Página Principal

VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

 

CONGRESSO VAISNAVA

 

Palavras de Srila Prabhupada e Srila Narayana Maharaja

quem vai divergir?


Bom humor sempre foi essencial

Linguagem Universal

Há muito tempo temos pensado em enfrentar de forma madura e profunda essa dicotomia existente entre os Vaisnavas.

No Vyasa Puja de Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Maharaja em janeiro de 2.010 tivemos a oportunidade de reunir Diksas de Vários Eminentes Vaisnavas e rever vários  amigos e interessados em ver o reconhecimento do Vaisnavismo ante a Opinião Pública de que se trata de uma Religião Filosófica séria (como de fato é).

E nesse sentido ficou evidenciado que não importa quem seja o Guru, ou qual a instituição se formou em torno dele, todos apontam para o mesmo caminho e todos são Vaisnavas Autênticos e nós é que precisamos aprender a olhar as instituições que os cercam de forma mais objetiva e que deveriam unir e não dividir como de fato tem feito toda vez que existe a proeminência de interesses antagônicos, no mais das vezes relacionados a dinheiro, poder e fama (prathista), o que, definitivamente nada tem de Vaisnavismo na sua essência, como claramente dizem os Mestres. Existe ai, sobretudo, a nosso ver, a mais absoluta falta de simples COMUNICAÇÃO, troca respeitosa de informações, tanto sob o aspecto interno, visto que permeado pela informação equivocadas sobre os mestres  as pessoas dentro da instituição cometem erros e ofensas no lidar com a comunidade como um todo,  como também externo, ou seja, a imagem que a sociedade em geram tem do Vaisnavismo ante o evidente problema de relação existente entre as instituições formadas a partir da idéia Vaisnava original.

Surgiu então a idéia de promover um encontro entre todos os Devotos Sinceros e preocupados com a atual situação da Escola Vaisnava como um todo, onde as instituições e seus lideres demonstram claramente que não tem interesse em dialogar abrindo mão de suas posturas, reexaminando suas convicções baseadas em interesses muito mais de natureza estratégica institucional do que realmente visando o bem estar geral, olvidando-se inclusive dos membros das suas próprias instituições que são lançadas em meio a um drama pessoal entre ser Vaisnava ou ser leal a sua instituição, seus amigos,ainda que em detrimento de sua fé, ou com o risco de perda da mesma.

Essa idéia, de fazer um Congresso Vaisnava, ainda muito tímida e incipiente vem amealhando alguns adeptos, a maioria descompromissada e pouco disposta a se debruçar e dedicar muito tempo sobre assuntos desta natureza (como ocorre em todas as instituições, onde as pessoas ficam esperando que outras façam) e nesse sentido, dada a importância os a Escola dos Guardiões da Devoção estão tentando chamar a atenção dos Vaisnavas Sinceros, maduros e que entendam o propósito interno do Vaisnavismo que não tolera as sistemáticas agressões e ofensas em nome ou com algum suposto fundamento filosófico, tais como a deturpação do princípio "ananya bhakti" e muitos outros, que ao final são utilizados de forma inescrupulosa para atender a interesses e conveniências pessoais e que precisam ser esclarecidos para o bem estar geral e atender o desejos dos Nossos Guardiões.

 

Assim, convidamos a todos participar escrevendo sua opinião para o e-mail "congressovaisnava@grupos.com.br".

Estamos abaixo  fazendo uma primeira proposta e pedimos que todos participem.

mais sobre o assunto no link http://www.guardioes.com/familia.htm

 

PROPOSTA PARA O CONGRESSO VAISNAVA

Tema proposto – Nityananda Prabhu, Guru Tattva e Instituições Vaisnavas

 

Acreditamos que nesse primeiro momento os interessados na Organização desse evento devem trazer propostas temáticas para o Congresso visando definir objetivos de forma produtiva, para ao final definir o que se pretende concluir

 

Razões da nossa Proposta – Para nós, no nosso entendimento, está muito claro o humor que deveria ser conduzida a Consciência de Krsna e esse tema deve debatido a exaustão para que não reste dúvidas e possamos estabelecer o apropriado desejo do Guru.

 

Nityananda Prabhu é o Guru e Locana Dasa Thakur afirma enfaticamente na sua oração que o Guru não aceita “não” dos não devotos, que dirá dos postulantes ao Vaisnavismo.

 

Ele diz:

 

AKRODHA PARAMANANDA NTTYANANDA RAYA

 

Sri Nityananda Prabhu Never Gets Angry

By Srila Locana dasa Thakura

 

akrodha paramananda nityananda raya

abhimana shunya nitai nagare bedaya

 

adhama patita jivera dware dware giya

harinama maha mantra dena bilaiya

 

jare dekhe tare kahe dante trina dhori'

amare kiniya laha bhaja gaurahari

 

eta boli' nityananda bhume gadi jaya

sonara parvata jena dhulate lotaya

 

hena avatare jara rati na janmilo

locana bole sei papi elo ara gelo

 

TRANSLATION

1. Lord Nityananda Raya never gets angry. He is always in ecstasy, supreme bliss. He has no false ego. He wanders to every town and village in Nadia chanting Hare Krishna, dancing, and offering krsna-prema (love of Krishna) to everyone indiscriminately.

2. Sri Nitai goes to every doorstep and knocks on the door, 'Tap! Tap!Tap!' He goes to those who are very much distressed, degraded, and fallen. He goes to them and gives them krsna-prema. He says, "Please Chant! Please Chant! ": hare krishna, hare krishna, krishna Krishna, hare hare / hare rama, hare rama, rama rama, hare hare.  If they do not chant and shut the door, then He rolls there on the ground and cries!

3. Whomever He meets, catching a straw between His teeth, He begs, "0 Brothers! Please do the bhajana of Sri Gaurahari and pur­chase Me, purchase Me, purchase Me."

4. Saying this, Lord Nityananda rolls on the ground in the dust, cries, and sheds tears, looking like a mountain of gold rolling on the ground.

5. Such a merciful incarnation is Lord Nityananda. If someone doesn't develop love for such an incarnation as Sri Nityananda-Rama, Locana says, "Such a sinful person wastes his life, remain­ing in the cycle of birth and death. He cannot be delivered."

 

Ele acentua que Nityananda atuava desprovido de “ego” e jamais ficava irado, mas também não aceitava que os seus ouvinte fechassem portas.

Ele chorava, rolava no chão e reclamava.

 

As Instituições conduzidas de forma imprópria por ingenuidade, visando proteção,  má compreensão da filosofia ou até “má fé” sem ingressar no mérito de culpa (implementar desejos escusos ou egoístas, incompetência ou simplesmente imaturidade) FECHAM PORTAS.

 

As instituições fazem atos desviados e assim ficam como um bolo envenenado com uma cobertura de açúcar por cima e os incautos perdem a fé nos nossos Acaryas.

 

Pergunta: não seria um pouco obrigação nossa tentar esclarecer isso? Não estaríamos sendo omissos e até coniventes pela inércia e acomodação? Qual desvio existe nisso do Guru Tattva e do Humor de Caitanya e Nityananda.

 

Essa é a nossa proposta: Por favor examinem e meditem para ajustá-la.

 

Servo dos Servos

Vyasa dasa

 

A INSTRUÇÃO FINAL DE SRILA PRABHUPADA: COOPERAR

[Srila Narayana Maharaja:] Eu  estou idoso agora, e a qualquer momento posso partir. Mas, não estou muito ansioso. Eu conheço Kala (o Tempo Personificado). Agora, vocês podem vir, discutir, e fazer alguma proposta. Mas não façam isto num humor de controle. Tentem sempre fazer tudo com amor e afeição.
Vocês devem saber algo mais. Não devem ficar ansiosos se alguém vem e parte. Eu ouvi dizer que no tempo  de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada  Sarasvati Thakura milhares vieram e partiram. No tempo de meu Guru Maharaja, muitos peritos e estudiosos, pessoas inteligentes vieram e partiram. Vocês sabem que para  Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja – milhares vieram, e ainda estão vindo e partindo. Ninguém pode fazer nada com relação a isto. Assim, não devem tentar  muito duramente, e devem tentar reconciliar.
Eu desejo que façamos um comitê para distribuição e publicação de livros e para trabalho social também, porque sem trabalho social nós não podemos ter aprovação do governo na India ou em qualquer outro local. Nesta vida nós temos que fazer trabalho social – como nutrir os pobres, distribuir agasalho e remédios, auxiliar crianças e fazer escolas.
Devemos fazer algumas propostas. Veja

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhaktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga Links - Livros -    Fale Conosco - Acaryas