VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR    - VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL

Os Guardiões vão reiniciar a contar a história do Movimento Hare Krsna no Brasil relatando o que nos chamamos de "A Segunda Onda" e para isso trazemos um texto que consideramos importante para demonstrar qual era a atmosfera dos anos de 1990, quando o trabalho de Srila Sridhara Maharaja estava vigorosamente acontecendo capitaneado por Srila Govinda Maharaja.

 

Uma Situação de Desesperança

Através do Ego

por Sua Divina Graça
Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

26 de fevereiro de 2001
Sri Nabadwip Dham, Índia


Jaya Om Visnupad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!
Jaya Bhagavan Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur ki jaya!
Sriman Mahaprabhu ki jaya!
Rupanuga Guru Varga ki jaya!
Harinam Sankirttan ki jaya!
Gaura Premanande Haribol!


H
oje, os devotos estão aqui reunidos para o festival de Gaura-Purnima. Cada vez mais devotos estão chegando de outros países. Temos tantos centros no mundo todo, e todos estão entusiasmados de fazer algo (pela missão). Mas o ponto vital é este e se não nos esquecermos dele poderemos prosseguir muito felizes na linha da Consciência de Krishna. Em seu Prapanna-jivanamrtam, Srila Guru Maharaj citou muitos versos. Um deles eu lembro: é necessário comunicar nossas atividades com alguma consciência do mundo transcendental. Essa comunicação é obtida através do humor da devoção e da associação com os devotos.

Nós estamos sempre utilizando esta palavra "devoto" mas não estamos oferecendo algum tipo de respeito em nosso coração. E isso é muito ruim. Hoje, não quero desanimar ninguém, mas essa é minha expectativa. Não fico desanimado porque a esperança vem através da humildade, e qualquer situação de desesperança vem através do ego. Mahaprabhu disse: trnad api sunichena (deve-se paraticar a humildade, a tolerância e o respeito aos demais).  Por que não estamos realizando essas três instruções com nosso coração, com nosso amor, com nosso afeto, com nosso humor de devoção? Se somos praticantes, pensaremos em fazer algo por nossa própria vida espiritual. Abandonando tudo, nos unimos em consciência de Krishna. Mas por que não tentamos abandonar nosso ego? Não consigo compreender isso.

Ego é algo muito ruim. É como uma montanha entre Deus e eu. Então, porque poremos essa montanha (no meio de nosso caminho)? Quando Srila Prabhupada, AC Bhaktivedanta Swami chegou ao Ocidente, ele demoliu o ego (da civilização ocidental) e abriu um canal para nós.  Mas o ego está mais uma vez atacando os devotos, e essa é uma situação muito desanimadora. Não sabemos porque não conseguimos evitar o ego. Se estamos tentando praticar a Consciência de Krishna, devemos nos qualificar. Pelo menos, deveríamos tentar obter essa qualificação; esse ego é muito (prejudicial) para a vida do praticante. Portanto, é necessário antes de tudo abandonar o ego. Se não pudermos fazer isso, não poderemos realizar qualquer serviço, não poderemos nos ocupar no serviço ao mundo transcendental.

Podemos fazer tantas coisas neste mundo material, onde existem tantos especialistas. Mas tudo fica inútil se não estiver relacionado com a consciência de Deus. Quando nos ocupamos no serviço ao Senhor Krishna, associando-nos a tantos Vaisnavas, por que não podemos abandonar nosso ego?  Eu não sei. Se desejarmos nos tornar perfeitos, primeiro que tudo será necessário evitarmos nosso ego. Vaisnavas seniores, Vaisnavas júnior, Vaisnavas intermediários - não somente é necessário que eles realizem uma demolição do ego, mas é isso que todos devem fazer. Mahaprabhu disse:  mesmo que a pessoa não tenha uma posição respeitável, devemos oferecer-lhe respeito.  Todos aqueles que se juntaram à Consciência de Krishna são nossos parentes próximos. Ofereceremos boa nutrição uns aos outros.

Vejo perturbações em vários lugares. Peco a meus amigos que, por favor, sejam sinceros e tentem tornar-se perfeitos, seguindo o conselho de Sriman Mahaprabhu. O quanto estamos praticando esta canção todos os dias : trnad api sunichena?  É preciso considerar  isso. Devemos abandonar esse tipo de ahankara (ego) e tentar harmonizar com tudo. A harmonia deve ocorrer na vida de um devoto, pois é muito fácil criar harmonia se for possível vermos que: "O Senhor está muito próximo de mim".  Ele é tão grandioso e misericordioso para com todos. Desse modo, poderemos expandir nossa visão. Tentarei ajudar quem estiver se afogando, e tentarei seguir quem está mostrando o caminho para minha vida. Tentaremos  ajudar uns aos outros e àqueles que estão convivendo conosco, e não desencorajarmos ninguém. Devemos encorajar a todos, pois obtivemos alguma oportunidade de praticar a Consciência de Krishna nesta vida.

Não sabemos que tipo de vida nos espera no próximo estágio. Nosso karma anterior nos está empurrando. Mas, pela graça de Sri Guru Gauranga, obtivemos uma oportunidade de ter uma conexão com o Santo Nome nesta vida. Devemos tentar realizar que devemos cantar o Santo Nome dotados dessas três qualidades e qualificações (humildade, tolerância e respeito aos demais). Não tenho dúvidas de que todos se sentem entusiasmados  de realizar algum Sankirttan. Mas é preciso obter algumas qualidades e qualificação para se poder praticar. Mesmo sem ter as qualidades e a qualificação, as pessoas estão muito entusiasmados de pregar. Mas pregarão o quê? Sequer são capazes de refletir em seu ser essas três qualidades do trnad api sunichena. Quantas vezes teremos que dizer isso?

Sem dúvidas, é necessário lembrar disso diariamente, a cada instante. Prabhupada Saraswati Thakur disse que, ao nos levantarmos da cama, devemos nos limpar a nós mesmos com essa canção.  Meu ponto é que pensar que "eu sou qualificado", esse tipo de ego é sempre um obstáculo para mim.  Eu sou o servo do servo do servo do Guru Vaisnava, de Bhagavan Sri Krishna. Devemos sempre observar esse sentimento com toda nossa atenção.

Desse modo, podemos evitar o ego e servir a Bhagavan Sri Krishna. Mas o serviço direto é impossível; portanto, tentaremos servir ao servo do servo do servo. Por que não estamos prestando atenção a isso? Dou esse conselho a todos que se aproximam de mim e a mim mesmo também. Sinto que ele é necessário para mim mesmo e para todos. Então, que mais posso dizer? Não queremos nos tornar nosso pior inimigo, mas desejamos ser nosso melhor amigo. Bhagavan Sri Krishna ensinou que posso fazer o melhor ou o pior para mim mesmo. Portanto, por que desejaria piorar? Não sei por quanto tempo viverei, mas o que estiver em minhas mãos neste dia – o que surgir diante de meus olhos, utilizá-lo-ei sabiamente. Desse modo,  seremos beneficiados.

Aqui neste mundo material existe a luxúria, que não tem valor algum. Mas o benefício será obtido na vida espiritual, através deste processo, como ensinado por Mahaprabhu. Todos os jovens desejam produzir um livro e querem pregar aos outros. Mas o meu pedido a essas pessoas é este: por que vocês não pregam para si mesmos? Diante de vocês existem tantos devotos qualificados e mais velhos.  Ainda que meu inglês seja difícil de compreender, vocês poderão entender isto. Os devotos trazem dentro de si a qualidade e a qualificação, portanto devemos tentar oferecer-lhes respeito.  Devo oferecer respeito a todos.  Se tentarem prosseguir desse modo, pregarão muito. Tenho visto que os devotos ocidentais estão cheios de entusiasmo por pregar. Mas eles têm algum ego; não podem evitar isso.

Aqui está o meu pedido a todos: por favor, abandonem o ego e prossigam na linha apropriada da consciência de Krishna. Mahaprabhu deu o processo prático mais fácil : harernama harernama harernamaiva kevalam. O Bhagavan Nama, o Nome Divino do Senhor, concederá uma conexão divina com o mundo transcendental. A comunicação somente é possível através do cantar do Santo Nome do Senhor, pois o Nome, a fama, as qualidades e qualificações são transcendentais. Ficarão em nosso coração quando encontrarem a limpeza apropriada; eu também sinto isso.

É dito nas escrituras que Bhakti significa serviço ao Senhor, seva. Contudo, não é possível obter serviço direto de modo algum. Guru Maharaj disse que aqui se aplica o sistema telescópico.  O que oferecermos ao Guru Vaisnava irá facilmente para o serviço ao Senhor Krishna. Mas é preciso conectar-se com a onda transcendental, caso contrário, tudo que fizermos será karma. Karma é reacionário. Com a devoção não existe reação ruim; a devoção concede mais espírito devocional.

Todas as facilidades estão diante de nós. Temos visto tantas coisas neste mundo material. Por que não tentamos agir com humildade, tolerância, oferecendo respeito a todos? Por que não tentamos praticar isso? É um processo muito apropriado e doce. Primeiro, é necessário converter a todos em nossos amigos e não em nossos inimigos. Isso é o melhor que eu posso fazer. Depois disso, devo tornar-me amigo de mim mesmo, e não meu próprio inimigo. Essa é minha prece a todos os devotos.

Hoje, as pessoas estão vindo de tão longe, mas com seus corações limpos poderão fazer o Navadwip Dham Parikrama e seguir com este procedimento de purificação que Sri Chaitanya Mahaprabhu nos deu. Essa é minha prece.

 

Jaya Om Visnupad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!
Todos os devotos ki jaya!

Sri Nabadwip Dham
26 de fevereiro de
2001

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

Livros Vaisnavas

Página Inicial

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti YogaLinks - Livros -    Fale Conosco - Acaryas

novela das oito a caminho das