conhecer a missão significava conhecer o líder da missão. assim eu tentei subir as escadas para onde Guru Maharaj ficava, para a frente de seu quarto, eu me sentaria ali para ouvir, o meu pensamento era que ali era onde eu deverias me juntar Certo dia ocorreu que Kirtanananda Prabhu um brahmachari, me barrou quando eu estava para fazendo uma tentativa de subir as escadas

Onde você esta indo?

Eu estou indo ate Guru Maharaj, eu aprecio muito ouvir e me associar.

Não, você deve ficar aqui na sala de espera e  quando alguém vier você dirá que deseja tal encontro, essa pessoa vai verificar e quando ela retornar com a resposta só então você deverá ir , de outra maneira você deverá ficar aqui.

nunca traspassa esse limite,

Ele foi um pouco descortês. por isso eu pensei, -qual deve ser a natureza de um sadhu? Porque deveria haver uma diferença interna e externa? Assim eu não preciso vir aqui novamente!

Contudo neste mesmo momento a posição de Shukadeva veio a minha mente. eu havia lido no Mahabharata que Srila Vyasadeva enviou seu filho Shukadeva para o Rajarsi Janak com a finalidade de terminar sua educação, ou sadhana, Srila Shukadeva chegou, e ele foi retardado por sete dias no portão externo. Nisto chegou a informação a Janaka que autorizou a entrada . Deste modo,haviam sete barreiras ate chegar ao centro da capital, em cada uma dos sete portões ele ficou detido por sete dias, deste modo sete vezes sete são quarenta e nove dias que ele retardou sua chegada. e apenas após isso é que ele pode encontrar com Janaka.

 

Isso eu pensei, e então o pensamento conclusivo seguinte veio: se existe alguma coisa negativa aqui e me colocam num trono para adorar-me , eu não deveria vir aqui; e se existe alguma coisa boa e verdadeira e eles me batem com cabo de vassoura eu não devia abandonar esse local! essa conclusão veio a minha mente e eu mantive as minhas visitas.

 

Certo dia Guru Maharaj passeava na varanda superior após ter tomado seu lanche vespertino, em geral ele não comia nada a noite, eu me aproximei e me posicionei no quanto, uma pessoa dava uma assistência a ele. Guru Maharaj perguntou,

 

Ele tem algo a dizer?

A pessoa que o ajudava, veio até a mim e perguntou :

Você tem algo a dizer?

“Não eu não tenho nada a dizer

Ele voltou “ele disse que não tem nada a dizer

Então Guru Maharaj disse:

“Ele tem algo a perguntar?

Ele novamente veio ate mim e disse

“Guru Maharaj  quer saber se você tem algo a perguntar?

Não eu não tenho nada a perguntar

Nisto novamente Guru Maharaj colocou, - ele tem algum propósito na mente  para vir aqui?

A pessoa voltou ate a mim.e eu disse:

Sim sem um propósito nada pode acontecer.

Quando eu vim aqui, vim com um propósito.

 Qual o propósito?

Ganhar e obter sua graça de todos vocês, esta foi minha resposta.nada mais do que isso.

Talvez isso tivesse tocado Guru Maharaj. ele se aproximou de mim, e perguntou quem eu era, o que eu fazia, onde era minha casa etc..entao ele disse:

Você é muito afortunado. você nasceu na área de Gauda- mandal.

Ele tinha uma publicação em um folheto e seu assistente disse”Guru Maharaj

esta oferecendo este folheto para você

Ëu disse, eu já o tenho.

Ele disse , isso não importa,com boa vontade Ele esta lhe oferecendo isso, assim existe algo mais. você deve aceitar. 

Então eu peguei e o coloquei sobre a cabeça e o aceitei. essa foi minha primeira conversa com Guru Maharaj.

No ano seguinte eu fui convidado para a cerimônia de aparecimento de Srimam Mahaprabhu em Mayapur. Nesta época eu visitava o Math como ouvinte eu fui para cerimônia , nesta época minha mãe também me havia convidado para ir rumo a aldeia para se encontrar com meu segundo irmão. Ela queria me ver antes de partir para Haridwar e as pessoas da Gaudya Math também me convidavam para ir a Mayapur, eu me encontrava num dilema..

Que fazer? havia o chamado de minha mãe, e talvez o ultimo. ela estava para morrer pois sua saúde não estava boa, este foi o chamado. Eu pensei, eu quero assumir esse lado na minha vida, deste modo esse lado é o que tem preferência eu evitei a chamada da minha mãe para vê-la e invés disso fui para a Gaudya Math.

Nas conversas que ali se fizeram eu percebi que eles não se importavam com a opinião de ninguém; mas quando se citava- as escrituras, eles davam uma paciente audição. Esta era a natureza deles. em resumo eles rejeitavam tudo, não se importavam com ninguém, e davam atenção apenas para a verdade das escrituras; e avaliavam sumamente. E com aversão eles rejeitavam os pilares da sociedade da época. como Sri Aurobindo, Gandhi, Ramakrsna, os Goswamis imitacionistas, eles rejeitavam todos eles. Contudo Mahaprabhu, Gita era tudo que havia,- eu tinha uma atração um gosto por eles, eu me identificava com eles.

Ainda assim havia algum tipo de objeção. Uma era que Guru Maharaj  vinha de uma família Kayastha, que se consideram como sudras, eu vinha de uma família de Panditas bramanas, com uma grande honra na sociedade. aparentemente qualquer bramana deve ser considerado apto; deste modo algum tipo de objeção eu senti, Nisto quando eu fui para Mayapur eu novamente vi muitas coisas que me tocaram.

Srila Bhaktisidhanta proferia uma palestra para muitos cavalheiros que haviam vindo de Krsnanagar- pessoas educadas. em outro local o sannyasi senior Sripad Bhakti Pradip Thirta Maharaj proferia uma palestra. em outra parte Sripad Bhakti Swarupa Parvat Maharaj  fazia recibos de uma coleta de fundos das pessoas.

Era ,uma colmeia de atividades , eu me senti numa atmosfera feliz e transcendental ali.

Quando terminou a festa, Guru Maharaj estava sentado numa cadeira de pano na varanda de seu quarto e muitas pessoas lhe ofereciam reverencias e saiam. neste momento ele falava e conversava Eu estava ansioso para ouvi-lo, ele dizia,”Não me enganem vocês todos, eu estava alerta, por que? Onde estão enganando-o?

todos foram convidados eles vieram e agora estavam saindo; porque ele falava sobre enganação?

Em seguida o que ele disse foi ‘vocês todos vieram com a compreensão de que se ocuparam no serviço a Krsna. e assim eu estabeleci  uma relação com vocês e agora somente por uma questão de moda vocês vieram assistir essa cerimônia e estão indo para casa se ocuparem nos afazeres  mundanos; o que vocês me garantem é que vocês todos servirão a Krsna, contudo há um desapontamento, enato ele continuou ”Voces podem dizer oh , eu fiz um importante negocio e após terminar isso eu virei juntar-me com vocês assim que possível.,mas não , não!"

Se vocês me dizem que existe um pequeno incêndio e após extinguir o fogo retornarão, então eu direi que isso não é necessário. se o fogo queima todo o planeta , você não vai perder nada. ao contrario você será poupado se você pudesse se desligar destas coisas que estão queimando. toda sua ocupação positiva, a sua ânsia interna, tem o, seu correspondente em Krsna. todas as suas necessidades e ânsias se satisfarão com seu serviço aos sagrados pés de lótus de Krsna e nem um outro lugar. Ele falava tão pesadamente. que eu fiquei tomado de admiração. Eu pensei, em nenhum outro lugar eu ouvi deste mundo tal necessidade intensa por Krsna- bhajana- deste modo eu devo prostar-minha cabeça aqui. Foi ali que eu me decidi tornar-me um discípulo.

Antes minha mãe ficava apreensiva que “ele é meu filho mais velho, mas ele vai tornar-se um sannyasi, sem completar a minha cerimônia sradha-, então quem executara minha cerimônia? Deste modo quando ela morreu, eu fui para casa e completei a sua sradha e após o termino eu voltei, na metade final de abril eu fui para me juntar ao Math. Primeiramente, eu disse que meus dois irmãos mais jovens deveriam terminar seus estudos e seguir sua vocação, em seguida eu partiria, da família para me juntar ao Math.

Contudo Sripad Bharati Maharaj e outros disseram que eu tinha uma grande oportunidade.

Eles me pressionaram, “não, não, Krsna levou sua esposa, e sua mãe. ele já fez o suficiente por você , se você negligenciar e não aproveitar essa chance talvez outros obstáculos  virão e essa vida será estragada sem qualquer esperança.

Eu perguntei -o que vocês querem dizer?

Eles disseram- venha imediatamente. Eu aceitei esse conselho e me juntei ao Math imediatamente.Eu estava vivendo junto com meus dois irmãos em uma pousada e eles vieram comigo,eles voltaram chorando, eu permaneci no Math.

Eu fiquei no Math de Calcutá por algum tempo, me foi pedido para executar algum serviço na editora dali, mas eu não estava em especial inspirado no trabalho editorial Eu estava mais interessado em ,pregação, em kirtana e pregar, deste modo em seguida eu fui mandado para uma viagem de pregação.

A primeira parada foi em Dumurkonda Math, na Bengala, em seguida para Benares, e depois para Vrindavan. Havia um kirtan nagar, nas ruas por algum tempo, de lá eu fui para Dheli onde havia uma coleta de porta em porta por um determinado tempo. em seguida foi aberto o math de Kuruksetra., eu fui colocado como comandante ali, nisto eu me encontra sozinho numa pequeno vilarejo em Kuruksetra. Este era um lugar solitário exceto durante o eclipse solar onde havia uma reunião de centenas de milhares de pessoas. fazendo coletas ali passei, uns dois ou três anos, em seguida foi aberto o math de Dheli e eu fui para lá como responsável. Em seguida eu visitei Simla e outros lugares para pregar.

Todo ano em agosto tínhamos que retornar ao math de Calcutá para uma celebração de um mes. Assim quando eu voltei  aqui fui levado por Sripad Bon Maharaj e Sripad Hayagriva Prabhu  em um grupo em direção a Madras que deveriam instalar as marcas dos passos de Srimam Mahaprabhu, então ao retornar ao Math do Bhagh Bazaar foi aberto e na casa alugada originalmente as deidades foram removidas em procissão de carros ate o math de Bhagh Bazaar e o festival de um mês foi realizado. Srila Bhaktisidhanta neste ano estabeleceu e instalou o Pada- pitha( os pés de lotus de Mahaprabhu) ate Mangalgiri, próximo a Bejoyda, Kobhur.

Em seguida ele foi a Madras e declarou aberto a Gaudya math de Madras, e nos colocou ali, ele alugou uma casa Sripada Bon Maharaj  era o líder e o sannyasi senior, enquanto isso,eu aceitei sannyasa recomendado por Sripad Bon Maharaj.Ele disse sobre mim, “ele é um bom pregador, ele é melhor pregador do que coletador; eu era formado e era conhecido como Sri Ramendra Sundar Battaacarya, meu dever era aproximar-me das pessoas e  apresentar os sannyasis. e mais ou menos eu tinha o trabalho de coletador de fundos, mas Sripad Bon Maharaj disse”ele não é um bom coletador, e sim um bom pregador, ele tem um bom Hari -katha, então eu aceitei sannyasi  em outubro de 1930 e após a instalação dos pés de lotus de Mahaprabhu em vários locais, Srila Bhaktisidhanta  abriu o math de Madras, como havia mencionado.

Ali fomos deixados e começamos um trabalho de pregação  por cerca de três anos,

Houve um parikrma em Vrindavan, juntamo-nos a esse programa, e Sripad Bon Maharaj foi para a Inglaterra para pregar, e eu fiquei responsável pelo math de Madras. O templo estava quase todo construído nesta época, mas tarde o math de Bombaim foi aberto e eu novamente fui levado para lá, eu vivi ali por algum tempo. em seguida fui levado com um grande grupo de Bhaktisidanta Prabhupada , eu ficava na maioria do tempo com Prabhupada, nos pregamos em diferentes locais na Bengala, em 1 de janeiro de 1937 as 5.30 da manha Srila Prabhupada Bhaktisidhanta deixou este mundo

Antes disso Srila Bhaktisidhanta havia desejado que eu fosse pregar em Londres, mas eu disse: "eu não sou apto para isso- eu não consigo assimilar o  sotaque deles, eu não tenho a tendência a misturar-me com eles muito intimamente, assim você vai gastar dinheiro para me mandar  mas eu não capaz de mostrar nenhum resultado satisfatório; se você me ordenar que vá, eu deverei ir mas eu estou lhe informando o que eu sou”- então ele mandou Sripad  Bhakti Saranga Goswami Maharaj ao invés de mim.

Quando Prabhupada adoeceu, eu lhe dava assistência Um dia antes de sua partida, ele me chamou e me pediu para cantar Sri Rupa manjaripada, nesta época eu não estava acostumado a liderar kirtanas, eu estava hesitante, mais tarde Sriyukta Kunja Babu pediu a  um bramacari ‘você prossiga cantando”em seguida ele começou a cantar, mas Prabhupada  sentiu-se insatisfeito e ele disse”eu não quero ouvir a tonalidade ou o som doce. Foi ai que o bramacari parou e eu tive que cantar Sri Rupa manjaripada e as pessoas diziam “Prabhupada  neste momento deu a você a dimensão de Rasa-seva.

 

Cerca de um ano antes disso. eu compus um poema em sânscrito sobre Srila Bhaktivinod Thakur, e Srila prabhupada ficou muito satisfeito com isso. Quando eu li para ele a primeira vez , ele observou, com um estilo muito feliz”em seguida eu ouvi ele disse a Sripad Srauti Maharaj, ‘esse poema é tão refinado, não foi escrito por ele- foi escrito pelo próprio Bhaktivinod Thakur e veio através dele. É muito apreciável!

 

Certa vez ele disse a Sri  Aprakrta Prabhu” eu estou satisfeito que o que eu vim para dizer permanecerá após minha partida- eu encontrei nestes slokas o sidhanta - a conclusão teológica perfeita.

 

sri - gouranumatam svarupa- viditam rupagrajennadrtam

rupadyah parivesitam raghunair asvaditam sevitam

jivadyair abhiraksitam shuka shiva bhramadi sammanitam

sri radha pada sevanamrtam aho tad datum iso bhava

 

Aquele que é o gracioso presente Sri Gourasundar, o significado profundo e interno que é tão conhecido por Sri Svarupa Damodhar, aquele que é adorado por Sri Sanatan Goswami, e distribuído pelos rasa- tattvascaharyas  liderados por Sri  Rupa Goswami, e seus seguidores e eternamente protegido por Sri Jiva Goswami e seus  companheiros; e aquele que é venerado  longe por grandes personalidades como Mahadev, o senhor dos deuses, e por Brahma o avo do mundo. oh! maravilhas das maravilhas, o néctar extático do serviço exclusivo dos pés de lótus de Sri Radha. - você mantém a posição perfeita para misericordiosamente dar isto para nos.

 

Antes disso, eu também escrevi um artigo para o jornal espiritual Nadya- prakasa, e Bhaktisidhanta Prabhupada  comentou com Sripad Sraman Maharaj- que era o editor, “se você pode colocar esse tipo de artigo em seu jornal , o padrão do jornal se elevara’, estes artigos são os que se espera que publique.’De algum modo ele apreciava a minha compreensão e realização. Existem muitas outras passagens.

 

Pergunta:Eu ouvi disser que Srila Bhaktisidhanta o intitulou de Shastra- nipuna.

 

Srila Sridhar Maharaj- Oh, em Madras, na Gaudya, na Gaudya Math havia um jornal dirigido , foi publicado um artigo sobre o nascimento de Srimat Visnupriya

Devi e sobre o nascimento de Srila Bhaktisidhanta , mas eles foram colocados na ordem contraria . Ambos são panchami( o quinto dia lunar) Srimat Visnupriya Devi e do panchami da lua ,cheia, e Srila Prabhupada é do panchami da lua escura. e eles foram colocados em ordem inversa,  eu li isso cuidadosamente e vi que a base do texto estava errada. porque Krishna -não  teria vindo na lua cheia, e goura sakti na lua escura? eu percebi que era justamente o oposto,

 

Eu mostrei isso a Sripad Bon Maharaj, que considerou isso um grave erro. ele imediatamente  redigiu uma carta aos editores, - que é isso? nós imaginamos que os editores, tem algum contato com a realidade e o que eles escrevem  tem alguma conexão verdadeira com o sentimento, como tal tipo de erro é possível?

Será que eles não tem uma conexão srauta, ? é tudo invenção! Assim isso foi detectado , e uma correção foi publicada em seguida.

 

Quando Srila Bhaktisidhanta foi ali o livro - Ray Ramananda , Mundos relativos e Brahma samhita  foram publicados. mencionou-se que quando Mahaprabhu foi a Vrindavan, ele encontro-se com Sri Rupa e Sanatan no caminho. mas eu sabia bem que ele os havia encontrado em seu retorno de Vrindavan, assim eu fiz meu protesto, mas eu não levei esta situação a nosso Guru Maharaj. mas deve ter chegado ao conhecimento dele, que eu tinha detectado todas essas coisas, nas ocasião de seu Vyasa puja  Srila Bhaktisidhanta me escreveu uma carta e lá ele mencionava antes de meu nome- shastra- nipuna Sridhar Maharaj- ou aquele que tem um profundo conhecimento das escrituras. essa era sua consideração.

Pergunta- E sobre a descoberta do local de Sri Ramananda Ray ?

Srila Sridhar Maharaj- sim, Quando eu fui chamado de Uttar pradesh para me juntar com o grupo de Madras, eu tinha o nome de Sri Ramendra sundar Battacharya, mas depois mas agora eu era convertido a Ramananda Das, e com esse nome ele me enviou  com o grupo para localizar o local de Mahaprabhu e Ramananda Ray, e ali instalar o pada- pita, ou as pés de lótus de Mahaprabhu

 

Nesta época eu proferi uma palestra sobre a conversa de Mahaprabhu e Ramananda Ray em Kobhur, e depois eu ouvi de Sripad Krsnadas Babaji e de Bon Maharaj que esta palestra foi muito apreciada e que ela continha os ensinamentos mais preciosos.

 

Pergunta- Este templo onde o senhor instalou as pegadas de Mahaprabhu- pada pita  ainda existe hoje?

Srila Sridhar Maharaj- sim, durante a nossa época as deidades foram instalada por nosso Gurudev, mas havia apenas aquele pada-pith mandir, o mandir em separado foi inaugurado após Srila Bhaktisidhanta, talvez por Sripad Bhakti Vilas Thirta Maharaj.

Mas tarde eu mesmo como sannyasi junto com Sripad Hayagriva Prabhu  realizamos outros trabalhos.

 

Eu também coletei fundos do Raja de Jaipur, para nosso templo de Madras.isso também é uma historia, O Sr O. Pulla Reddy foi apontado como o Governador oficial de Jaipur, devido a que fosse um adivasi(  uma área de pessoas indígenas) um tipo especial de governo foi estabelecido ali.pelos Britânicos; e o governado era mais poderoso que o rei.

 

Nos viemos de Madras com uma recomendação do chefe de justiça dali. o Sr Rameshan, para nos encontrarmos com o Raja de Jaipur, nisto o Raja prometeu pagar  o custo do templo de Madras, mas ele mantinha-se nos dizendo,- vão ao Governador e ele , e não eu, lhes  dará o dinheiro, assim  vocês devem consultar o meu superior. eu só estou dando a minha aprovação, mas o dinheiro será pago por ele.vocês devem encontrá-lo.

 

Eu havia ouvido dizer que ele era um homem meio ateísta assim eu estava hesitante em me aproximar dele. mas eu disse- não você é o rei, você é o mestre, será melhor que você de o dinheiro.

 

Mas ele insistia , -não você devem encontra-se com o Governador.

Mas quando eu fui ao Governador, ele afirmou o contrario- ele disse - oh eu sou o ultimo homem que poderia pagar tal importância.para construir o templo de Madras, se vocês o construíssem aqui., então eu teria alguma consideração, as pessoas aqui teriam alguma recreação no templo. mas  essa pobres pessoas, mal- alimentadas, mal- vestidas, e quando temos algum dinheiro extra, eu devo doá-lo para a ajuda destas pessoas, os fundos são para essa causa, não para essa luxuria de construir Templos e isso ainda na cidade de Madras.

 

vocês devem ir lá e levantar fundos para construir seu  templo.

Então eu achei que isso era uma causa perdida, e um remédio drástico deveria ser aplicado, então eu falei um sloka do Bhagavatam,

 

vikriritam vraja vadhubhir idam ca visnoh

sraddantvito nusrnuyad atha narnayed yad

bhaktim param bahgavati pratilabhya kaman

hrd rogam asv apahinoty achirena dhirah

 

Você diz que quer ajudar os adivasis, eu também quero ajudá-los, mas sua ajuda é de um modo especial, e minha ajuda é de outro modo, é dito nas escrituras que se não se anseia por algo neste mundo, então se tem um coração doente. menciona-se no Bhagavatam por Sukadev Goswami: kaman hrd rogam...

 

Eu quero isso, eu quero aquilo, eu quero milhares, eu quero milhões- isso é um coração doente, e não um coração verdadeiro. quando eu era um porco eu comia uma montanha de fezes, mas minha fome não era saciada, quando eu era um elefante eu devorei toda uma floresta, mas a minha fome não terminou, assim a fome não pode ser saciada deste modo. “existem tantos que acumularam milhões; ainda assim eles dizem- não isso é muito pouco e quero mais, mas isso é um coração doente. e no Bhagavatam  Shukadeva Goswami deu um remédio para isso, vikriritam.....quando você pode harmonizar o absoluto para ter suas brincadeiras totais e irrestritas e  usa sua propriedade em relação a tudo,se você pode acomodar a concepção do absoluto com o meio ambiente, então você pode libertar-se deste coração doente., não existe outra maneira.

 

O homem ficou impressionado, lagrimas caiam de seus olhos.Swamiji eu creio em Deus.

 

Os seus olhos davam testemunha disto.

 

Eu lhe darei seu dinheiro. mas não agora, vá a Madras, eu pagarei.

Ele enviou o dinheiro e o templo de Madras foi construído.

 

A minha pregação não era do falso coletor de fundos, mas de uma franqueza direta; falando simplesmente a verdade, não de uma maneira suplicante ou indireta, bajuladora, ou com doces palavras para de algum modo roubar o homem. era uma conversa direta, Por que eu vim aqui? qual o fascínio que me trouxe aqui? eu tentei o melhor de mim apresentar este fascínio para ele, essa é a motivação para pregar- você deve apreciar tal causa. eu tenho apreciação nesta linha. eu não acho que eu esteja errado, a todo momento eu pensava na forma correta de aceitar essa principio. e seguia nesta linha.

 

Após o desaparecimento de meu Guru Maharaj  haviam curadores apontado por ele e ele disse para fazer um corpo governante, infelizmente para nós  houve muitas  distorções  e a missão não pode manter-se unida.

 

Embora eu achasse que eu deveria tentar o máximo possível purificar o movimento, segundo a minha consciência,assim eu achei que deveria parti silenciosamente. O meu principio era que não se deveria  tentar lutar novamente  entre nos para purificar a missão. essa foi a minha mentalidade, outros  devotos excelsos  não puderam tolerar as discrepância e seguiram lutando,

 

De algum modo eu ainda continuava associado,  quando houve um caso e alguns irmãos espirituais de peso foram presos e o caso segui. eu não poderia partir como um covarde, mas após um ano o caso terminou e foram libertados. eu fui para Vrindavan deixando assim a  associação do Math,eu não dei atenção para essas lutas.

 

Eles tentaram ao máximo manter-me com eles, mas  eu disse que não era possível para mim manter-me ali ( pois elementos perturbavam a paz) eu fiquei em Vrindavan por um mês e completei o Urjja vrata ali. Eu peguei uma Govardhana sila e vim para Bengala e aluguei uma casa por duas rupias ao mês , quando eu retornei a Vrindavan eu encontrei meus irmãos paternos, Mani Babu, ele  trabalhava na estrada de ferro,  eu pedi a ele para me dar dez rupias por mês, por alguns meses, ele concordou e fez isso por dois ou três meses. e com isso eu vinha para Navadwip. Gradualmente os outros tentavam me encontrar e finalmente eles  me acharam e começaram a visitar-me, sempre que eles vinham eles traziam algum presente.

 

 Sriyukta Sakti Charan  Ray  conseguiu esse pedaço de terra ( onde hoje é nosso Math) ele  comprou com seu próprio dinheiro. aqui eu iniciei meu serviço de coração numa cabana. Em 1942 no dia de Rattayatra eu vim morar nesta cabana  com a Govardhana sila. Antas disso eu vivi um tempo com Sripad Keshava Maharaj nesta casa alugada, e as vezes em Midnapore Math  com elevada pessoas  como Sripad Yayavar Maharaj e Sripad Madhava Maharaj. e outros.

 

Mas aqui eu estava isolado, apenas uma pessoa estava comigo, após algum tempo, outra pessoa com alguns cavalheiros de Orissa  vieram e alguns irmãos espirituais também, então Sripad Govinda Maharaj, que na época era Sri Gourendu Brahmachari, um menino apenas vieram.

 

Sripad Krsnadas Babaji disse a mim - por favor de atenção a esse menino, Sri Gourendu Brahmachari, ele é muito inteligente e qualificado, eu tentei dar um pouco mais de atenção a ele, mas os outros não podiam tolerar isso, eu queria ajudá-lo em sua educação em sânscrito, etc. mas eles não podiam tolerar isso e então eles fizeram uma proposta que deveríamos preparar um documento.

 

Nesta época o edifício do Math já estava  sendo construído estávamos em 1943. Duas pessoas que haviam ficado comigo por algum tempo  agora exigiam um documento nomeando  como curadores três irmãos espirituais, dois eram eles mesmo  e o outro poderia ser eu.

Eu então perguntei sob qual lei  tudo deveria ser administrado:  eles disseram que seria pelo voto majoritário, isso significa que sempre que eles combinassem  eles poderiam fazer qualquer coisa  que quisessem, assim eu disse ”eu evitei permanecer na companhia de muitos devotos e sannyasis respeitáveis, eu vim para viver sozinho: isso não significa que vocês dois vão me dirigir- eu não posso aceitar isso” eles começaram a rebelar-se e  causar perturbação.

Havia uma intransigência.

Sripad Goswami Maharaj e Sripad Madhav Maharaj  vieram  haviam mais de cinco mil rupias  no banco,  e outra sete mil mais ou menos  era para  a eles , então eu poderia permanecer aqui como proprietário absoluto, Sripad Goswami Maharaj veio em minha ajuda, ele vez um empréstimo de quatro mil rupias, e Sripada Yayavar Maharaj e outros coletaram mais fundo em outros lugares, desde esta época eu estou aqui. isto é historia.

 

Eu não sai para pregar muito intensamente, eu estou quase sempre sentado aqui, eu raramente saio, como no estilo antigo, Sripad Madhav Maharaj  sempre foi muito amigável ele fazia acusações, “você esta rejeitando a seção educada da sociedade, sentado aqui inativo você  rejeitando as pessoas. você tem qualidades e capacidade de pregar os ensinamentos de Sri Cheitania, especialmente para a o setor educado da sociedade, mas você não faz assim”, sempre que ele vinha ele costumava me acusar.

 

Quase todo ano após completar as comemorações de Goura- purnima  ele costumava me visitar e sempre me acusava! eu também ia para as comemorações em seu Math de Calcutá  eu ia e proferia palestras ali.desta  maneira os dias foram se passando.

 

Eu encontrei pela primeira vez Sripad Bhaktivedanta Swami Maharaj em Allahabad, antes de tomar sannyasi, após isso eu vim para cá na Bengala e então fui visitar Madras. isso provavelmente foi em 1930 quando eu o encontrei em Allahabad, nesta época ele era o representante da kartik Bose Laboratórios.  ele foi levado para o Math  nosso Guru  Maharaj não estava lá. em 1933 ou pouco depois do Vraja mandal parikrama  nosso Gurudeva veio a Allahabad  para  fixar a pedra de fundação  e nesta época  Swami Maharaj encontrou-se com Srila Bhaktisidhanta e aceitou iniciação. Vocês  já conhecem bem  minha relação com ele.

 

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literatura recomendada;

Further information  can be found in the book "Our Affectionate Guardians"  by B.B. Visnu Maharaja, which is available at:

 http://www.gosai.com/chaitanya/saranagati/html/vishnu_mjs/affection_unabridged/index.html

 

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