Blasfêmia aos Vaisnavas
Sri Bhaktivinoda Vani Vaibhava, Volume Dois - Abhideya, Capítulo 73:
1. O que uma pessoa deve fazer caso ouça blasfêmias a um Vaisnava puro? Como se deve lidar com um assim chamado guru que se entrega à blasfêmia aos Vaisnavas?
Devotos que estão ocupados em serviço devocional regulado não devem aprovar nem dar suporte à blasfêmia ao Senhor Supremo ou Seus devotos. Se tal blasfêmia ocorre em uma assembléia, caso seja capaz a pessoa deve imediatamente protestar. Caso o protesto não tenha resultado algum, a pessoa deve permanecer como um surdo e ignorar a blasfêmia. Se for incapaz até mesmo disto, então ela deve imediatamente abandonar o local. Caso blasfêmias aos devotos mesmo da boca de seu mestre espiritual, deve-se então humildemente alertá-lo. Se tal mestre espiritual permanece invejoso dos Vainavas, pode-se renunciar a ele e aceitar iniciação de um mestre espiritual qualificado.
(Caitanya-siksamrta 3-4)
2. Qual é a desvantagem de ouvir blasfêmias aos Vaisnavas?
Um praticante do serviço devocional nunca deve ouvir blasfêmias ao Senhor Krsna ou aos Vaisnavas. Sempre que tais discursos forem proferidos, ele deve imediatamente abandonar o local. Uma pessoa covarde ouve blasfêmias a Krsna e aos Vaisnavas para agradar os outros e assim cai gradualmente da plataforma do serviço devocional.
(Sajjana Tosani 11/6)
3. Por que a blasfêmia aos devotos é a mais grave das ofensas?
É uma grande ofensa blasfemar um devoto que tomou abrigo nos santos nomes do Senhor e abandonou o processo de karma, dharma, jnana e yoga, porque o Senhor Hari não consegue tolerar a blasfêmia àqueles que estão propagando as glórias do santo nome em todo o mundo. Se alguém deixa de blasfemar os devotos ocupados em cantar os santos nomes e passa a cantar os santos nomes em sua associação, considerando-os os devotos mais elevados, ele então rapidamente obterá a misericórdia do santo nome.
(Jaiva Dharma, Capítulo 24)
4. Qual é o resultado de blasfemar os Vaisnavas?
A pessoa deve estar determinada a respeitar os Vaisnavas e abandonar a associação de não Vaisnavas. As glórias do santo nome nunca irão se manifestar nos corações daqueles que blasfemam os Vaisnavas.
(Sajjana Tosani 5/5)
5. Quais são os cinco tipos de Vaisnava aparadha, e quais são seus resultados?
Uma pessoa tola que blasfema um devoto puro vai para o inferno junto com seus antepassados. Qualquer pessoa que mata um Vaisnava, blasfema um Vaisnava, odeia um Vaisnava, que não oferece respeitos a um Vaisnava quando o encontra, ou se sente infeliz ao ver um Vaisnava certamente vai para o inferno.
(Sajjana Tosani 5/2)
6. O que resulta de ouvir um Vaisnava ser blasfemado?
Uma pessoa que não abandona imediatamente o local onde o Senhor Supremo ou os Vaisnavas estão sendo criticados perde toda sua piedade e se degrada.
(Sajjana Tosani 5/2)
7. Pode um Vaisnava puro tornar-se objeto de blasfêmia?
Se uma pessoa se encontra inclinada a atividades pecaminosas, ela não pode ser considerada um Vaisnava. Mesmo o Vaisnava neófito não tem atração por pecado ou piedade. Um Vaisnava puro é livre de falhas, portanto, ele está além da blasfêmia. Uma pessoa que blasfema tal Vaisnava simplesmente atribui a si própria uma falsa acusação.
(Sajjana Tosani 5/2)
8. Quais tópicos os canalhas invejosos discutem ao longo de sua blasfêmia aos Vaisnavas?
Três tópicos são discutidos pelas pessoas invejosas e pecaminosas que desejam criticar os Vaisnavas. As falhas que um devoto tinha antes de despertar sua consciência de Krsna são um assunto comum entre elas. Assim que é despertado o serviço devocional ao Senhor, todas as falhas de um devoto são eliminadas. O processo de eliminação, no entanto, leva tempo. Durante este período, esses canalhas invejosos criticam o devoto por seus pecados restantes. O terceiro tópico de discussão entre eles é que, apesar de um Vaisnava puro não desejar cometer pecados, às vezes, por acaso, ele pode cometer algum. Contudo, tal falha não dura muito tempo em um Vaisnava. A despeito disto, as pessoas invejosas e pecaminosas criticam os Vaisnavas e caem no abismo da terrível Vaisnava aparaddha.
(Sajjana Tosani 5/2)
9. Como uma pessoa pode se precaver ao discutir as características de um Vaisnava?
Não se deve jamais discutir as falhas que um Vaisnava tinha antes do despertar de sua consciência de Krsna, a não ser que isto seja feito por um bom motivo. Nunca se deve blasfemar um Vaisnava discutindo suas falhas restantes após ele ter despertado para a consciência de Krsna.
(Sajjana Tosani 5/3)
10. Deveriam as falhas antigas, cometidas impulsivamente, ou quase destruídas de um Vaisnava serem discutidas sem um bom motivo?
As atividades pecaminosas quase naturais que acompanham uma pessoa antes dela despertar sua consciência de Krsna diminuem gradualmente pela força do serviço devocional, e são em pouco tempo suprimidas. Por discutir essas falhas sem um bom motivo, a pessoa comete a ofensa de blasfemar um Vaisnava. Mesmo que vejamos alguma falha acidental em um devoto, não devemos blasfemá-lo.
(Sajjana Tosani 5/5)
11. Criticar quais falhas em um Vaisnava constitui Vaisnava aparadha?
Por criticar sem boa intenção as atividades pecaminosas cometidas acidentalmente por um Vaisnava, cometemos a ofensa de blasfemar um Vaisnava. O ponto principal é que se acusamos falsamente um Vaisnava e criticamos suas três falhas supramencionadas, cometemos uma ofensa contra o santo nome. Como resultado, o santo nome de Deus não se manifesta em nosso coração. A não ser que o nome puro de Deus se manifeste em nosso coração, não podemos nos tornar Vaisnavas.
(Sajjana Tosani 5/5)
12. É desejável criticar os outros sem uma boa razão?
Discutir as falhas dos outros com um bom motivo não é condenado no sastra. Há três tipos de bons motivos. Se por discutir as falhas de alguém a pessoa é de algum modo beneficiada, então tal discussão é auspiciosa. Se discutir as atividades pecaminosas de alguém traz bons auspícios para o mundo, então isto é contado como uma atividade piedosa. O terceiro propósito é caso isso traga o bem para o orador.
(Sajjana Tosani 5/5)
13. É uma ofensa contra os Vaisnavas criticar as características de não devotos de maneira a revelar as glórias dos Vaisnavas?
Quando um discípulo pede ao mestre espiritual para apurar a qualidade de um Vaisnava, o mestre espiritual, com o desejo de beneficiar seu discípulo e o mundo, discrimina entre o Vaisnava e o não Vaisnava, declarando que as pessoas pecaminosas são não Vaisnavas. Abandonar a associação de hipócritas pecaminosos tendo o desejo de se abrigar aos pés dos Vaisnavas não resulta em blasfêmia ou ofensa aos não Vaisnavas.
(Sajjana Tosani 5/5)
texto extraído de http://nitaaiveda.com/All_Scriptures_By_Acharyas/Bhaktivinoda
http://nitaaiveda.com/All_Scriptures_By_Acharyas/Bhaktivinoda_Thakura/Bhaktivinoda_Vani_Vaibhava/Bhaktivinoda_Vani_Vaibhava_Part_2_and_3/Vol_2_Abhidheya/Blaspheming_the_Vaisnavas.htm
1. What should one do if one happens to hear blasphemy of a pure Vaisnava? How should one deal with a so-called guru who indulges in blasphemy of Vaisnavas?
Devotees who are engaged in regulative devotional service should neither approve nor support the blasphemy of the Supreme Lord or His devotees. If such blasphemy is taking place in an assembly, if one is able he should immediately protest. If protest does not yield any result, one should remain like a deaf man and ignore the blasphemy. If one is unable to do even that, then he should immediately leave the place. If one hears blasphemy of Vaisnavas even from his spiritual master's mouth, then one should humbly caution him. If such a spiritual master remains envious of Vaisnavas, one should renounce him and take initiation from a qualified spiritual master.
(Caitanya-siksdmrta 3-4)
2. What is the disadvantage of hearing blasphemy of Vaisnavas?
A practitioner of devotional service should never hear blasphemy of Lord Krsna or of the Vaisnavas. Wherever such speeches are taking place, he should leave the place. One who is weakhearted hears blasphemy of Krsna and Vaisnavas to please others and thus gradually falls from the platform of devotional service. (Sajjana Tosanl 11/6)
3. Why is blasphemy of devotees the gravest of offenses?
It is a great offense to blaspheme a devotee who has taken shelter of the Lord's holy names and given up the processes of karma, dharma, jhdna, and yoga, because Lord Hari cannot tolerate blasphemy of those who are spreading the holy name's glories all over the world. If one gives up blaspheming devotees engaged in chanting the holy names and instead chants the holy names in their association, considering them the topmost devotees, then he will soon attain the holy name's mercy. (Jaiva Dharma, Chapter 24)
4. What is the result of blaspheming Vaisnavas?
One should resolve to respect Vaisnavas and give up the association of non-Vaisnavas. The glories of the holy name will never manifest in the hearts of those who blaspheme Vaisnavas.
(Sajjana Tosanl 5/5)
5. What are the six types of Vaisnava aparddha and what are their results?
A foolish person who blasphemes a pure devotee goes to hell along with his forefathers. Any person who kills a Vaisnava, blasphemes a Vaisnava, hates a Vaisnava, who does not offer obeisances to a Vaisnava when they meet, or who feels unhappy upon seeing a Vaisnava certainly goes to hell. (Sajjana Tosanl 5/2)
6. What results from hearing Vaisnavas blasphemed?
A person who does not immediately leave the place where the Supreme Lord or the Vaisnavas are being criticized loses all his piety and degrades himself.
(Sajjana Tosanl 5/2)
7. Can a pure Vaisnava become the object of blasphemy?
If one is found to be inclined toward sinful activities, he cannot be counted amongst the Vaisnavas. Even the neophyte Vaisnava has no taste for either sin or piety. A pure Vaisnava is faultless; therefore, he is above blasphemy. One who blasphemes such a Vaisnava simply attributes false accusation to himself. (Sajjana Tosanl 5/2)
8. What topics do envious miscreants discuss in the course of their blasphemy of Vaisnavas?
There are three topics discussed by envious, sinful people who wish to criticize Vaisnavas. The faults a devotee had before awakening his Krsna consciousness are their usual subject matter. As soon as devotional service to the Lord is awakened, all a devotee's faults are eradicated. The process of eradication takes time, however. During this period, those envious miscreants criticize the devotee for his leftover sins. The third topic of their discussion is that although a pure Vaisnava has no desire to commit sin, sometimes by chance he may do so. However, such a fault does not last long in a Vaisnava. Nevertheless, the envious, sinful people criticize Vaisnavas and fall into the pit of formidable Vaisnava aparddha. (Sajjana Tosanl 5/2)
9. How can one be careful when discussing a Vaisnava's characteristics?
One should never discuss the faults a Vaisnava had prior to the awakening of his Krsna consciousness unless it is done with a good purpose. One should never blaspheme a Vaisnava by discussing his leftover faults after he has awakened to Krsna consciousness. (Sajjana Tosanl 5/3)
10. Should a Vaisnava's old, impulsively committed, or almost-destroyed faults be discussed without good purpose?
The almost natural sinful activities that accompany a person from before he awakens his Krsna consciousness gradually diminish by the strength of devotional service and are soon exhausted. By discussing those faults without good purpose, one commits the offense of blaspheming a Vaisnava. Even if we see some accidental fault in a devotee, we should not blaspheme him. {Sajjana Tosanl 5/5)
11. Criticizing which faults in a Vaisnava constitutes Vaisnava aparadha ?
By criticizing a Vaisnava's accidentally committed sinful activities without good intention, we commit the offense of blaspheming a Vaisnava. The main point is that we falsely accuse a Vaisnava and criticize his above-mentioned three faults, we commit an offense against the holy name. As a result, the pure name of god does not manifest in our heart. Unless the pure name of God manifests in our heart, we cannot become Vaisnavas. {Sajjana Tosanl 5/5)
12. Is it desirable to criticize others without a good reason?
Discussing others' faults with a good purpose has not been condemned in sastra. There are three kinds of good purpose. If by discussing a person's faults the person is benefited in any way, then such discussion is auspicious. If discussing a person's sinful activities brings about auspiciousness to the world, then it is counted as a pious activity. The third purpose is if it brings good to the speaker. {Sajjana Tosanl 5/5)
13. Is it an offense against the Vaisnavas to criticize the characteristics of nondevotees in order to reveal the Vaisnavas' glories?
When a spiritual master is requested by his disciple to ascertain the quality of a Vaisnava, the spiritual master, with a desire to benefit his disciple and the world, discriminates between the Vaisnava and the non-Vaisnava by declaring the sinful people non-Vaisnavas. To give up the association of sinful hypocrites with a desire to take shelter at the feet of Vaisnavas does not result in blasphemy or offense toward the non-Vaisnavas. {Sajjana Tosanl 5/5)
Traduzido por Naveen Krishna das (PGS)
Texto muito apropriado de lembrar no presente momento - Resta agora buscarmos os Sastras para Definir o que é o quem pode realmente ser considerado um Vaisnava, Santo que se deve evitar fazer as ofensas.
É sempre bom lembrar que somos todos postulantes e não podemos acreditar realmente que as regras mencionadas por Srila Bhaktivenodha Takur se aplica de forma absoluta a qualquer um de nós que almejamos atingir ao padrão de ser considerado um Vaisnava, assim como o exemplo de Pundarika não pode ser utilizado para Justificar as atividades demoníacas de pessoas que utilizam da natureza benevola dos puro devotos para fazer atos reprováveis mesmo dentro dos critérios de moralidade ocidental (que diga-se passagem é bem mais elastico do que dentro da cultura védica).
Pundarika Vidyanadhi, cuja relato se encontra no (Caitanya Bhagavata, Madhya 7.69)
se vestia com roupas de Seda, mas ao ouvir os passatempos de Sri Krsna, Ele se desmanchava em Bhava.
Curioso que alguns postulantes a devotos hoje tentem fazer comparações com Pundarika, embora o Devoto defendido sempre tenha deixado claro que não tem muito apreço aos Dhamas Sagrados e outros não estão muito interessados em ser restrito ao Asrama que fez o voto e promessa de seguir.
Importante lembrar que embora as pessoas ingênuas se sintam agradecidas com a pregação dos Supostos aspirantes a Vaisnavas Khanistas, o que é natural, é preciso diferenciar o LADO INSPIRADO DO VAISNAVA com o lado ligado ao Ego Material que todos mantemos até Realização Maior (coisa que nós ocidentais NÃO TEMOS) e lembrar que tal trabalho era diretamente solicitado pelo Mestre Espiritual - Jagad Guru do Ocidente - Srila Prabhupada e o que foi feito se deu Graça a Ele, sendo o seu representante mero INSTRUMENTO de seu trabalho. Ou seja, não podemos ficar emocionalmente apegados aos Instrumentos que nos serviram de meios para chegarmos na Consciência de Krsna, mais devemos sim reverenciar a fonte da iniciativa Srila Prabhupada e Todos os Nossos Demais Guardioes. Verdadeiros Vaisnavas - Dandavat´s - Guardioes
AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL
(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)
Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.
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