Prezados Amigos,

 

Em 1980 quando o então Bhakti Vilasa Parvati Maharaja (atualmente bhuvana moham) chegou ao Brasil. Ele se hospedou na minha humilde casa em Laranjeiras no Rio de Janeiro. Na época, ambos Discípulos Diksa de Srila Prabhupada e ele Discípulo Sanyase de Sridhara Maharaja passávamos horas conversando das nossas amarguras e o tratamento que recebíamos dos nossos irmãos espirituais discípulos de Srila Prabhupada que haviam oficialmente nos expulsados da Instituição de Nosso Mestre Srila Prabhupada (com direito a publicação no Diário Oficial e tudo) e nos chamavam de “traidores” por que tínhamos buscado alívio nos pés de lótus de “Sridhara Maharaja”.

 

Eles (os iskconianos) diziam que não era possível praticar Consciência de Krsna fora da ISKCON e para fundamentar tais argumentos citavam uma passagem no Srimad Bhagavatam onde Srila Prabhupada dizia que “se alguém pensava que podia ser Consciente de Krsna fora da Iskcom estava louco”.

 

Me lembro que Bhakti Vilasa Parvati, ou simplesmente Maharaja Parvati, como o chamávamos, tinha um arsenal de argumentos em contra tal interpretação. Ele dizia, na realidade existirá ISKCON em toda reunião de pessoas prontas a praticar Consciência de Krsna e não aquele ou esse grupo em particular.

 

Depois Bhakti Vilasa Parvati foi para São Paulo em seguida foi morar em Visconde de Mauá, Instância turística na Serra da Mantiqueira. Em Maringá ele montou um restaurante que chamava-se “Prema” e ao lado construiu um Circo de Palha que diariamente reunia o pessoal de toda região com as mais diversas apresentações de musica popular. Naquela época Parvati Maharaja (atualmente Bhuvana) era absolutamente contra Instituições e não instituiu programas regulares para Cantar Hare Krsna.

 

Um dia fui surpreendido com a noticia que Parvati Maharaja tinha se decidido abandonar os sagrados votos de sanyase que tinha feito para Sridhara Maharaja – O Guardião da Devoção. Ele (bhuvana) argumentava que era mais fácil pregar como homem casado e que estava seguindo os passos de Nityananda.

 

Ele, Bhuvana, por mas dois anos ignorou as insistentes solicitações diretas de Sridhara Maharaja e de Govinda Maharaja  para voltar  a Navadwip, só vindo a fazer quando lhe foi conveniente, quando foi recebido friamente (está história fica para outra ocasião).

 

Diante de tudo que ele recentemente disse em seu artigo “Ser Guardião ou O Único Guardião da Devoção” eu me pergunto..., o que aconteceu ?  o que está errado nessa história ?

 

E mais, durante o período em ele se recusou a voltar a Índia para entregar sua Danda (desobedecendo abertamente as instruções de Sridhara Maharaja) ele estava desautorizado a pregar em nome de Navadwip ?  Mas é o trabalho que realizou não serviu aos propósitos da Sri Caitanya Saraswath Math?

 

Recentemente ele nos enviou o artigo “homens Ocos”  extraído do livro “Anjos Caídos” livro esse proibido de ser lido pelos discípulos de Govinda Maharaja por terem sido escrito por sanyases que não aceitaram a instruções de Sridhara Maharaja e segundo Mahananda seria néctar envenenado pela boca da serpente. Ou seja, quando lhe convém o veneno vira néctar, mesmo que vá em contrário as ordens de Govinda Maharaja.

 

Agora, ele julga poder definir o que se pode e o que não se pode fazer no Brasil e faz exatamente a mesma coisa que meus irmãos espirituais, discípulos de Srila Prabhupada (iskconianos), fizeram com ele, e utilizando toda a argumentação quer obrigar as pessoas a agir desta ou daquela maneira.

 

Bhuvana Moham está querendo fazer conosco exatamente o que aconteceu com ele. Ele se esqueceu de que estamos  autorizados a Cantar Hare Krsna, que essa autorização foi dada por Sri Caitanya Mahaprabhu e no nosso caso particular por Srila Prabhupada e que nem Sridhara Maharaja e muito menos Govinda Maharaja desencoraja, muito menos proíbe a pratica de Consciência de Krsna, ao contrário incentivando qualquer manifestação idônea nesse sentido.

 

Por outro lado, será que Govinda Maharaja concorda que se ofenda abertamente um Mestre Espiritual de outra Missão que canta “hare krsna” sob o argumento de Ele foi ofensivo a Sridhara Maharaja ? (será que uma ofensa justifica outra ?)

 

Ele (bhuvana) diz

 

“Esses farsantes autonomeados guardiões promovem entre os ignorantes a idéia neoliberal de que se deve procurar o néctar em qualquer lugar e dizem que não existe argumento que prove o contrário.  Mas não conseguem eles mesmo distinguir o néctar puro do néctar mesclado com o veneno da farsa sahjiya e se associam com mequetrefes farsantes de mesma plumagem que eles e que promovem uma odienda liquidação a preços promocionais do acesso íntimo ao lila transcendental das brincadeiras de amor íntimo de Radha e Krishna a um bando de desqualificados.’

 

 

Se é certo que nos somos desqualificados também é certo que todos os nossos Mestres Espirituais são Guardiões da Devoção, inclusive Srila Prabhupada, de quem eu tenho a honra de ser discípulo.

 

Aceitei Govinda Maharaja como meu Siksa Guru, depois da partida de Sridhara Maharaja, Eles me salvaram, me deram conforto e eu posso dizer que sou um Beneficiário do Trabalho de alivio. Minha esposa é discípula dele é não precisamos de autorização de divulgar sua imagem e palavras.

 

Desconheço de onde o Sr. Bhuvana encontra forças para sacar tais desatinos em contra nosso modesto trabalho direcionado para Govinda Maharaja. Em 1994, após a partida de   Govinda Maharaja esteve do Brasil houveram muitos problemas e me lembro como se fosse hoje que Ele (Govinda Maharaja) disse que se não fosse possível trabalhar juntos que abrissem novos guardas chuvas. (alguns por pura conveniência se esquece disso - mais uma vez)

 

 Isso não significa dizer que estamos saindo de baixo da proteção de Govinda Maharaja, mas simplesmente não é possível ficar sob a orientação de uma pessoa que não nos inspira, não só pela sua tirania, mas também, por conhecermos seu passado incongruente e contraditório.

 

Sabemos que Bhuvana só foi tomar sanyase com Sridhara Maharaja por que não consegui na Iskcon. Mas só ficou três anos mantendo o voto, e pergunto como pode criticar um pessoa que observa sanyase a mais de 50 anos.

 

Todo esse problema começou com o tratamento dado pelo Sr. Bhuvana a Padmanabha Maharaja, o qual somos testemunhas vivas, que já mantém, mal ou bem seu voto a 5 anos.

 

Não temos mais confiança na proposta de trabalho que o Sr. Bhuvana vem realizando, não acreditamos que reuniões mornas a cada mês em casa de um ou outro, ouvindo a mesma e cansativa pregação do Sr. Bhuvana pode ser bom para nossas vidas espirituais. Desconfiamos da qualidade da tradução que o mesmo faz dos livros, (alguns a qualificam como impersonalista)

 

Já encontramos diversos erros e ele não admite ser corrigido (de forma arrogante e doente).

 

Queremos ter a liberdade de Cantar Hare Krsna da forma que nossos mestres nos mostram e não acreditamos na forma que ele(bhuvana) apresenta.

 

Como existem muitos discípulos de Govinda Maharaja que privam dos mesmos sentimentos, entendemos que o correto é dedicar esse serviço a  Ele (Govinda Maharaja), sem esperar autorização especial, uma vez que a relação com Gurudeva é individual.

 

Assim criamos a “Escola dos Guardiões da Devoção” visando servir os “Guardiões da Devoção” entre os quais eu particularmente incluo “Srila Prabhupada”. Nos não somos pretensiosos de sermos os “Guardiões” como informa o Sr. Bhuvana (maliciosamente).

 

Nosso propósito é fazer um trabalho sério, com aulas regulares (toda semana) em local definido que no futuro será transformado em “Ashram’ onde os devotos poderão morar e se associar, ler o Bhagavad Gita e prestar serviço devocional 24 horas por dia.

 

A verdade é que o Sr. Bhuvana não tem condições de se comprometer com Gurudeva 24 horas por dia. Ele, que quebrou a promessa com Sridhara Maharaja em nome da pregação (tentando imitar Nityananda) é agora um homem casado e precisa manter a família dele (conhece a historia do yogui e do rato – pois é). O Sr . Bhuvana não quer assumir compromissos e, para nos, o que ele faz não nos serve e queremos ter a liberdade de cantar Hare Krsna e reverenciar os Mestres sem precisar apresentar carteirinha de autorização.

 

Confesso que depois de quase 27 anos de amizade (o conheci no Rio de Janeiro em 1975) sinto falta da presença do Amigo, mas estou muito decepcionado e acredito realmente que toda a Deferência que recebe de Srila Govinda Maharaja e no intuito de ver incentivá-lo a retomar sua vida espiritual, voltando a cumprir os seus votos e quem sabe deixar de ofender quem canta “Hare Krsna”, pois só assim ele, o Sr. Bhuvana, poderá se livrar de uma situação infernal e conquistar o afeto sincero de todos e não só de um pequeno grupo que não conhece toda a historia.

 

Acredito que Srila Govinda Maharaja está com todas as suas forças tentando fazer que o Sr. Bhuvana retorne a sua consciência normal. Em 1994 com palavras amenas o chamou de “tirânico e cruel”, mais esse tratamento o afastou ainda mais (por quase dois anos), por isso agora está sendo ministrado um novo remédio.

 

Em nome da “Escola dos Guardiões da Devoção” por solicitação do seu Presidente da sede de Guarulhos Prabhu Caitanya Candra  rogo aos amigos que orem pelo Bem Estar de nosso Amigo que acometido de um surto de “Autoridade e único representante” está atuando como um evangélico fanático que insiste em pregar que só Cristo Salva (apesar de respeitarmos a fé deles).

 

Govinda Maharaja é nosso salvador e segue fielmente as ordens de Sridhara Maharaja que junto com Srila Prabhupada vieram para o ocidente e nos introduziram no caminho da Bhakti, caminho esse que é individual espontâneo e voluntário, mas se depender de seu representante aqui no Brasil nossas vidas espirituais será arruinada com ofensas e discriminação arrogante.

 

Por isso estaremos escrevendo uma Carta para Govinda Maharaja onde de forma aberta, sincera e honesta estaremos explicando nossos propósitos e razões esperando ser acolhido e desde já declaramos que o Trabalho da “Escola dos Guardiões da Devoção” não cessará sob nenhuma hipótese e todos os frutos serão destinados a Sri Chaitanya Saraswath Math, razão que nos consideramos filiados a Ela.

 

Em nome dos Discípulos de Govinda Maharaja no Brasil filiados a “Escola dos Guardiões da Devoção “  somos gratos pela atenção informando que as portas estão abertas e que apesar de respeitarmos todas as opiniões temos direito de fazer nosso trabalho sem interferência de pessoas que não nos inspiram e que o fato de respeitarmos outros mestres e não tolerarmos ofensas  não significa que estejamos sendo traidores, mas simplesmente praticando o que está escrito nos livros.

 

Minhas Reverências,

Vyasa Dasa

 

 

RESPOSTA

 

Caros devotos,

Aceitem meus respeitos Vaishnavas no serviço a meus mestres divinos Srila Prabhupada, Srila Guru Maharaj e Srila Govinda Maharaj.  

O Bhagavatam nos ensina que, kaler dosha nidhe rajan, ou seja, que Kali é um oceano de problemas.  Tudo o que está acontecendo deve ser visto como um campo de exposição e purificação de nossos anarthas, ou seja: aquilo que é indesejável em nós mesmos para a prática da Consciência de Krishna e que deve ser eliminado.  

Mas o verso completo diz: kaler dosa nidhe rajan, asti eka mahad guna, kirtanad eva krsnasya, mukta sangham param vrajet:  “Ainda que Kali é um oceano de problemas e dificuldades, existe uma única e grande qualidade nesta era: simplesmente por fazer o kirtan dos santos nomes do Senhor Supremo a gente fica livre de toda essa ‘porqueira’.”

Esta pequena batalha de Kurukshetra em que nos encontramos tem dois lados: os que seguem e os que não seguem o que o Guru manda.

 

“Errar é humano. Errar é inevitável para todos, pois todos são imperfeitos.  Contudo, ninguém deseja permanecer imperfeito.  Existe um elemento dentro de todos que é animado e tende à perfeição. Se não fosse assim, não sentiríamos qualquer necessidade.  Nossa tendência rumo à perfeição é certamente muito fraca e limitada;  caso contrário, atingiríamos a meta imediatamente.  Nossa capacidade limitada e a tendência para a perfeição criam espaço para o guia ou o Guru.” (Srila Sridhar Dev-Goswami Maharaj -Sri Guru e Sua Graça)

aradhananam sarvesam, visnor aradhanam param
tasmat parataram devi, tadiyanam samarchanam

“Entre todos os tipos de adoração,  a adoração e serviço devocional ao Senhor Krishna é o mais elevado.  Mas ainda superior à adoração ao Senhor Krishna é a adoração a Seus devotos .  Tal devoção é ainda superior à devoção ao Senhor.” (Senhor Shiva a Parvati,  no Padma Purana)

ye me bhakta’janah partha, ne me bhaktas ca te janah
mad bhaktanam ca ye bhaktas, te me bhaktatama matah
 


 

“ Aqueles que Me adoram diretamente não são devotos de verdade; os verdadeiros devotos são aqueles que estão devotados a Meus devotos.” (Krishna, no Adi Purana)
 


Com todo respeito e dignidade à minha disposição no serviço devocional a Srila Gurudeva Govidna Maharaj, venho trazer alguns esclarecimentos que se fazem necessários após o último email de Vyasa Prabhu.

Mais uma vez, o Prabhu vem a público fazendo uso de sua técnica de denegrir a minha imagem, expondo aspectos de minha vida pessoal como ele os vê, pois, desse modo, deve acreditar o honorável advogado, denigre também o que estou afirmando.  

Os erros que cometi em minha vida não são exemplo a ser seguido por ninguém, não justificam as atitudes de ninguém mais e dizem respeito somente a mim e a meus Gurus.  Mas, os erros que cometi em meu passado não invalidam quando eu falo a verdade que ele evita discutir.

Mais uma vez, o Prabhu, com a astúcia de um promotor na corte, evita o ponto principal e filosófico que levantei em particular e confidencialmente e que causou sua reação para ficar discutindo defeitos pessoais (meus) em público para tentar invalidar o que eu digo.  Todo mundo que têm recebido seus emails já conhece bem a opinião dele a meu respeito. Basta-me o afeto pessoal que recebo sempre de Srila Gurudeva. Sou um yes man, ou seja, sou o que o Guru diz que sou, e ele disse que eu sou seu representante no Brasil.

Jiva Goswami diz: jñana sathya vittha sathya : “Se tenho algum conhecimento que me permite ajudar o meu vizinho e não o faço, eu serei responsável.  Ao não ajudá-lo, cometo uma ofensa contra a sociedade.”
Assim, vou defender a verdade que recebi de nossos Gurus.

Discorrendo distrativamente sobre outros méritos de outras questões, a prosa de promotor público do Prabhu evita discutir o ponto principal da questão que apresentei em particular e confidencialmente a dois discípulos diretos de Srila Gurudeva Govinda Maharaj.  O ponto foi que: a auto-batizada “Escola dos Guardiões da Devoção” propaga livros de pessoas que sabidamente dentro de nossa Missão são consideradas ofensivas e contrárias à linha de Srila Guru Maharaj e de Srila Govinda Maharaj, o que foi estabelecido por instrução de nossos Gurus mesmo e não por mim.

Esse ponto de não nos misturarmos com tais ofensores de nossa Sampradaya é pacífico e foi estabelecido pelo Math Central e seguido por todos os Maths ligados mundo afora, menos pela EGD.  

 

“Em certo estágio, devemos tomar cuidado com a má associação, por isso no Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.91) Rupa Goswami disse: sajati-yasye snigdhe sadhau sngah svato vare, ‘Com que tipo de pessoas santas devemos tentar nos misturar ansiosamente? Com aqueles que estão em nossa linha, que têm a mesma aspiração espiritual que nós e que detêm uma posição superior.  Associar-se com tais pessoas santas nos ajudará ao máximo a progredirmos rumo à meta última’.”  (Sri Guru e Sua Graça, pg 120)
 


Como disse também Srila Gurudeva:  “...quem carregar a bandeira da missão exclusiva (ananya) de  Srila Guru Maharaj, a Sri Chaitanya Saraswat Math, deve estar cem por cento dedicado (ananya) à Sri Chaitanya Saraswat Math”, e não se associará a essas pessoas nem ficará lendo ou promovendo seus livros. Pois,  como Srila Guru Maharaj também disse:  “Ler livros somente produz devoção se o Guru mandar você lê-los”.

Eu não inventei essas coisas, apenas sigo a instrução dada a todos os discípulos do mundo que recebi  de meu Guru, Srila Govinda Maharaj, quem me aceitou há muito tempo como seu discípulo também e de quem tenho recebido o afeto pessoal e instruções diretas para cuidar da vida espiritual de nossa missão no Brasil, dando apoio às atividades corretas de todos os praticantes e procurando alertá-los com gravidade se perceber que se desviam de nossa linha.
 
Agora, o Vyasa Prabhu expressa seu desejo de ser líder de alguns Centros ligados a Srila Gurudeva Govinda Maharaj e gera entusiasmo próprio para criar uma instituição que chamou de “Escola dos Guardiões da Devoção” nos moldes de sua pouca (má) experiência da ISKCON (nunca foi líder) e que atraiu alguns devotos a vincularem seus Centros para cantarem em uníssono seu apoio público a ofensores de nossa Sampradaya, contrariando frontalmente o que Srila Govinda Maharaj instruiu e expressando seu repúdio à minha pessoa.

É preciso que se saiba que, se alguém deseja ser líder desta missão de Srila Govinda Maharaj, o mínimo que deve fazer é ser sóbrio e: (1) assumir essa posição por instrução direta do Guru, tendo assim uma ligação de fato com o Guru, (2) não insultar os devotos que já têm uma posição de liderança dada pelo Guru na missão dele no Brasil, (3) estabelecer um canal de comunicação direta com o Guru, (4) pedir permissão do Guru para fazer o que desja fazere (5) receber do Guru as bênçãos para poder agir sempre de modo humilde, tolerante e respeitoso como seu representante fidedigno em harmonia com os demais líderes aprovados dos demais Centros que vicejam no Brasil.  

Mas, se essa pessoa, agindo independentemente, fizer algo errado como publicar na HP da sociedade nomes de pessoas que ofenderam nossa Sampradaya, essa pessoa aspirante a líder deveria ter humildade o bastante para reconsiderar a sua posição e obter o siksa daquele a quem chama de Siksa Guru mas por quem ainda não foi oficialmente aceito como discípulo, seguindo as instruções específicas dele.  Além do que, não deveria publicar em forum público por ele promovido o email que enviei confidencialmente a dois discípulos diretos de Gurudeva com cópia vertida ao inglês para o próprio Gurudeva para desse modo criar agitação no meio público de pessoas recém-chegadas e cuja pequenina fé pode ser destruída por esse seu ato no mínimo leviano. Além do que,  ele tornou públicos os nomes dos ofensores que nomeei em instrução confidencial a dois pretendentes a líderes de nossa Missão e que é um assunto que só pode ser tratado particular e muito confidencialmente (como repeti duas vezes no dito email a eles).

Esse é o unico ponto em discussão e não se sou ou não sou uma pessoa que cometeu erros no passado e que com certeza ainda os comete no presente e os cometerá no futuro de praticante, pelo que peço desculpas antecipadas.

Não imagino que alguém possa ser capaz de inspirar a todos e nem consigo imaginar porque alguém se sentiria inspirado por mim pessoalmente.  Mas o que eu represento, a concepção Vaishnava que recebi, recebo e represento de meus Gurus... é surpreendente para mim que alguém não se sinta inspirado por isso, e não importa na boca de quem essa concepção seja ouvida.  

Mas é provável que, infelizmente para os ouvidos e mentes de todos nós, o Vyasa Prabhu provavelmente vai escrever de novo falando das mazelas e dos fracassos de meus 30 anos de praticante da consciência de Krishna em seu forum estilo imprensa marrom.  Desculpem-me por provocar esse lado nojento nele.  Gostaria de poder trazer de volta o velho Vyasa Prabhu —aquele que foi o meu bom amigo e irmão por 25 anos— de volta ao corpo que parece estar obsecado por um fantasma destruidor que inverte o sentido do seu nome de Vyasa das (servo de Vedavyasa, a encarnação de Krishna que dividiu os Vedas em quatro) para Vyasa das, que significa também servo da divisão.

 

“ Autocracia e democracia não vão bem juntas.  Nosso sistema é autocrático.  Guru é tudo.  Nossa submissão ao Guru é incondicional.”  (Sri Guru e Sua Graça, pg 75)
 


Proponho agora, diante de todos, que o Vyasa Prabhu pare com essas suas investidas públicas em seu próprio nome e busque de fato o abrigo de Srila Gurudeva Govinda Maharaj e, doravante, só faça o que ele mandar, se deseja mesmo ser um membro da missão exclusiva da Sri Chaitanya Saraswat Math.
Ele pode ligar para 009133  5496408 (o telefone direto de Srila Gurudeva em Calcutá) e se posicionar corretamente, rendendo-se totalmente a seus pés de lótus.

Nós, seus discípulos, aceitamos tudo que Srila Gurudeva disser.  

Sinceramente no serviço a Srila Gurudeva Govinda Maharaj e sua sagrada Missão e tentando ser humilde, tolerante e respeitoso a todos,

Bhuvana Mohandas