A VERDADEIRA CONCEPÇÃO DE Sri Guru-Tattva
Extraído dO LIVRO revista "The truE concepcion of guru tattva"
por Srila Bhaktivedandanta narayana goswami maharaja COM PARTICIPAÇÃO DE OUTROS VAISNAVAS SENIORES
índice dos tópicos
O real propósito dos Rupanuga Acaryas
Aquele que vocês chamam de Prabhupada
é o parikara de Sri Caitanya Mahaprabhu
Sob a Orientação de
um Guru Qualificado
SEJA DESTEMIDO E ASSOCIE COM VAISNAVAS QUALIFICADOS
Honre apropriadamente todos os Vaisnavas
LEIA OS LIVROS DE NOSSOS ACARYA S E TORNE-SE QUALIFICADO
REAL PREGAÇÃO OU FALSA PREGAÇÃO
Estamos todos na
mesma família – A Gaura Parivara
Levando Srila Prabhupada a sério
Pag. 29
O real propósito dos Rupanuga Acaryas
Como descrito no Sri Sad-gosvami-astaka, Srila Rupa Gosvami está na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, transmitindo apenas humores que o Senhor desejou que ele pregasse. Todos os discípulos nesta linha são rupanuga Vaisnavas. Eles têm pregado sobre Sri Caitanya Mahaprabhu que descende para distribuir este prema, este vraja-bhakti, vraja-rasa. Todos os acaryas da Gaudiya sampradaya não vieram para estabelecer vaidhi-bhakti, começando por Madhavendra Puripada até Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Eles apenas o fizeram, independentemente, para, primeiramente acabar com a equivocada selva filosófica, estabelecendo o yuga-dharma, e então dar estas concepções profundas, prema. Sem este trabalho preliminar ninguém poderia entender seus humores interiores e verdadeiro propósito.
Srila Swami Maharaja também veio para dar esta suprema concepção para o mundo. Ele não veio apenas para dar harinama ou estabelecer vaidhi-bhakti. Ele nos deu estes princípios para nos prepararmos para um progresso adicional. Ele acabou com a selva mayavada, sahajiyism, e sakhi-bekhivada (aqueles que mesmos cheios de desejos matérias, se vestem de sakhis de Radha e Krsna) e várias outras concepções equivocadas. Onde quer que ele fosse corações eram purificados, ainda que sua mula, raízes de seu objetivo, fosse o de dar o supremo prema.
Srila Swami Maharaja veio para dar estes princípios elevados através dos Santos Nomes. Para pessoas menos qualificadas ele também forneceu vaidhi-bhakti através dos Santos Nomes, mas seu mais íntimo humor era krsna-prema. Como eu expliquei em Vrindavana, Srila Swami Maharaja não esta na linha de Advaita Acarya ou Mahavisnu, que vem em cada Kali-yuga para estabelecer o yuga-dharma do nama geral (no qual o único consentimento é cantar vaikuntha-prema). Assim como Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu nama com vraja-prema, esta era a sua especialidade, e também a especialidade de Swamiji. Então eu tenho glorificado Swamiji. Eu tenho dito que ele veio da linha de Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Rupa Gosvami para dar este prema, e simplesmente como Sri Caitanya Mahaprabhu fez, ele também estabeleceu yuga-dharma. Swamiji era um rupanuga Vaisnava, um seguidor de Rupa Gosvami, rupa-manjari.
Aquele que vocês chamam de Prabhupada é o parikara de Sri Caitanya Mahaprabhu
Eu quero dizer aos líderes da ISKCON e para todo mundo que o Prabhupada de vocês veio de Caitanya Mahaprabhu e ele veio para dar a mesma essência que Caitanya Mahaprabhu quis dar. Mas eles não querem fazer o menor esforço e ainda me insultam dizendo “O que você está dizendo? Nos não podemos deixar que você diga isto, que ele é parte e parcela e parikara de Sri Caitanya Mahaprabhu rasaraja-mahabhava!”. Possivelmente eles não tenham juízo para pensar sobre todas essas coisas. Então alguns deles estão contra mim. Swamiji primeiro limpou a atmosfera e preparou o solo pregando o nome e o sandesa do Gita por toda parte. O que é tão importante! Sem esta preparação ele não poderia ter dado este próximo passo. Caitanya Mahaprabhu primeiro pregou para todo mundo os santos nomes de Krsna e tornou-os Vaisnavas, para que assim todo o mundo entendesse seu humor mais íntimo. De outra maneira ninguém poderia entendê-lo. Então o Prabhupada de vocês cumpriu esta tarefa em todo o mundo, que é necessária para o propósito final. Ele não fez tudo apenas por fazer. Foi uma base, a fundação que ele deu. Depois ele começou a erguer os templos. Como? Escrevendo seus livros. Sem tempo, em pouquíssimo tempo, ele terminou o Bhagavad-Gita Como Ele É, Srimad-Bhagavatam, e Caitanya-caritamrta. Seus melhores trabalhos são o Srimad-Bhagavatam e o Caitanya-caritamrta. Acho que se ele tivesse ficado vivo por mais dois anos teria completado o Srimad-Bhagavatam, Ujjvala-nilamani, Vidagdha-madhava, Jaiva Dharma, e todos os outros importantes livros para que fosse possível conhecer Caitanya Mahaprabhu, rasa e rasika e rasika-sekhara.
Nós devemos entender que acompanhando Srila Swami Maharaja está sua guru-varga, a sucessão discipular: Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Sri Caitanya Mahaprabhu. Agindo como suas mãos, seus instrumentos, Srila Swami Maharaja não veio a este mundo para dar sua própria missão independente. Ele veio para difundir a missão de seu amado Radha-Krsna e Gaura-Nityananda, e particularmente a missão de Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Srila Rupa Gosvami.
É importante para nós tentarmos ler o Caitanya-caritamrta e o Néctar da Instrução novamente e ficarmos mais familiarizados com esta informação. Não é que estes devotos não tenham entendido esta explicação. Todos os respeitáveis Vaisnavas devem conhecer a sucessão. Afinal, eles não estão ai simplesmente para coletar dinheiro e fazerem mais planos. Todos devem fazer algum serviço de acordo com sua tendência, mas todos os devotos dignos devem também, cuidadosamente, tentar entender Swamiji e seu propósito ao vir para este mundo.
Vocês devem tentar obedecer todos os princípios de Swamiji e tentar ter o mesmo humor interno e objetivo que ele teve. Este objetivo é vraja-prema gopi-prema. Esta é a nossa meta. Vocês devem começar desde o estágio primário e gradualmente progredir até anyabhilasta-sunyam, e por último, renunciar a todos os desejos materiais para comprazer Krsna. Ofereço meus dandavata-pranamas á Sua Divina Graça Bhaktivedanta Swami Maharaja.
Sob a Orientação de um Guru Qualificado
É melhor viver em Vrindavana, onde os passatempos de Krsna foram realizados. E se você não puder viver lá, então esteja lá mentalmente. Mas apenas isto não é o suficiente para Srila Rupa Gosvami que ainda nos dá outra regra. Nós devemos estar sob orientação de um rasika tattva-jna Vaisnava, ou seja, sob a guia de uma alma auto-realizada que completou seu conhecimento do satra e que esteja experimentando sua relação amorosa (rasa) com krsna – assim com Srila Rupa Gosvami e seus seguidores Vaisnavas rupanuga. De outra maneira não é possível avançar neste caminho.
Está claro que Swamiji é um seguidor de Srila Rupa Gosvami. Achar um guru tão completamente qualificado como ele é muito raro, muito raro. Se, nesta vida, devido a alguma piedade espiritual (suktri) nos aceitamos até mesmo um kanistha-adhikari-guru, algumas impressões do Vaisnavismo são feitas no coração. Então talvez nós tenhamos qualificação para escolher um guru genuíno. E como nós devemos escolher? Nós nos rendemos aos pés de lótus de caitya-guru (Krsna no coração) e oramos a Ele. Morando em nossos corações Ele irá ouvir nossa súplica. Ele sempre ouve. Se alguém ora: “O Krsna, eu desejo sinceramente me tornar seu servo, por favor, guia-me aos pés de lótus de um guru qualificado”. Com certeza ele irá organizar para que isto aconteça. Aquele que negligencia tal prece e tem confiança em sua própria habilidade para escolher e examinar seu guru terá sua vida espiritual perturbada.
Um sintoma de um autêntico siksa ou diksa-guru é que cada um de seus discípulos sinta tanta afeição vinda do guru, que ele, o discípulo, pensa que seu guru o ame mais sobre todos. Quando em presença do guru, todos os Vaisnavas, mesmo aqueles que não sejam discípulos, sentem que o guru os ama mais. Eu pude ver esta qualidade em meu Guru Maharaja e também em Swamiji. Acho que muitos discípulos de Swamiji tiveram esta experiência. Nós ouvimos dos discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada que todos, desde pequenas crianças até os superiores, costumavam pensar: “Eu sou tão amado por meu Guru Maharaja”. Os discípulos experimentam este sintoma de um autentico guru porque ele não deseja benefícios materiais deles. Ele apenas quer morar em seus corações e enche-los de krsna-prema. A menos que ele seja perfeito em sua própria realização de krsna-prema, ele não poderá dar-la. O guru nunca pega o coração de seu discípulo como sua propriedade. Melhor ele faz ele macio doce e perfumado, apropriado para oferecer ao Divino Casal. O discípulo primeiramente oferece seu coração aos pés de lótus de seu amado guru, que irá a favor dar a seu guru, e assim por diante até ser colocado nos pés de lótus de Rupa-manjari. Srimati Radhika irá providenciar para que a pessoa sirva a Krsna e a Ela mesma.
O guru nos instrui como praticar Bhakti, e como desenvolver nossa honra, afeição e serviço a Krsna. Isto é Divya-jnana. O guru também destrói nossas reações pecaminosas: divyam jnanam yato dadyat, kuryat papasya sanksayam, tasmad dikseti as prokta, desikais tattva-kovidaih. “Por diksa a pessoa gradualmente perde o interesse em prazeres materiais e gradualmente torna-se interessado em vida espiritual”. [Bhakta-sandarbha 283] Kuryat papasya sanksayam. Vida material significa problemas que surgem de estar atado à afeição e estima por amores mundanos. Em vida material uma pessoa é cheia de luxuria, raiva, ganância, maldade, ilusão e inveja, pensando que ela é a desfrutadora. Sri Gurudeva destrói os quatro estágios do pecado- prarabdha, kuta bija, aprarabdha e avidya
Se nosso diksa-guru não é de tal magnitude, que ele seja capaz de fazer todas estas coisas, então seus discípulos devem aceitar um siksa-guru que está mais avançado. Orem a Sri Krsna e a Sri Gurudeva para que ajudem a vocês dissolver suas dificuldades. Um guru autêntico irá aconselhar a você que procure refúgio em um Vaisnava avançado, que tenha o mesmo valor de Srila Rupa Gosvami e Srila Narottama Dasa Thakura. Ele não ira protestar que seu discípulo está tomando refúgio com um Vaisnava superior. Um sad-guru (guru auto-realizado) nunca deseja ganhos matérias. Se ele o deseja, ele não é realmente um guru. Se o guru está demonstrando ciúmes, ou inveja que o discípulo está se associando com um siksa-guru, ou se ele é contra os Vaisnavas e seus ensinamentos, então o discípulo deve considerar em desistir deste guru.
SEJA DESTEMIDO E ASSOCIE COM VAISNAVAS QUALIFICADOS
Se você seguir esta instrução e associar com puros devotos, Krsna irá arranjar tudo para você. Não tenha medo. Krsna criou você. Ele é o Supremo Controlador, então porque você deveria sentir medo algum? Todos os problemas serão dissipados por seguir esta instrução e Krsna irá arrumar tudo. Se você deseja puro serviço à Krsna, tem coragem em seu coração, seja destemido e faça um esforço para se associar com Vaisnavas qualificados. Esta importância é enfatizada não apenas uma vez, mas três: sadhu-sanga, novamente sadhu-sanga e novamente sadhu-sanga.
Se você deseja serviço devocional puro a Krsna você deveria corajosamente seguir as indicações e instruções que nós temos dito. Se sua preferência é fazer dinheiro, e você acredita que isto irá interromper pela associação com Vaisnavas de alta classe, então você não está propenso a seguir estas instruções. Se você aspira em ser como Prahlada Maharaja, então você deve se familiarizar com o significado implícito nas declarações de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.
Grave estas palavras de Swamiji no Caitanya-caritamrta, Adi-lila [1.35]. Se você deseja serviço devocional puro, você deve associar com Vaisnavas. De outra maneira você receberá asat-sanga (associação com materialistas). Este será o resultado. Então tente seguir a linha de pensamento de Swamiji. Eu estou seguindo a mesma linha de Swamiji. Eu nunca direi algo diferente do que foi dito por Caitanya Mahaprabhu e Swamiji.
Honre apropriadamente todos os Vaisnavas
m
eu humilde pedido a todos é de que honrem todos os Vaisnavas sênior, sênior em anos gastos com Gurudeva e também sênior em bhakti. Nós não podemos distinguir quem é sênior ou iniciante em bhakti a menos que nos mesmos sejamos avançados. Às vezes nós até podemos distinguir, mas geralmente nos não somos qualificados para considerar quem é sênior e quem é iniciante em anos com Gurudeva. A associação é muito boa, mas considerando a base de bhakti é ainda superior.jena vaisnava ciniya laiya adhara karibe jabe
vaisnavera krpa tahera sarva siddhi avasya payibe tabe
Aqueles que são qualificados para perceberem que é kanistha-adhikari, que é madhyama-adhikari e que é uttama-adhikari estão com certeza acima de madhyama-madhyama-adhikari. Similarmente, é para o nosso benefício, que devemos tentar, e dar respeitos de acordo com o nível, considerando os estágios de real avanço em devoção. Não é correto honrar todos da mesma maneira. Preferencialmente, nós devemos considerar se o devoto é kanistha, madhyama ou uttama-adhikari e honrá-los de acordo. Então nossa bhakti irá desenvolver intensivamente e nossas vidas serão bem sucedidas.
Se não tivermos gosto para harinama e se desejamos alcançar este gosto, teremos que praticar os princípios do Sri Upadesamrta regularmente, de como honrar apropriadamente os devotos. Aquele que faz um show dizendo ser em Vaisnava, mas fracassa ao honrar os Vaisnavas, dando preferência a fama e ganhos mundanos, deve ser desconsiderado rapidamente, mesmo se você tenha tomado harinama e diksa desta pessoa. Este tipo de dito guru é popularmente assim conhecido, como um guru, mas freqüentemente não condizente e deve ser deixado. Isto está explicado no Mahabharata e outras escrituras. Se você não rejeitar tal guru, você terá que ir ao inferno. Esteja pronto para isto. Nenhum Vaisnava deve ser desonrado, mesmo um kanistha-adhikari, então o que dizer de um madhyama e uttama. A associação com alguém que está desonrando ou criticando os devotos deve ser deixada. Se ele diz ser um genuíno Vaisnava e que ele é o único devoto autentico de Gurudeva, ainda assim ele está cometendo ofensa, então seu próprio guru, se autentico, irá rejeitá-lo.
Srila Jiva Gosvami dá uma instrução muito importante. Nos não devemos criticar ninguém. Não devemos pensar que por haver disputas no mundo transcendental, como as disputas entre as seguidoras de Srimati Candravali e as seguidoras de Srimati Radhika, nós também não devemos disputar. Nós não devemos escolher um lado e então colocarmos a criticar o outro.
Devemos tentar aprofundar em krsna-bhakti, tomando iniciação (diksa) de uma maneira real para termos conexão permanente com Krsna. Nós devemos honrar a pessoa que ainda não iniciou (diksa), mas que está cantando os nomes de Krsna, por ele estar tentando fazer parte da família de Krsna. Mesmo que ele nos repreenda, nós ainda devemos honrá-lo. Só devemos criticar nossa não evoluída e inconsciente mente. A mente é muito fraca. A cada manhã nos devemos pegar uma vassoura e bater na mente dizendo: “Oh mente seja pura e tente servir a Krsna”.
LEIA OS LIVROS DE NOSSOS ACARYA S E TORNE-SE QUALIFICADO
[k2] . Se Swamiji pensou que ninguém fosse qualificado, que nunca haveria alguém qualificado nem para ler nem para entender seus livros, então porque ele teria escrito desta maneira? Algumas pessoas dizem que ninguém é qualificado para realizar estas verdades sobre o Senhor Caitanya. Eles dizem que aqueles que tentam entender são sahajiya. Usando esta lógica, Srila Rupa Gosvami e Srila Krsnadasa Kaviraja também são não qualificados, porque as palavras do Caitanya-caritamrta são deles. Não aceite tal lógica.Atualmente qualquer pessoa que esteja lendo o Caitanya-caritamrta e o Srimad-Bhagavatam em associação com Vaisnavas, e cantando os santos nomes de Gaura-Nityananda Prabhu, certamente se tornaram qualificados. Somos todos recebedores da misericórdia de Mahaprabhu porque nós deixamos todas as outras linhas para nos refugiarmos em sua sucessão discipular. O número de interessados no mundo é tão pequeno que eles podem ser contados nos dedos. Acho que aqueles que tomaram refúgio nos pés de lótus de Caitanya Mahaprabhu ou seus associados serão certamente, um dia, qualificados. Não perca a esperança. Eu vejo raios de esperança por todos os lados. A misericórdia de Caitanya Mahaprabhu estará entre vocês.
Muitos devotos têm o Caitanya-caritamrta, e ao longo do Caitanya-caritamrta nos temos os significados dados por Swamiji
[H3] . Ainda assim raramente temos a oportunidade de ouvir explicações claras de suas palavras. Se nós mesmos não pudermos explicar os comentários propriamente, isto significa que não temos real interesse. Para desenvolver interesse nesta bonita e poderosa missão que Sri Caitanya Mahaprabhu e Swami Maharaja vieram nos dar, devemos tentar nos associar com Vaisnavas que têm um grande interesse nesses tópicos, não em tópicos mundanos. Nós não viemos a este mundo com posses materiais, e quando deixarmos este corpo deixaremos seja o que for que tivermos acumulado durante nossas vidas. Então porque devemos nos preocupar com confortos materiais e propriedades?Aqueles que não lêem os livros de nossos Gaudiya Vaisnavas acaryas, como Srila Bhaktivinoda Thakura, não estarão hábeis para explicar os significados vividamente. Swamiji sempre leu todos estes livros. Se algum discípulo esta apenas chorando “Guru, guru, guru”, ele não entenderá este princípio. Se alguém que pense que devemos conhecer apenas seu guru, e que por conhecer Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura ou Gurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Rupa Gosvami ou Srila Sanatana Gosvami não poderá conhecer Krsna, tem um pensamento ofensivo.
REAL PREGAÇÃO OU FALSA PREGAÇÃO
Quando Srila Prabhupada visitou o templo de Atlanta e as Deidades de Sri Sri Gaura-Nitai durante o hay-day de distribuição de livros, um discípulo perguntou “Srila Prabhupada, o que irá te dar mais prazer?” Srila Prabhupada respondeu “Se você amar Krsna”. Em uma carta para os distribuidores de livros de Los Angeles em 1974 Srila Prabhupada concluiu, “E muito maravilhoso que vocês queiram salvar o mundo, mas primeiros vocês têm que salvar a si mesmos”.
Srila Bhaktivedanta Swami veio com o mesmo propósito de Sri Caitanya Mahaprabhu, de dar o prema no qual o próprio Senhor veio dar, mas eu acho que apenas raras pessoas realizaram isto. Swamiji estava acabando com a selva de mayavada e outras filosofias, e os devotos se uniram a ele nesta missão, mas nós não devemos pensar, “Acabar com as selvas é o maior serviço neste mundo”. Limpamos o terreno em um lugar específico para que possamos construir uma casa e residir ali. Esta construção é a construção de bhakti. Não devemos simplesmente continuar a cortar as selvas por seguidos nascimentos. Com certeza há selva em todo lugar, mas é inútil gastarmos nossas vidas eliminando-as. Aqui Swamiji está ensinando ao mundo: bhakti vina jagatera nahi avasthana. “Sem amor carinhoso, a existência do mundo material é inútil”. Inútil. Então acabar com a selva é também inútil se o humor não for o de construir bhakti nos corações dos devotos. Isto é o importante. Nós não viemos a este mundo para fazer tantas construções materiais para o nosso conforto. Nossos Gosvamis e acaryas são muito poderosos e também acabaram com varias selvas. Mas nós não somos tão poderosos. Se nos concentrarmos em apenas acabar com a selva de sahajiyas, mayavadis e viasyis (desfrutadores dos sentidos), mesmo em nome de ‘fazer devotos’ seremos afetados por estas mesmas contaminações.
Nos dias de hoje as pessoas acham que pregar é fácil, e distribuir é mais importante do que praticar. Mas se alguém não conhece o sastra, ou a ABC da pregação, então o que ele está fazendo? Alguém talvez colete dinheiro distribuindo livros, fique com um pouco para ele e de um pouco para a matha (templo). Apesar de ele pensar, “Eu sou um ótimo pregador”, ou “Nós estamos pregando para todo o mundo”, tudo que ele pode estar fazendo é arranjando para tomar maha-prasadam e morar na matha. Sua pregação é apenas dita, e falsa. Se alguém não está realmente praticando, então após alguns dias, meses ou anos ele voltará a praticar maus hábitos; e quando achar a culpa disto ele estará sendo mandado embora do templo, ou ele mesmo deixara bhakti completamente.
Pregação de sucesso não é barata. Se você está seguindo o processo e está tendo alguma realização, então tente dar aos outros. A alma fica muito feliz pela prática de bhakti-yoga e Krsna se manifesta em seu coração. Então primeiro você deve estar satisfeito por cantar e lembrar, e quando sua confiança estiver forte você poderá pregar apropriadamente. Yenatma samprasidati. De outra maneira você estará trapaceando, e nós podemos ver que neste mundo pessoas que enganam as outras são enganadas por Krsna.
Mas você deve saber também que pura vaidhi-bhakti e impura vaidhi-bhakti são diferentes. O que estamos fazendo não é vaidhi-bhakti. Sravana, kirtanam, etc., realizados apenas para comprazer a Krsna, é na verdade vaidhi-bhakti. Se nós estamos concentrados simplesmente em fazer dinheiro, nós não estamos praticando bhakti. Um puro praticante de vaidhi-bhakti é muito raro. Se olharmos em nossos corações, talvez vejamos que estamos realizando atividades para o nosso ganho e reputação. Isto não é bhakti pura. Isto não é nem pura vaidhi-bhakti. Nós devemos tentar seguir vaidhi-bhakti. Mas Krsna diz que “Eu não sou satisfeito nem mesmo por pura vaidhi-bhakti”. Ele esta rejeitando até mesmo isto. O que é então a pura bhakti? É servir Krsna em sakhya, vatsalya e madhurya-bhava assim como Vraja-vasis fazem. Manter associação com alguém que nos ensine o verdadeiro humor de Krsna é muito raro mesmo em Bhauma Vrindavana.
Pratiquem bhakti-yoga, sejam autênticos e então tentem pregar; de outra maneira suas palavras não terão potencial e sua pregação não será efetiva. Talvez você fale de Krsna da mesma maneira que eu falo, ou de mesma forma que Srila Bhaktivedanta Swami falou, mas onde for que as pessoas já tiveram a oportunidade de ouvi-lo ou ouviram um pouco de mim, eles não irão ouvir de alguém que não esta praticando bhakti pura.
Tente reformar as coisas assim como Srila Bhaktivinoda Thakura disse em sua biografia. Depois de Caitanya Mahaprabhu e depois dos Gosvamis, algum mal entrou em nossa Gaudiya Vaisnava sampradaya. Então você terá que reformar todas essas coisas, depois bhakti, assim como pura água do Ganga, irá fluir. Ele tentou e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami também tentou. Bhaktivedanta Swamiji Maharaja deu a semente e desta semente tantos galhos saíram e folhas cresceram deles. Diferentes frutas também apareceram, mas temos que ver que muitas frutas verdes estão agora prontas para amadurecer. Nós temos que controlar para que essas frutas maduras não estraguem, para que os maus germes não entrem e infectem elas. Nós devemos tentar manter-las tão puras assim como foi naquele tempo, e vocês devem pregar isto por todo lugar. Os nomes de Krsna, krsna-prema. O que é prema? Prema é quando qualquer coisa que venha contra quebre-se, mas prema não ira quebrar. Você entende? Qualquer coisa que vir para destruir prema, mesmo que haja uma boa razão para destruí-la, irá embora. Este é o sintoma de prema. Se prema esta em nossos corações, mesmo que seja uma pequenininha gota, então nosso prema ira crescer. Mas às vezes podemos ver que o que parece ser prema vai embora, então aquilo não era prema. Estas são verdades que desejamos pregar.
Algum devoto da ISKCON estava dizendo, “Prabhupada não disse nada sobre isto. Ele apenas disse que devemos pregar”. Eu disse, “O que você deveria pregar? Qual é o significado da pregação?” Então ele ficou em silencio. Você deve saber sobre que Caitanya Mahaprabhu veio pregar. Primeiro você deve saber do ABC até este ponto. Você deve obedecer às ordens de Prabhupada, mas não pense, “Nós aprendemos tudo de Prabhupada. Ouvimos tudo de Prabhupada e agora vamos pregar.” Você deve aprender o ABC, obedecer às ordens do general, cantar os Santos Nomes e seguir adiante. Mas este não é a meta última de seu siksa. Isto deve ser entendido. Acredito que ele veio para dar o mesmo que Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami, Jiva Gosvami, Visvanatha Cakravarti Thakura e Bhaktivinoda Thakura vieram nos dar. Não devemos rotulá-lo com nossa concepção limitada. Devemos orar para ele para que possamos saber ao certo. Sempre tentem abrir seus corações e orarem para ele. “Afortunadamente você deve revelar tudo que esta em seu coração”. Então você pode pregar mais e mais.
Agora Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada esta em aprakata-lila e ele esta assistindo vocês e vendo se vocês estão completando sua missão puramente e com entusiasmo. Esta responsabilidade é enorme, então vocês devem fazer mais e mais trabalhos para tudo isto acontecer. Qualquer questão mundana, nome, fama ou saúde, não devem nos remover para bem longe de nossa meta última, prema. Em nosso sadhana e bhajana o egoísmo não deve estar em nossos esforços. Se algum egoísmo ou coisa mundana vier irão nos manter mais e mais distantes. Finalmente, devemos tentar pregar para o mundo todos estes métodos de nossos Gosvamis, Caitanya Mahaprabhu, Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami e nosso Gurudeva. Então este será o melhor serviço.
Estamos todos na mesma família – A Gaura Parivara
Em seus últimos dias em Vrindavana, Srila Prabhupada instruiu que a política da não cooperação com a Gaudiya Matha mudou e que nós devemos cooperar. “a guerra acabou”. Ele formou a Bhaktivedanta Swami Charity Trust especificamente para “trazer unidade entre os Gaudiya Vaisnavas, especialmente os seguidores de sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura”.
Eu estou muito agradecido a você que escreveu para dizer: “Está claro para mim que você é grande e poderoso acarya no mundo Vaisnava agora, no presente”. Às vezes Sridhara Maharaja também dizia assim. Então na verdade se você esta se sentindo assim, deixe nos trabalhar em conjunto. Está é uma grande perspectiva para pregação da mensagem de Caitanya Mahaprabhu em todo mundo e na Índia também. Ao menos na Índia nos podemos pregar muito vigorosamente se trabalharmos juntos. [SP carta 0.11.76]
Existem tantas sociedades e associações de devotos puros, e se alguém com um pouco de fé começar a associar com estas sociedades, seu progresso para serviço devocional puro será rápido. [Srila Prabhupada em Néctar da Devoção, capítulo 19]
Quando eu conheci Swamiji em 1947, acho que a maioria de vocês não havia nascido naquela época. Não existia a ISKCON, ele não havia estabelecido a sociedade ainda, mas ISKCON estava lá. A verdadeira ISKCON não é uma coisa mortal, não nasce e não morre – é eterna. Não nasceu em nenhum tempo, estabelecimento, não haverá morte, não parará nada disto. Ela sempre existiu antes de Krsna, na Satya-yuga, e existirá para sempre. Esta consciência de Krsna é apenas amor puro por Krsna e Radhika. A missão e objetivo de Caitanya Mahaprabhu foi a mesma, e Jiva Gosvami chamou isto de Visva Vaisnava Raja Sabha. A vida e alma da ISKCON, ou da Visva Vaisnava Raja Sabha, é amar e servir o casal Radha-Krsna ou Sri Caitanya Mahaprabhu. Tomando a forma de Srimati Radhika por sua beleza, o próprio Krsna veio e propagou esta missão de que nós somos partes e parcelas de Deus. Se não for o amor e afeição por Krsna a Suprema Personalidade de Deus, então nós somos iguais a uma pessoa morta. O objetivo e missão de Caitanya Mahaprabhu são o objetivo e missão de Srila Rupa Gosvami, e o objetivo e missão de Rupa Gosvami são o objetivo e missão de todos os discípulos acaryas até Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Este amor e afeição pelo Casal Divino é a vida e alma da ISKCON e no geral do Vaisnavismo. Swamiji não estabeleceu nada novo. É a mesma água em uma nova garrafa.
Se alguém disser que há diferença entre Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, isto não e verdade, não há diferença. Eles são discípulos de uma mesma linha. Swamiji pregou no Oeste e meu Gurudeva pregou na Índia, ainda assim eles falaram as mesmas coisas. O amor deles por Krsna é o mesmo. Seus ensinamentos são os mesmos. Seus serviços para Mahaprabhu são os mesmos. Um está na Sociedade Internacional para Consciência de Krsna e o outro na Gaudiya Vedanta Samiti. Mas os dois estão na família de Caitanya Mahaprabhu (gaura-parivara), então não há necessidade de discussões. Ninguém deve desonrar-los. Devemos seguir as instruções dos acaryas anteriores e tentarmos desenvolver nossa consciência de Krsna.
Não há inimigos. Não há discussões aqui. Somos todos Vaisnavas. Somos seguidores de Caitanya Mahaprabhu. Nós trocamos duras palavras no passado algumas vezes, mas admitimos isto. Eu fiquei muito satisfeito em ouvir as palavras de Swamiji dizendo que não devemos nos importar muito com qualquer nome institucional. Que devemos tentar honrar todos os Vaisnavas que estão na linha de Caitanya Mahaprabhu, na linha de Rupa gosvami. Na verdade é apenas uma instituição, que consiste na Gaudiya Vaisnava Samiti, a Sociedade Internacional para Consciência de Krsna, ou qualquer Gaudiya Vaisnava. Cada instituição é como uma gana (grupo); assim como há Lalita-gana, Visakha-gana. Elas são grupos separados, mas elas só pensam em servir a Krsna mais e mais, e também como as outras ganas também querem servir a Krsna mais e mais. Entre elas mesmas não há egoísmo, nada sobre o que se discutir. Então nos deveríamos cooperar uns com os outros e só assim poderemos pregar para todo o mundo a missão de Caitanya Mahaprabhu, a missão de Krsna.
Se há uma faísca de prema então nos podemos ser felizes e podemos tratar uns aos outros como irmãos, como amigos, como irmãos espirituais, e priti, e carinho, existirá para cada um de nós. Swamiji não fez nenhum comentário sectarista. Ele não disse nada sobre discutir um com o outro, nem invejar ninguém. Ele nos ensinou assim como outro acarya ensinou que nos somos uma família, e esta família é chamada família de Gaura. Isto inclui qualquer um que esta amando e servindo Caitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, qualquer um que esteja cantando e lembrando-se de Krsna e Radha, Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare. Estão todos na mesma família, a família de Gaura; todos deveriam ser honrados. Eles deveriam estar dando respeitos e tudo mais, assim como nós estamos na mesma família. Se forem kanistha, madhyuma ou uttama, eles devem dar respeitos de acordo com seus estágios. Alguém pode ser discípulo de ninguém, ou pode ser de Swamiji, seu Prabhupada, ou ele pode ser discípulo de Bhaktisiddhanta Sarasvati ou de outro guru, de qualquer um, ele pode ser discípulo do discípulo de Swamiji, não há problema. Nós estamos todos na mesma família, realmente eu realizei isto aqui.
Eu estou compartilhando meu amor por ele com vocês
Todos os lideres de ISKCON, por favor, me desculpem por qualquer falta que eu possa ter cometido aos seus pés. Eu humildemente peço perdão aos seus pés. Eles não deveriam estar bravos comigo. Eu quero glorificar Swamiji mais e mais, mas infelizmente eles não entendem o que eu digo. Se eles forem corações puros... sinceros, cheios de sinceridade, servindo seu Prabhupada, então chegara o dia em que eles serão afortunados para entender estas coisas. Eles querem unir, atar, Prabhupada, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja em suas mentes limitadas. Suas mentalidades ainda não estão fora de maya. Eu não estou dizendo isto sobre todos eles. Eles querem confinar Prabhupada em seus pensamentos, eles querem prender ele. Mas ele não é de se prender. Eles deveriam pensar o que pensamos que Prabhupada é ele não é somente isto, ele está além destas coisas, muito além. Eles só sabem quão alta é a montanha, mas não quão profunda ela é. Isto eles não sabem. Eles deveriam saber quão profundo é.
Se bem que eu expliquei todas estas coisas anteriormente, alguns devotos não conseguiram entender. Eles disseram a mim “Oh você não esta glorificando meu Gurudeva”. Mas ele é meu Gurudeva também, não apenas seu. Eu estou dividindo meu amor por ele com vocês, para espolvear mais misericórdia em vocês. Ele me deu uma oportunidade especial para servi-lo, então eu estou oferecendo meu sincero puspanjali a seus pés de lótus aqui.
Srila Swami Maharaja quis que nós avençássemos em Consciência de Krsna
Srila Narottama Thakura diz em suas preces “Sem servir a Krsna eu sou tão desafortunado, e nesta vida eu não o servi. Eu estou sempre absorto em inútil atividades mundanas para coletar posses, mas eu não estou feliz. Se bem que minhas conquistas materiais são como veneno, eu desisti do néctar de bhakti, krsna-prema, em troca deles. Eu deveria morrer. Porque eu continuo vivo! Porque estou mantendo minha vida!” Nós também devemos pensar assim. “Se eu não estou servindo nem fazendo sadhana-bhajana adequado, então qual é a utilidade de minha vida! O corpo humano é dotado de uma grande capacidade em comparação com os animais para que sigam na vida espiritual. E mesmo eu tendo maior inteligência e oportunidade de boas associações, eu negligenciei e tomei veneno. Então porque eu não devo morrer! Senhor Brahma fez do meu coração mais duro que pedra, e por esta razão eu não morro”.
Antes de deitar a noite devemos considerar nosso desenvolvimento espiritual. “Minha fé cresceu hoje? Meu conhecimento e serviço a Krsna cresceram?” Nós fazemos isso nos negócios quando fechamos a loja ou escritório no fim do dia, calculamos nossos ganhos e perdas. Similarmente Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada costumava dizer que toda noite nós devemos calcular se nossa bhakti cresceu se é a mesma, ou se decresceu. Diariamente nos devemos fazer isto. Se nossa associação é boa, irá crescer se não for irá decrescer. Se tivermos Sat-sanga (boa associação) do mesmo nível que nós mesmos e também visayai-sanga (associação de desfrutadores do sentidos), então nosso serviço será externo e teremos algum sabor por desfrute material.
Suponhamos que nossa iniciação foi a vinte ou vinte quatro anos atrás. Agora devemos calcular o crescimento do nosso serviço para Krsna. Se nosso sadhana-bhajana está o mesmo de quando começamos! Se ele diminuiu, ou se desenvolveu! Se nós sinceramente considerarmos estes pontos, podemos progredir facilmente. Se não tivermos feito pregresso desde a época que nos juntamos à missão, se temos gostos por visava e se estamos simultaneamente tendo asat-sanga junto com Sat-sanga, isto e por causa de alguma ofensa. Nós devemos saber então que nossa bhakti esta decrescendo.
Acho que vocês podem entender isto. Da primeira vez que vocês vieram para seu Gurudeva vocês estavam tão entusiasmados. Similarmente com boa associação vocês irão manter o entusiasmo. Se vocês não têm entusiasmo é por causa de ma associação, ofensas e anarthas. Uma tentativa deve ser tomada com intuito de corrigir a situação. Um garoto não pode permanecer em uma classe por vinte anos. Se ele o fizer significa que ele não esta realmente na classe. Ele não esta estudando, mas preferindo jogar futebol, cricket e por aí vai, e tendo más associações. Ele não tem realmente freqüentado as aulas. Nós devemos calcular nosso progresso, de outra maneira não poderemos melhorar.
Por sempre servir suddha-guru, suddha-vaisnavas, suddha-nama, e empenhado em praticas devocionais, em pouco tempo você será um devoto puro. Você não deve ter tempo para anarthas e aparadhas. Em outras palavras, você deve estar empenhado para que não tenha tempo de fixar a mente em anarthas e aparadhas passados, nem ter tempo de cometer novos. Com um humor de servir Sri Guru, Sri Krsna e os Vaisnavas, e entendendo que isto é o mesmo que o próprio Krsna, deve-se servi-lo dia e noite. Se nós servimos e ouvimos de alguém que esta cantando suddha-nama, nosso cantar de namaparadha e namabhasas irá embora e o puro nome virá.
Nesta seção Srila Narayana Maharaja lembra os primeiros anos de associação com Srila Prabhupada antes de ele ir para o Oeste e seus últimos dias com Ele em Vrindavana, antes dele entrar em nitya-lila.
Parágrafo da foto pagina 38
Nosso primeiro encontro foi durante uma aula dada por meu Gurudeva. Um devoto grhastha estava na porta de traz e Gurudeva, assim que o viu, pediu-me que o trouxesse para frente. Era uma grande assembléia. O devoto hesitou em vir para frente, mas Gurudeva insistiu que ele viesse até ele. Meu Gurudeva teve tanto respeito por ele e colocou-o sentado juntamente com ele na mesma plataforma. Eu olhei para meu Guru Maharaja e em silencio perguntei “quem é ele?”. Depois ele me disse “Este é Abhaya Carana Babu. Ele é um querido discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada. Você deve obter o favor dele, você deve ouvi-lo e deve servi-lo.”
Apêndice I
Levando Srila Prabhupada a sério
Introdução
A seguinte carta foi escrita por Sua Santidade B.V. Bhagavata Maharaja, discípulo de Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja, que, na idade de 101 anos é o mais reverenciado e sênior discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada que ainda está vivendo no planeta. Neste sério trabalho são apresentadas respostas ás varias infundadas e enganadoras acusações feitas por um membro da ISKCON Corpo Governante contra a personalidade de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.
Nossa razão de incluir esta carta neste livro na forma de apêndice é que os pontos levantados por ele na defesa de Srila Narayana Maharaja são corretos e pertinentes às fundamentais verdades que condizem com o principio de acarya. Por uma paciente e imparcial leitura das lógicas afirmações que ele faz aqui, alguém poderá ver claramente que um acarya pode ser diferente do outro em termos de métodos detalhados que ele emprega para o presente e a absoluta mensagem da sampradaya até o publico em geral e para seus discípulos em particular; mas isto não prova, em si mesmo, que ele não está na linha do seu predecessor acarya. O audaz e sem compromisso tom de sua apresentação desafia-nos a entender os dois genios e a sensibilidade utilizada pelo Acarya em sua misericórdia entregue da esotérica verdade do Vaisnavismo da Gaudiya para as massas.Ele cita o exemplo da poderosa missão de pregação de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Nityananda-saktyavesha-avatara do século XX que espalhou a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu em todas as partes do globo. Em sua apresentação das praticas e ensinamentos do Gaudiya Vaisnavismo para o publico moderno, ele escolheu moldá-los em uma forma diferente daquela de seu próprio Guru Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Ainda, ao fazer isto, ele não estava realmente desviando de seu Gurudeva, mas antes disso ele estava demonstrando sua absoluta dedicação às suas ordens. Por isso nos devemos enxergar que nos corações dos mais exaltados Vaisnavas existe misericórdia transbordante para ajudar a difícil condições das almas caídas. É esta verdadeira compaixão que os inspira a idear caminhos para atrair e para engrenar os sinceros aspirantes enquanto aceitam o remédio que eles vêem entregar. A diferente aparência deles ou dos predecessores é ainda uma marca e medida de suas próprias glorias e posições de exaltada realização espiritual.
Nós apreciamos a lógica e objetividade da carta de Sripad Bhagavata Maharaja, e aplaudimos sua coragem e esforço para defender um devoto puro de Sri Sri Radha-Krsna. Sua carta é apresentada aqui por inteiro e sem alterações.
Levando Srila Prabhupada á sério
Carta de Sua Santidade Bhakti Vidagadha Bhagavata Maharaja, uma resposta à carta de Sriman Ravindra Svarupa sobre Sua Santidade Srimad Bhakti Vedanta Narayana Maharaja.
Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga. Hare Krsna. Por favor, aceite meus respeitos.
Como um humilde servo de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e seguindo as ordens de meu Guru Maharaja, om visnupada 108 Sri Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja, estou escrevendo esta carta de um ponto de vista completamente neutro, para que ninguém se sinta atacado, ofendido no coração. Eu peço desculpas se isto acontecer.
Eu venho através de sua carta no CHAKRA web site outro dia, e pensei que fosse meu dever protestar contra a propagação de tais erradas concepções da Gaudiya Matha e seus Exaltados Vaisnavas, na linha de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Eu irei tentar apenas mostrar a você algumas das más entendidas concepções que você propagou no nome de guru-seva (ou serviço ao seu Srila Prabhupada).
1. Se você não gostaria de convidar Sua Santidade Narayana Maharaja a qualquer centro de sua ISKCON, tudo bem, mas eu acho que se um Vaisnava aparece em minha porta e eu não sentir nem um pouco de felicidade em vê-lo, isto será uma vaisnava-aparadha. H. H. Narayana Maharaja é conhecido por todos como um Vaisnava (o que você não pode negar), então se você ou qualquer um dos membros de sua organização (que supostamente também é uma organização Vaisnava) não estão felizes em ver um Vaisnava em sua porta, então vocês estão cometendo tal aparadha.
2. Você fala sobre as indicações de Srila Narahari Sarakara Thakura no Sri Krsna Bhajanamrta que se um mestre espiritual está em uma boa posição, e ainda não é suficientemente elevado para dar a um discípulo instruções para seu avanço adicional, então o discípulo pode ter permissão de seu diksa-guru e assim obter vantagem com um Vaisnava mais avançado para receber instruções. Então você perguntou “E se o diksa-guru não aprovar?”. Srila Bhaktivinoda Thakura responde a esta pergunta claramente em seu livro Jaiva Dharma como se segue: “Quando o discípulo escolhe alguém para ser seu guru e não tem oportunidade de verificar se esta pessoa é tattva-jna (aquele que conhece as obras do Vaisnavismo) e os Vaisnavas (no real sentido) então no tempo de entrar em efeito, ele não pode conseguir nenhum resultado deste tipo de iniciação e deve desistir dela de uma vez”.
Então não há duvida sobre pedir permissão para o dito guru (guru-bruva). Você está consciente do fato de que muitos membros de sua ISKCON não são bem treinados para aceitarem um guru e em muitos casos os escolhem em ignorância. Então, após algum tempo, quando eles entendem que seu guru não está qualificado o suficiente, eles devem desistir deste e procurar por um mais avançado Vaisnava para tomar instruções. Isto não importa se o dito guru está em boa reputação de acordo com suas regras da GBC. Foi visto que por seguir as instruções de sua GBC muitos inocentes devotos têm sido enganados em aceitar uma pessoa que nunca esteve qualificado para aceitar discípulos, como seu guru. O exemplo mais recente e o de Harikesa (Maharaja ou Prabhu) que prova meu ponto claramente. Você não deve tornar os devotos em escravos de sua GBC. Ainda que, de acordo com as escrituras, você deve permitir que eles procurem livremente por um mestre espiritual. Não é uma questão de o discípulo ir a Narayana Maharaja para instruções ou não. Você tem que entender a razão de porque essas pessoas vão até ele. Obviamente eles têm idéia de que o guru presente não tem qualificação suficiente para instruí-los. No momento que um discípulo pensa assim, sua relação com seu guru é automaticamente destruída. De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakura, o discípulo não deve desrespeitar seu guia anterior, mas deve com devido respeito procurar por uma verdadeira iniciação. A iniciação anterior deve ser considerada como abhasa (presença imperceptível) e isto é extremamente necessário para aceitar iniciação (em real significado) para começar o real Bhajana-kriya.
Você observou muitos argumentos na tentativa que eles provassem que H.H. Narayana Maharaja não é a um devoto avançado. Uma palavra
sábia, por favor, não espalhe essas idéias, peço isso a você porque você deve tomar conta do bem estar de sua própria alma espiritual e ao mesmo tempo ter cuidado para não criticar os devotos avançados. Você também disse que a aproximação a H.H. Narayana Maharaja é significantemente diferente do que o do seu próprio guru, Srila Prabhupada, e que ele não é um siksa-discipulo de seu fundador acarya. Por acaso isto significa que quem difere em detalhes da linha de seu guru não é em Vaisnava avançado? Se isto é verdade, eu gostaria de te perguntar algumas questões, e, por favor, não considere isto como um ataque desde que foi você quem trouxe a tona todas estas velhas questões. Nós não desrespeitamos Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, é você mesmo quem está fazendo isto a ele. Nós só queremos avisar a você para que não cometa nem uma ofensa contra seu próprio guru por um equivoco com Seus ensinamentos.Eu não acho que H.H. Narayana Maharaja esta clamando por ser seu mestre espiritual autorizado. Foi sua própria GBC que escolheu ele para ser seu mestre espiritual autorizado. Anteriormente eles fizeram o mesmo com Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja, e parece ridículo que você não entenda que o siksa e diksa-guru devem sempre ser sustentados no mesmo nível, então você não pode rejeitar Srila Swami Maharaja (e a GBC) não podem rejeitar Srila Sridhara Maharaja ou H.H. Narayana Maharaja, devido ao fato de que você mesmo deu a eles essa posição.
Seu Prabhupada ensinou a todos vocês que não se deve aceitar as cegas alguém como mestre espiritual. Minha pergunta é, quando ele ensinou a vocês todas essas coisas você cegamente o aceitou como mestre espiritual? Esta bem claro que no começo da ISKCON nenhum de seus irmãos espirituais foram bem informados da necessidade da qualificação de um fidedigno mestre espiritual. Apenas sem inspiração pura eles tomaram iniciação com Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e não estavam definitivamente trapaceados por seguirem as instruções de caitya-guru. Mesmo depois de terem diligentemente estudado as escrituras não é suficiente para qualificar alguém de selecionar um fidedigno guru. A inspiração que vem do coração é o que te ajuda. Se a inspiração vem da GBC, então provavelmente não será permanente. O único julgamento que um devoto pode fazer a respeito de seu guru é se ele é mayavadi ou se está ligado ao gozo dos sentidos, se assim for ele estará em um nível idêntico ao do guru, então qual a necessidade de haver a iniciação? Por favor, pare de pensar que está tudo acabado por um minuto. O que foi que levou você a escolher seu Prabhupada como seu guru quando todos vocês eram completamente (e ainda parece que a maioria de vocês é) ignorantes a respeito de guru-tattva?
Eu tenho a resposta advinda das escrituras. Isto só pode acontecer por inspiração. Sendo misericordioso para a Jaiva, Srima Mahaprabhu inspira os corações dos discípulos na forma de caitya-guru assim como de aceitar iniciação e instruções de um certo Vaisnava acarya. Os membros de sua GBC estão tentando provar que Mahaprabhu os enganou, porque primeiramente eles estavam inspirados a tomar siksa com Srila Sridhara Maharaja e mais tarde o rejeitaram como não autorizado. Então eles aceitaram instruções de H.H. Narayana Maharaja e mais uma vez pararam de vir até ele também. Isto por acaso significa que eles estavam erroneamente inspirados por Mahaprabhu uma vez após a outra para tomar instruções de não fidedigno siksa-guru? Amanhã talvez vocês vão descobrir que foram enganados por Mahaprabhu quando aceitaram Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja como seu diksa-guru e siksa-guru. É esta a razão porque Harikesa deixou seu movimento assim como as instruções de seu Prabhupada e tantas ordens?
Siksa guruke ta jani krsnera svarupa
Antaryami bhakta-srestha ei dui rupa
“Eu conheço o siksa-guru como sendo o Senhor Krsna diretamente. Ele funciona de duas formas, como Antaryami e como o maior dos devotos”.
Alguns dos membros de sua GBC da ISKCON aceitaram H.H. Narayana Maharaja como seu siksa-guru, que deve estar em nível idêntico ao de seu diksa-guru, e agora você esta questionando se ele é um rasika-bhakta e um devoto avançado ou não? Talvez após algum tempo você ira ter as mesma duvidas a respeito de seu diksa-guru também. Nós não iríamos, de qualquer maneira, colocar adiante tal questão se não conhecemos seu guru melhor do que vocês.
Rasika
significa um devoto que estabeleceu sua relação com o Senhor Supremo. Toda nossa guru-parampara é composta de almas eternamente liberadas (ragatmika) residentes do transcendental Vraja-dhama. Todos eles são rasika devotos. Um devoto não afortunado que não aceita seu Guru como um rasika devoto, não tem chances em fazer progresso em sua vida espiritual. Nós aceitamos seu Gurudeva assim como H.H. Narayana Maharaja como rasika devotos e como avançados Vaisnavas. Mas você irá aceitar isso? Você argumentou que H.H. Narayana Maharaja agressivamente apontou membros da ISKCON e a congregação. Eu gostaria de saber se isto é devido ao fato de que ele vai aos templos e arrastas as pessoas para fora ou elas vão até ele para ouvir seu hari-katha. Parece que você esta dizendo que a Gaudiya Matha não tem direito de atacar os apasampradayas e mayavadis. Então o que vamos pregar? Não é Narayana Maharaja que revela os corruptos de sua GBC, e outros lideres da ISKCON. Sua GBC rejeitou sete de seus originais gurus. Narayana Maharaja tem alguma coisa a ver com isto? Você deve se sentir envergonhado que estas pessoas (os sete membros da GBC que partiram) mostraram por suas atividades que eles não estavam nem mesmo no nível de kanistha-adhikaris. Se H.H. Narayana Maharaja alguma vez os chamou de kanistha-adhikaris, então ele deve ter falado sobre os melhores de sua presente organização da ISKCON.Dizer que a presente estrutura da ISKCON é uma organização karma-yoga, é dar a eles o maior respeito. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu, que além da niskama-karmi, a sakama-karmi não pode se referir com um yogi. Então de acordo com ele um niskama-karmi está executando karma-yoga. É uma vergonha que durante a adoração a Tulasi, e parikrama, vocês cantem “yani kani-ca papani”, quando esta claro que é uma oração para um sakarma-karmi que quer a redução de todos os seus pecados através do serviço devocional. Seus sannyasis e gurus (PELO MENOS A MAIORIA DELES) continuam usando o Nrsimha-kavaca e pequenos pingentes do Senhor Nrsimhadeva em seus pescoços para proteção o que é claramente sakama-karmi. Pessoas que tem tais tendências não podem continuar entre os karma-yogis. Nós achamos que poucos entre os melhores estão praticando karma-yoga. Nós temos obrigação de ter respeito por eles e talvez H.H. Narayana Maharaja esteja atento com isto, então ele está dando tal grande apreciação pela ISKCON como uma organização karma-yoga apenas por respeitar estes poucos que estão executando niskama-karmi.
Você também lamentou que H.H. Narayana Maharaja reiniciou discípulos de gurus da ISKCON. Mas você acha que é uma reiniciarão ou uma real iniciação? Aqueles discípulos de Harikesa que perderam sua fé dois ou três anos atrás, e mais tarde tomaram real iniciação com Narayana Maharaja, não tiveram um inteligente ato de suas partes? Quando eles foram realmente iniciados por Harikesa no real sentido da palavra? Então onde está o problema de uma reiniciarão? Na verdade H.H. Narayana Maharaja, apenas inicia aqueles que são sinceros investigadores da vida espiritual que foram enganados assim como aqueles que estão para ser enganados por sua presente GBC. Então porque você está incomodado? Ele nunca reiniciou ninguém, porque este termo reiniciação em si é ridículo. NÃO SIGNIFICA NADA.
É verdade que Tamal Krsna Gosvami e Giriraja Maharaja estão acostumados a respeitar H.H. Narayana Maharaja como seu siksa-guru. Eles inclusive realizam guru-puja para ele varias vezes e aratis assim como a Kesavaji Gaudiya Matha. Como é que eles podem abandonar uma pessoa que têm aceitado como siksa-guru sem nenhuma razão aparente? Os dois são gurus iniciadores da ISKCON no momento, mas se eles argumentarem que não foi possível reconhecer-lo antes, isto significa que eles não têm nenhuma realização para entender quais são os principais sintomas de um Vaisnava avançado. Então porque eles estão iniciando tantas pessoas e sua GBC os apóia como gurus autênticos, se eles não têm o poder de distinguir a posição de um Vaisnava, o que é a mínima qualificação para um madhyama-adhikari?
Você está incomodado porque H.H. Narayana Maharaja gastou um extraordinário longo tempo na área mais bem sucedida de pregação de Tamal Krsna Gosvami. Por favor, tentem entender a situação. Se hoje Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja viesse em sua antecipada forma de pregação no mundo e os discípulos de Tamal Krsna Maharaja e pedissem a ele que ficasse por um longo tempo em seu lugar e ele concordasse em ficar por aquele tempo pregando, você estaria se perguntando a mesma questão ainda? Para os discípulos de Tamal Krsna Maharaja H.H. Narayana Maharaja parece ser o guru de seu guru, e é bem natural que eles arranjem um longo tempo o programa dele. Porque isto o incomoda tanto? Se Tamal Krsna Gosvami quer pregar e gastar um tempo excepcionalmente longo nos mais bem sucedidos centros da Gaudiya Matha ele é bem vindo. É um fato que eu testemunho, muitos gurus da ISKCON e sannyasis visitando a Gaudiya Matha encabeçados em Mayapura e onde sempre serão bem vindos e respeitados assim como qualquer outro Gaudiya Matha acarya. E muito imaturo que você não esteja pronto para responder de mesma maneira.
Em 1990 você foi persuadido por algumas pessoas que aceitaram siksa de H.H. Narayana Maharaja ao visitá-lo. Onde estão estes siksas discípulos agora? Como eles estão dando siksa para outros? O que eles dirão quando perguntarem a eles de onde eles tomam siksa? Isto é ridículo. De alguma forma você está incomodado porque no primeiro verso do Isopanisad a palavra idam foi explicada diferentemente do livro publicado pela ISKCON. Eu fortemente solicito a você que veja os comentários de Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Baladeva Vidybhusana do verso. Isto, se não for ofensivo a você ler outros livros que não foram escritos por Srila Prabhupada. Você estava muito chocado porque você é um discípulo de Srila Swami Maharaja (assim como você tem escrito) e em frente de você H.H. Narayana Maharaja disse que tinha um erro neste livro. Se você disser que tem um erro no livro, você está querendo provar que seu Gurudeva é um tolo? Você pode fazer isso, mas nós não, porque nós sabemos quem é seu guru melhor do que você. No comentário do Caitanya-caritamrta está escrito que gunja-mala significa uma guirlanda de pequenos búzios. Você aceita isso? Você coloca uma guirlanda de búzios em Krsna no lugar de uma gunja-mala? Se você diz que tem erros nos livros escritos por seu Gurudeva você esta tentando dizer que ele não sabia o que uma gunja-mala significa? Você pode dizer que sim, mas nós os membros da Gaudiya Matha estamos com muito medo de cometer ofensas aos seus os pés de lótus, sabendo perfeitamente o que é uma gunja-mala, mas é um erro do livro. Em outros lugares tem vários erros, mas estes erros estão apenas nos livros. Porque você está culpando H.H. Narayana Maharaja por querer proteger o respeito de seu Prabhupada?
Você escreveu que seu Prabhupada enfatizou a importância dos livros. Isto pode ser verdade, mas você deve se lembrar que a maioria desses livros vieram a ser editados apenas depois que a ISKCON estava estabelecida. H.H. Narayana Maharaja assim como muitos outros devotos da Gaudiya Matha tiveram associação intima com seu Gurudeva muito antes da ISKCON ser estabelecida. Se você diz que seu Gurudeva se tornou qualificado depois de escrever estes livros então certamente isto é uma aparadha. O Bhagavata, Tulasi, o sagrado rio Ganga e os devotos do Senhor estão adorando desde que nasceram. É ofensiva pensar que Gurudeva é um sadhaka geral, e que ele alcançou a perfeição depois que ele escreveu todos estes livros e estabeleceu a ISKCON, e daí para frente é digno de adoração. Isto é considerado em ser o terceiro nama-aparadha pensar em Sri Gurudeva como um homem mortal. Aqueles que tiveram associação com seu Gurudeva muito antes de muitos dos membros de sua GBC e acaryas terem nascidos, certamente conhecem seu guru melhor do que você.
Um exemplo claro de sua ignorância foi o caso do serviço do funeral de seu Gurudeva. Seu Gurudeva quis que H.H. Narayana Maharaja o colocasse em descanso em seu samadhi. Para você pode ter parecido que seu Prabhupada estava apenas falando do serviço de funeral. Isto é graças apenas a sua ignorância e carente experiência na cultura Védica. É o costume de Gaudiya Vaisnavas assim como a outros Vaisnavas e smarta sampradayas que apenas o sucessor do acarya morto tem o direito de executar os ritos do funeral. Quando o corpo é oferecido ao fogo o filho mais velho do grhastha morto tem a prioridade de tocar o fogo no corpo do parente que está partindo. Quando isto é oferecido com o solo misturado com sal (assim como acontece na maioria dos casos dos Gaudiya e outras sampradayas sannyasis) o sucessor daquele sannyasi tem o direito de escrever o samadhi-mantra no corpo do sannyasi morto. Se o sucessor não é um sannyasi (como no caso de Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) então o mais antigo sênior irmão espiritual presente pode escrever o mantra assim como outro exaltado Vaisnava. No caso de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, o samadhi-mantra foi escrito por seu primeiro discípulo sannyasi, Srila Bhakti Pradipa Tirtha Maharaja mesmo ele sendo iniciado por Srila Bhaktivinoda Thakura. Se um sannyasa morre sem deixar um sucessor ou sem ter feito discípulos, então a assembléia de Vaisnavas deve escolher um Vaisnava qualificado para realizar a cerimônia. Mesmos as leis hindus consideravam isto naqueles tempos como disputa pela sucessão da pessoa que realizou os rituais na epoca do funeral, dando a ele a preferência.
Entao você deve cosiderar que entre vários Vaisnavas presentes em Vrindavana na época, incluindo a maioria dos seus irmaos espirituais sannyasis, seu Gurudeva escolheu Narayana Maharaja para colocá-lo em seu samadhi. No vídeo da ISKCON está claramente mostrando que Narayana Maharaja esta escrevendo o samadhi-mantra no corpo morto de seu Gurudeva. Você não pode fazer uma zombaria disto.
Eu tenho certeza de que você está deixando para trás um primoroso caminho por esta execução de Vaisnava-aparadha e neste caso colocando seu Gurudeva em um nível mais baixo. Você esta sempre colocando em diferentes caminhos o controle da situação de sua sociedade e nunca está consultando com os mais avançados e experientes Vaisnavas que podem lhe dar um bom conselho.
Você escreveu que seu Prabhupada deu claras e diretas instruções a você, mas pelo o que você tem escrito parece ser o completo oposto. Eu te darei um exemplo para elucidar este ponto. Seu Prabhupada disse que a “Gaudiya Matha faliu”, mas em seus textos você diz “Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada radicalmente reformou a tradição Gaudiya transformando em uma missão de pregação global no mundo moderno”. Agora qual é o nome da missão? O nome é Gaudiya Matha. E quem foram os membros que se dedicaram a esta missão? Você deve aprender em apreciar suas posições, mas infelizmente você esta ocupado publicando livros que fazem falsa propaganda contra estes exaltados devotos. Se não for contra as regras de sua GBC eu fortemente solicito a você que leia o livro intitulado Saraswati Thakura publicado pela Mandala Media que neste caso tem várias reais informações sobre o sucesso da missão na pregação global, porque de acordo com seus textos a Gaudiya Matha não é um sucesso.
Novamente você tem citado uma conversa que tiveram em um quarto em Bombay (16 de agosto de 1976) quando seu Prabhupada quis sustentar a muita branda fé dos novos iniciados (aqueles que tinham menos de dez anos de iniciação) e você pensa que isto é exatamente o fato.
Antes da morte de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, deu ordens que deveria haver apenas um guru e que o restante trabalharia de forma harmonizada para que fosse possível a pregação da mensagem de Rupa-Raghunatha. Ele também disse que Ananta Vasudeva iria pregar a mensagem de Rupa-Raghunatha e que Kunja-bihari Vidybhusana (mais tarde Srila Bhakti Vilasa Tirtha Maharaja) não iria administrar enquanto ele vivesse e deveria ser respeitado por todos. Alguns anos antes ele escreveu, vasudevananta dasye thakiya ta sada laha nama – sempre fique no serviço de Ananta Vasudeva e cantes os santos nomes.
Em sua presença foi dito que Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura quis que todos os membros da Gaudiya Matha ficassem sobre a guia de Ananta Vasudeva Prabhu e cantassem os santos nomes. Nesta base ele foi selecionado entre os acaryas da Gaudiya Matha e ninguém lutou por seu posto. Seu Gurudeva fazia parte da Matha naquele tempo e ele não fez objeção alguma. Eles não criaram um acarya artificial. Srila Ananta Vasudeva Prabhu era um Brahmacari (em roupas branca, de acordo com a tradição Gaudiya Matha apenas quando um Brahmacari aceita o voto de manter durante toda sua vida o celibato é que o acarya irá dar a ele as roupas acaroadas) naquele tempo, e depois quando seus irmão espirituais viram algumas falhas em seu comportamento eles deixaram sua associação. Srila Audulomi Maharaja foi o selecionado como o seguinte acarya da Missão Gaudiya e Srila Ananta Vasudeva Prabhu aceitou a vida de um Vaisnava grhastha e parou de dar iniciações. Depois do desaparecimento de Srila Audulomi Maharaja, Srila Bhagavata Maharaja foi apontado como o acarya seguinte e quando ele morreu Sripad Parivrajaka Maharaja foi o próximo. Não tem nada errado com isso.
Se você diz que isso não é prova suficiente de que Srila Prabhupada queria que Srila Ananta Vasudeva fosse o acarya, minha pergunta é “Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura queria apontar Swami Maharaja como seu acarya sucessor?” Se não, ele tentou ser maior que seu guru? Todas essas são suas pergunta, você pode respondê-las? Você pode dizer que Srila Swami Maharaja inspirou muitas pessoas a serem conscientes de Krsna e isto prova que ele é o sucessor de seu guru. Com este mesmo argumento alguém pode dizer que H.H. Narayana Maharaja também esta inspirando muitos de seus irmaõs e irmãs espirituais a seguirem ele, o que prova que ele é a personalidade revelada sucessora de seu Prabhupada. Então por que você esta tão incomodado?
Você tem dito que ira perguntar a seu Gurudeva porque ele não promoveu Narayana Maharaja como seu acarya, mas você ira perguntá-lo porque ele ocupou tais pessoas como Kirtananda, Bhavananda, Bhagavan e outras quatro pessoas como membros da GBC? Você acha que seus irmãos espirituais e irmãs espirituais são cegos por seguirem Narayana Maharaja, ou você preferiria que eles seguissem pessoas como Kirtananda ou um dos outros seis membros da ISKCON porque eles foram apontados por seu Gurudeva para serem líderes da ISKCON?
Finalmente, você tem atingido diretamente um ponto muito sensível que ultimamente diz a respeito a seu Gurudeva. Você diz que H.H. Narayana Maharaja desviou-se da linha de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Você acredita que o que ele prega está fora da linha de Srila Prabhupada? Eu peço a você que leia as aulas, e artigos de Srila Prabhupada na revista semanal da Gaudiya. Pode ser dito que a pregação e o sistema deixado por seu Prabhupada veio de diferentes lugares ao invés de apenas da missão de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.
Eu irei listar um número de aparentes mudanças feitas por seu próprio Gurudeva que são um pouco diferente de Srila Sarasvati Thakura. Eu estou fazendo estes pontos apenas para ilustrar o fato de que embora ele definitivamente mudasse algumas coisas, nós não podemos dizer que ele desviou da linha do Gurudeva dele. Isto seria uma severa e drástica aparadha, e nós não estamos de nenhuma forma tentando diminuir sua exaltada posição. Mas por apontar estas diferenças, poderemos ver que os acaryas podem mudar muitas aplicações do sistema por um motivo de pregação sem se desviar do siddhanta.
1. O maha-mantra na ISKCON é sempre cantado como um mantra direto. Você não pode cantar metade e depois a outra metade. Isto é claramente vindo das idéias dos babajis e outros grupos que entraram na Gaudiya Mission (linha de Puri Gosvami ou Srila Ananta Vasudeva e Srila Audulomi Maharaja) e seu Gurudeva ensinou a você que seguisse os pés de lótus deles. Se você disser que eles desviaram, por acaso isso significa que seu Gurudeva tirou essas idéias de pessoas desviadas?
2. Colocar penas de pavão em Mahaprabhu só pode ser usado nos templos estabelecidos por Srila Ananta Vasudeva Prabhu (Puri Dasa Maharaja) no Radha-Kunda e no proeminente gauranga-nagar-sampradayas ou em uma das 13 pseudo-escolas. Nós podemos ver isso claramente nos templos estabelecidos por Srila Swami Maharaja. Então de onde isto veio?
3. Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse claramente que Advaita Acarya Prabhu nunca teve barba e sempre a mantinha limpa e raspada. Mas os bauls (um dos 13 apasampradayas) quiseram o fazer um baul e colocaram uma barba em seu rosto. Nas deidades de Yogapitha ou Srivasa Andam assim como em muitos outros templos da Gaudiya Matha você nunca irá achar barba em Advaita Acarya. Mas nos templo de Mayapura da ISKCON assim como em outros templos (Sem Diego e Hawaii) nos podemos ver Advaita Acarya com barba. Você diria que seu Gurudeva esta seguindo os bauls?
4. Um proeminente discípulo de Srila Bhaktivinoda Thakura deu o Brahma-gayatri a uma mulher discípula. Srila Prabhupada mais tarde escreveu um artigo na revista semanal da Gaudiya intitulada bhai-sahajiya (irmão sahajiya). Mais recentemente o Santikunja no Haridvara estava pregando que ninguém pode ter Brahma-gayatri iniciação. Posso simplesmente te perguntar de qual linha veio a idéia de seu Gurudeva de iniciar mulheres discípulas em Brahma-gayatri?
5. O cantar do mantra do Panca-tattva no começo de cada volta não vem de Srila Prabhupada, ele ensinou a vocês de um jeito diferente. De onde seu Prabhupada tirou isto?
6. Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Maharaja Sarasvati Thakura aceitou que o limite de Mayapura é um pequeno canal chamado gougre (logo antes de aproximar de Yogapitha templo da ISKCON lá dentro você ira achar um canal cruzando o caminho, ou estrada e esta é o limite de Mayapura de acordo com Srila Prabhupada em seu comentário no Caitanya Bhagavata). Muito tempo após seu desaparecimento ele revelou no coração de Srila B.D. Madhava Maharaja que perto da confluência dos rios Ganga e Sarasvati, Ishodhyana está situado no qual é parte do Antardvipa, Sridhama Mayapura. O presente Ishodhyana foi revelado por Srila B.D. Madhava Maharaja no qual foi também sustentado por Srila B.R. Sridhara Maharaja e seu Gurudeva estabeleceu seus mais capacitados da ISKCON naquela parte de Mayapura, no qual foi aceito por seu Gurudeva, mas foi revelado por seu irmão espiritual. Por que ele não podia levar Srila Prabhupada a sério?
7. Srila Prabhupada Sarasvati Thakura ensinou-nos como adorar as deidades nos templos. Nos templos da Gaudiya Matha suas ordens foram seguidas. Eles oferecem boa cinco vezes ao dia e aratis três vezes por dia pontualmente. Mas nos templos da ISKCON nós achamos sistemas diferentes no qual é mais parecido com o sistema da casta gosvamis e outros templos em Vrindavana que seguem adoração de acordo com o oitavo yama, passatempo do Senhor. Nós gostamos do sistema e também apreciamos, mas nossa questão é – de onde seu Gurudeva aprendeu estes tipos de adoração? Ele tomou siksa da casta dos gosvamis?
8. kirtanam com harmonium foi proibido por Srila Prabhupada. Apenas no templo de Srila B.H. Bom Maharaja isto foi visto antes. Nos não estamos o criticando porque sabemos que ele é um Vaisnava exaltado. Ele era qualificado acarya e tem o direito de introduzir qualquer instrumento musical em seus templos. Seu Prabhupada também introduziu em seus templos na ISKCON. Ele aprendeu isto de Srila Bhakti Hrdaya Bom Maharaja?
9. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura instruiu-nos a adorar Sri Sri Guru e Gauranga-Gandharvika-Giridhari. Em todos os templos estabelecidos por ele nos achamos Sriman Mahaprabhu e Sri Sri Radha-Krsna. O mangala-arati e os outros aratis musicas especialmente escritas por Srila Bhaktivinodha Thakura e Srila Prabhupada seguiu seus passos. Em seus templos da ISKON tem diferentes combinações de deidades e diferentes tipos de músicas são recomendadas para o mangala-arati no qual não e considerada musicas mangala. Você acha que isso é um desvio ou não?
10. Srila Prabhupada ordenou seus discípulos a imprimirem e distribuírem seus livros dos acaryas anteriores e especialmente aqueles de Srila Bhaktivinoda Thakura. Ele não disse para cada um escrever vários livros por que ele achou desnecessário, onde você claramente expressa, ou determina que seu Gurudeva instruiu a vocês que imprimissem e publicassem e lessem apenas seus livros. Por acaso isso significa que ele pensou que os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura são menos valiosos do que os deles?
11. Srila Prabhupada ou seus discípulos nunca recomendaram um devoto novo a cantar harinama na mala sem serem iniciados propriamente por um guru. De acordo com comentário de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, no Srimad-Bhagavatam, Sexto Canto (o caso de Ajamila) isto apenas produzira grandes ofensas (gurvava jna). Seu Prabhupada começou isto na ISKCON. De onde veio esta idéia?
12. Você se queixou de que H.H. Narayana Maharaja aceitou serviço de jovens damas (kumaris). Para sua informação eu quero dizer que em sua missão Srila Prabhupada proibiu estritamente que mulheres servissem mesmo a cozinha onde sannyasis, Brahmacaris e vanaprasthas estivessem morando. Ele nunca deixou que nenhuma mulher (com a exceção de duas idosas mulheres discípulas de Srila Bhaktivinoda Thakura que às vezes cozinhavam apenas para Srila Prabhupada) servisse os residentes da matha de nenhuma forma, além disso, ele estava em uma elevada posição de consciência que não haveria chance de ele ser afetado por desejos sensuais. H.H. Narayana Maharaja também está com esta idade e se ele está seguindo os passos de seu Prabhupada porque isto o incomoda tanto? Esta européia, quem você diz que é sua fonte de confiante informação, achou o fato um tabu cheio de erotismo apenas por uma lógica – kamula pasyanti kamini mayam jagat – uma pessoa luxuriosa vê todo o mundo cheio de luxuria. Por acusar falsamente H.H. Narayana Maharaja você esta acusando seu próprio Gurudeva.
Estes
são alguns dos exemplos em como seu Prabhupada difere em ensinamentos e praticas de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Seu Mayapura-dharma, seus processos em adoração as deidades, seu nama-sankirtana, seus livros publicados, sua conduta pessoal, suas instalações das deidades, seu processo de iniciação de discípulos – tudo difere de seu Gurudeva. Nós não podemos saber a causa de como isso aconteceu, mas você quer dizer que ele não é um fidedigno siksa ou diksa discípulo de seu Gurudeva ou não é de uma linha direta a ele? Entao com você pode negar H.H. Narayana Maharaja reivindicação de ser o sucessor de seu Prabhupada, apenas porque seus ensinamentos diferem do dele?Você diz que Narayana Maharaja não tem atração pelo Gita, mas por acaso você viu a bonita edição do Bhagavad-Gita com traduções em Híndi e comentários por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, assim como outros perfeitos comentários por H.H. Narayana Maharaja publicado? Se ele não tem gosto pelo Gita então porque ele se importou em dar tão bela apresentação e comentários?
No lançamento do Baghbazaar Gaudiya Matha, Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura expressou seu desejo de publicar o autentico comentário dos mais altos tópicos do Srimad-Bhagavatam assim com o Gopi-Gita e Bhramara-Gita. Ele disse “Ainda hoje nós estamos dizendo isto não é assim. Agora nós devemos falar isto é assim, nós não devemos ler os comentários do Gopi-Gita e Bhramara-Gita escritos pelos prakrta-sahajiyas, mas nós devemos publicar autenticas edições do Gopi-Gita e Bhramara-Gita do Srimad-Bhagavatam porque nós precisamos executar real krsnanusilanam” Isto foi impresso na semanal Gaudiya. H.H. Narayana Maharaja está agora tentando realizar este desejo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, então como você pode dizer que Narayana Maharaja se tornou um instrumento de ataque contra a missão de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura? Nosso Gurudeva om visnupada 108 Sri Srimad Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja o considera como sendo a melhor arma que resiste a falsas opiniões de ditos babajis do Radha-Kunda, e um fato que prova isto é que quando ele vai ao Radha-Kunda, ele abertamente os desafia a virem até ele para debaterem com ele caso eles não aceitam a missão de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati como fidedigna. Ninguém ousa chegar perto dele. Você acha que algum guru de sua ISKCON pode fazer isto?
Você disse que Narayana Maharaja disseminou que a distribuição de livros é uma atividade inferior. Mas o que quer que você tenha aprendido de seu Prabhupada também sustenta isso. Primeiramente você tem dito que seu Prabhupada disse “Distribuição de livros esta no humor das Gopis”. Novamente você tem afirmado sobre seus objetivos finais, “Nós devemos transcender e atravessar a invisível Maya e chegar ao refulgente reinado de Deus para rendermos a Ele cara a cara serviço eterno, em total bem aventurança e conhecimento”. Você não quer distribuir livros no ultimo estagio consecutivo, mas deseja outro tipo de cara a cara serviço a Deus. Isto significa que suas principais pretensões não são as mesmas? Mas nossa guru-varga e nosso Gurudeva também pensou que o significado e o objetivo são os mesmos. Você mesmo tem concordado que a distribuição de livros não é o ultimo objetivo ou bhakti eterna. Entao isto pode ser chamado de bhaktyanhasa ou bhaktyaropa, mas nunca de real bhakti, porque é seva temporária e não é como sravanam e kirtanam que são eternos. Se você esta fazendo isto você pode acusar Srila Gaurakisora Dasa Babaji Maharaja assim como Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja porque eles nunca foram às ruas para vender livros isto porque eles estavam no humor das gopis. Tais ofensas irão proferir ruína em sua vida espiritual assim como já tem acontecido com muitos de seus irmãos espirituais.
Um acarya pode instruir seus discípulos de acordo com o tempo em particular, lugar e circunstância onde em outra circunstancia ele pode dar diferentes instruções. Ele tem o direito de aceitar direções necessárias das escrituras e pregar por sua conduta pessoal. A definição de um acarya é como se segue:
Acinoti yah sastrartham acare sthapayatyapi
Svayamacarate tasmat acaryah tena kirtitah
“Uma pessoa que escolhe as conclusões das autorizada escrituras de acordo com um tempo particular, lugar e circunstancia e pratica o que ele prega a outros e chamado acarya”.
Às vezes para o discípulo as palavras de seu Guru diferem daqueles ou de outros santos e das escrituras autenticas. Em casos assim ele não deve ofensivamente pensar que o guru ou sastra ou santos estão errados. De preferência ele deve lembrar-se da famosa música de Srila Narottama Dasa Thakura Mahasaya
Sadhu sastra-guru-vakya hrdaye kariya aikya
Satata bhavisa prema majhe
Karmi jnani bhaktihina ihare karibe bhina
Narottama ei tattva gaje
“Narottama canta o tattva que devem-se harmonizar as direções dos sadhus, sastras e guru em seus corações e sempre flutuar no oceano de prema. Os karmis e jnanis são isentos de bhakti, então você deve se manter separados deles”.
Srila Narottama Dasa Thakura Mahasaya nos aconselha a harmonizar as palavras do sadhu, sastra e guru. Se as palavras do sadhu parecem ser diferentes das dos sastras e do guru então não ofensivamente nós devemos pensar que o sadhu está errado, mas devemos considerar nós mesmos somos desprovidos de entendimento das palavras do sadhu e seguir guru-vakya. Se o guru difere do sadhu e do sastra então ao invés de pensar que o guru está errado nós devemos considerar ele mesmo desprovido de entender os reais propósitos de guru-vakya e em neste caso ele deve seguir sadhu-vakya. Os sastras nunca estão errados. O guru e o sadhu nos guiam a seguir as direções necessárias dos sastras, de outra forma:
Ye sastra vidhim utsrijya vartate kamacarata
Na as siddhim avapnoti na sukham na para gatim
Parece que você esta confuso com as instruções de seu guru e não consegue harmonizá-las em seu coração. Eu humildemente sugiro que você escola algum sadhu realizado para clarear suas duvidas ao invés de ofender a H.H. Narayana Maharaja. Se você não gosta de ir até ele está bem, mas você não tem o direito de parar aqueles que querem ir receber instruções e serem iniciados com ele. Você tem requisitado a seus irmãos espirituais e irmãs a seguirem os passos de Satvarupa Maharaja e muitos o fizeram, mas como eles podem acreditar em você? Previamente seu GBC solicitou a eles que seguissem os passos deles e muitos o fizeram. Agora sete dos onze guias nem existem ou estão em devida situação de acordo com suas regras da GBC. Quem sabe talvez depois de alguns anos você irá passar o mesmo julgamento de Satsvarupa Maharaja, por H.H. Narayana Maharaja pode não estar fisicamente mais presente e estes devotos estarão para sempre privados de sua direta associação. Qual tolo irá querer depender de suas palavras? Você confia em você mesmo?
Do seu Gurudeva você tem dito “Um devoto puro pode distinguir entre bhakti-lata e um mundano, e esta muito alerta em destingi-los e mantê-los afastados”.
Você também disse que você tem distinguido joio evidente na pessoa de H.H. Narayana Maharaja. É simplesmente estranha a audácia em que você está se dizendo um devoto puro e assim negando outros exaltados devotos que recomendam Narayana Maharaja com um sad-guru e rasika devoto. Nosso Guru Maharaja disse abertamente que Narayana Maharaja é um sad-guru e rasika-bhakta. Embora eu não seja siksa ou diksa discípulo de H.H. Narayana Maharaja, ainda assim eu não me atrevo a parar alguém de ter instruções dele ou iniciação. Bem ao contrario se alguém quer ir até ele eu sou o primeiro a encorajá-lo.
É completamente um absurdo e ultrajante que a maioria dos membros da GBC de sua ISKCON vieram para consciência de Krsna há menos de trinta anos atrás, e muitos deles já estão sem praticas devocionais, e estão alegando vocês mesmos como preceptores fidedignos e detentores de ervas daninhas (upasakhas) na pessoa de um devoto que vem praticando consciência de Krsna por mais de cinqüenta anos sem hesitar nem uma vez, muitos anos antes de muitos de sua GBC nascerem. Nosso mais respeitado Guru Maharaja tem praticado consciência de Krsna continuamente quase que desde seu nasciemento e com 100 anos de experiência em tal assunto não é qualificado para guiar outros recomendando uma pessoa como Vaisnava elevado? Por outro lado sua GBC que nunca ouviu krsna-nama antes de 1966 e no qual o futuro é incerto é qualificado a fazer isto?
De fato você esta assustado com a pregação da Gaudiya Matha, especialmente aqueles que nasceram em Bharatabhumi (Índia). A Gaudiya Matha nunca se queixou dos gurus da ISKCON levarem a outro lugar seus discípulos. Se forem apenas seus membros da GBC que estão perturbados, então me parece que você está querendo monopolizar tudo simplesmente por usar o nome de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Na índia algumas pessoas (invertidas classes) tem reservado o lugar na educação e serviço no governo porque eles não têm chance em uma competição como a mais inteligente classe de pessoas, então o governo da Índia reserva alguns lugares para que então eles possam ter uma oportunidade.
Meu humilde pedido a você é que você, por favor, desista de tal inútil esforço de atuar nos direitos de iniciar inocentes devotos. Preferindo deixar nos tentar seguir a ultima instrução de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura “todos vocês preguem de forma harmônica os ensinamentos de Rupa e Ragunatha com grande entusiasmo”.
Eu escrevo esta carta de um ponto de vista neutro, porque Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura instruiu a nós a não desanimarmos mesmo se uma única pessoa não esteja preparada para ouvir a verdade abertamente. Como um humilde servo de seu servo, eu acho que é meu dever assim como me foi pedido por meu Guru Maharaja protestar contra concepções errôneas. Se alguém foi ofendido dentro de seu coração ou sentiu qualquer tipo de ansiedade por ler esta, eu oro por seu perdão e espero que um dia ele chegue a realizar todos estes pontos.
Sri Guru-Vaisnava dasanudasa,
Bhakti Vidagdha Bhagavata
P.S. Aquele que estiver interessado em discutir ou perguntar mais sobre este assunto está convidado a nos contatar por nosso e-mail que é como se segue:
haribol@sol.racsa.co.cr
Apêndice II
de níveis diferentes.O texto seguinte é uma entrevista com Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja no qual ele elucida certos pontos pertinentes a guru-tattva. As perguntas feitas a ele foram condensadas de uma série de perguntas apresentadas por pensadores rtvik. Por suas diretas e penetrantes respostas ele estabeleceu que gurus não fossem de mesmo nível e seus respectivos potencias serão determinados de acordo com certos sintomas no qual é evidente para um discípulo discernente. Ele adverte com isto que o discípulo que verdadeiramente deseja o progresso na vida espiritual deve agir muito cuidadosamente para evitar conexão com um guru que tem motivos pessoais, e se isso é descoberto a algum ponto pelo discípulo, então ele deve sem demora desistir deste falso guru e procurar por um verdadeiramente qualificado guru.
Pergunta: Como um discípulo se relaciona com seu guru em aprakata-lila (a entrada do guru nos eternos passatempos de Krsna no mundo espiritual)? Assim como os discípulos de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, como eles podem ter uma relação com ele agora que ele esta em aprakata-lila?
Srila Narayana Maharaja: Um discípulo pode pensar, “Ele é meu Gurudeva, ele é eterno, ele ainda esta aqui”. Quando nós orarmos por qualquer coisa ele ira nos inspirar. Ele é eterno, por todo lugar, em nossos corações também. Ele não deixou seu corpo, seu corpo e tudo seu é transcendental. Entao não se preocupe. Nossa relação com ele é a mesma como era antes.
Pergunta: O exemplo de Sri Madhvacarya aproximando de Srila Vyasadeva é um exemplo disto, que um discípulo pode, falar, convocar um acarya que já entrou em aprakata-lila e pedir a ele a iniciação?
Srila Narayana Maharaja: Madhvacarya foi um discípulo direto de Vyasadeva. Quando Madhvacarya estava vivendo, aproximadamente 4000 anos havia-se passados que Vyasa tinha desaparecido deste mundo. De qualquer forma, Madhvacarya sabia que Vyasadeva ainda estava vivo e que ele é eterno. Então ele orou a ele em Badrikasrama, suplicando a ele, “Eu quero ter o seu darsana e ser iniciado por você”. E enquanto ele estava orando, Vyasadeva pessoalmente veio ate ele, e Madhvacarya apresente seu desejo a ele, que ele deveria outorgar sua iniciação. E após isso Vyasadeva desapareceu.
Entao guru é assim. Mas aqueles que não entendem o siddhanta de forma correta, e não esta com muito conhecimento, e quem não desenvolveu bhakti a um nível de madhyama-adhikari ou uttama-adhikari não pode realizar estas verdades. E certamente um kanistha-adhikari não esta apto a realizar tais fatos. Então tais pessoas sendo confundidas, podem tentar ajuda da filosofia rtvik ou alguma outra ideologia no qual não é o nosso siddhanta. (nota do editor: por favor, leia o Bhagavata Parampara artigo incluído no capitulo anterior deste livro).
Pergunta: A menos que o guru seja uttama-adhikari ele pode dar bhakti-lata-bija? Pode um kanistha-guru ou madhyuma-guru também dar isto?
Srila Narayana Maharaja: Um kanistha não pode dar. Nunca. Apenas um madhyama-adhikari pode dar. Um madhyama-uttma-adhikari é capaz de dar a bhakti-lata-bija.
Pergunta: Você quer dizer que tal guru é um uttama-adhikari que caiu a um nível de madhyama-adhikari?
Srila Narayana Maharaja: Ele é um madhyama-adhikari que esta no estagio de madhyama-uttama-adhikari. Como o primeiro estágio de Narada (quando ele era o filho de uma empregada em sua vida anterior) ou Sukadeva Gosvami, ou o segundo estágio de Narada. Alguém que esteja neste estágio pode dar bhakti-lata-bija.
Pergunta: Mas um kanistha ou um madhyama de nível mais baixo esta apto a dar bhakti-lata-bija?
Srila Narayana Maharaja: Um kanistha não pode. Mas um madhyama-adhikari que sabe o siddhanta e tem servido seu Gurudeva, e alcança alguma realização, é capaz de dar. Se a semente de bhakti esta nele, então ele pode dar a semente de bhakti. Se ele não tem bhakti como ele dar bhakti?
Pergunta: Se alguém tem um guru que não pode dar bhakti-lata-bija, então se pode aceita-lo como tido uma real iniciação?
Srila Narayana Maharaja: Não, ele deve trocar. Não será uma verdadeira iniciação. Bhaktivinoda Thakura diz que quando um Bhakti, um devoto, esta pensando e contemplando sai própria situação e está perguntando a si mesmo “O que meu Gurudeva me deu? Nada esta acontecendo. Eu estou esforçando e praticando tanto, estou orando, mas nada está vindo”. Então ele deve realizar que ele não recebeu muito. O guru não é qualificado. Entao ele deve trocar de Gurudeva, e aceitar ao menos um realizado madhyama-uttama Vaisnava como seu guru. De outra maneira ele não deve mudar.
Se seu guru esta cantando harinama e ele tem sraddha, e ele também sabe o siddhanta não muito, mas ele não está caindo, então um devoto pode se aproximar de seu Gurudeva e pedir a ele, “Você pode, por favor, ser misericordioso? Posso eu ter siksa daquele outro guru?” então seu guru ficará muito feliz, e o guru mesmo também irá ao outro guru. Mas se ele não concordar, então o discípulo deve entender que ele não tem um guru qualificado. Um guru qualificado ficará muito feliz e dirá a este discípulo, “Você deve ir até esta pessoa.” Assim como o exemplo no Jaiva-Dharma, onde Ragunatha Dasa Babaji, que é muito qualificado, mandou seus dois discípulos para Gopala-guru Gosvami em Puri para tomarem siksa dele, mesmo eles sendo muito avançados. Ou outro exemplo é o de Hrdaya Caitanya que disse a seu discípulo Syamananda para ir procurar por Jiva Gosvami. Sendo assim não tem ofensa. O guru qualificado ficará muito feliz. Se um guru não está instruindo desta maneira, então o discípulo deve entender que seu guru tem falso ego.
Pergunta: nesta situação que você esta descrevendo, o bhakti-lata-bija está vindo do primeiro guru que é sincero mais não tão avançado, ou estará vindo do uttama-guru?
Srila Narayana Maharaja: está misturado. Mas a real bhakti-lata-bija irá vir do segundo guru, o uttama-guru. Se ele é tão qualificado, e os discípulos ouvem muito tattva dele, o real diksa estará lá.
Talvez eles caiam! Se a inspiração não vier das instruções do guru e diksa, então o discípulo deve entender que o guru está sem fé em seu Gurudeva, então não é qualificado. Mas se ele é qualificado em alguma extensão, e não esta caindo, então nós devemos ir ate ele e suplicar por seu consentimento, sua ordem que “Por favor, você me ordenou e meu deu sua permissão para ir a esta qualificada pessoa”. Ele irá rapidamente dar suas bênçãos. Se ele não consentir, então deve ser entendido que ele tem falso ego.
Pergunta: Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada diz que o guru toma os pecados do discípulo.
Srila Narayana Maharaja: Nunca. O guru fidedigno é qualificado. Ele é como fogo, ele ira queimar tudo. Porque ele pegaria para ele mesmo? Ele não ira ter os frutos dos karmis dos discípulos. Ele nunca te irá-los. Ele irá de uma vez por misericórdia rapidamente queimá-los todos. Não há nada para estar confuso sobre isto. Mas se o guru não é qualificado ele não é tattva-jnani, ou se ele é kanistha-adhikari, então ele terá que tomar todos os pecados. Um madhyama-adhikari que esta no nível de madhyama-uttama, oh, ele ira queimar tudo.
Pergunta: Você diz em seu comentário do Gopi-Gita que se o guru toma não qualificados discípulos então a conseqüência será que ira arruinar a bhakti do guru. Isto refere a uma classe inferior de guru?
Srila Narayana Maharaja: Sim. Significa que quer tantos discípulos. Ele não é qualificado e não é realmente um guru da maior classe. Caitanya Mahaprabhu fez de todo o mundo seus discípulos por instruir “Oh você deve cantar os santos nomes” Nós estamos fazendo assim e para alguns estamos dando muita inspiração.
Pergunta: eles também usam o argumento de que a menos que alguém esteja na plataforma de uttama, essa pessoa não pode reconhecer outro uttama. Eles dizem it takes one to know one”. Como nós podemos reconhecê-los?
Srila Narayana Maharaja: Deve haver ambição por bhakti, e observando aqueles que não estão tendo ajuda a desenvolver sua ambição, o discípulo deve pensar, “Meu guru não é qualificado”. Eu devo ir a um qualificado guru.
Pergunta: Como um discípulo tem inspiração?
Srila Narayana Maharaja: Ele ira ter verdadeira inspiração e inspiração para suas atividades de sravanam, kirtanam e visnu-smaranam de um guru fidedigno. Se um dito guru não é de certa forma realizado, ele não pode dar a semente de bhakti, porque ele não tem desenvolvido bhakti ele mesmo. Como ele pode dar? Entao ele deve ser substituído.
Gaura Premanande!
Acessível em inglês no endereço
AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL
(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)
Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhaktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.
Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003Você é o nosso visitante nº<>
Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco - Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut Tulasi Dev - Página Antiga - Página Principal em Português - Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -
ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E
Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga - Links - Livros - Fale Conosco - Acaryas