EXISTE GENUÍNA DEVOÇÃO POR SRILA PRABHUPADA?
Por Vyasa Dasa
Recebi um e-mail de um devoto amigo , a quem considero muito e que está nos quadros da Iskcon, e resolvi dividir suas reflexões com o público em geral. Como não pedi sua autorização para publicar o texto, nem Ele próprio me autorizou a fazê-lo não tenho direito e nem acho apropriado citar seu nome, e para isso tomei a liberdade de proceder algumas alterações no texto do e-mail, deixando de citar nomes mencionados, não só para proteger a confidencialidade do Prabhu, mas também a sua pessoa, que normalmente não teria coragem de expor seus sentimentos da forma que fez, especialmente ante fato que tais indagações podem ser punidas com um "ficar em observação" ou até ser expulso. (entendam o que estou dizendo)
Todavia chamo atenção para a maneira madura que o devoto expõe sua dúvida, que realmente tem fundamentos.Convido a todos os devotos sinceros analisarem os reclamos sinceros. tendo certeza que a analise procedida será de bom proveito todos melhor desenvolver a tão necessidade de maturidade na Consciência de Krsna.
Email :
"Podemos notar a maneira de pregar de Shrila Prabhupada. Shrila Prabhupada nos idos de 1970. Ele sempre pregou muito diretamente, sem meias verdades, muito diretamente. Shrila Prabhupada pode ser considerado mesmo agressivo.
Porém meu ponto é que eu tenho percebido há muitos anos uma falta de genuína devoção por Prabhupada da parte de alguns discípulos, principalmente aqui no Brasil, que é onde tenho mais contato com eles. Eu percebo essa falta de devoção principalmente nos líderes, os que são e os que já foram. Obviamente não dá para generalizar, eu me refiro só a alguns, mas membros importantes. Eu sei que julgar a devoção alheia é perigoso, mas o ponto é importante e as evidências são claras. Basta ver como eles lidam com o Direction of Management, o que é uma constatação recente, mas tenho percebido outras coisas ao longo do tempo. Eu estudei principalmente Swami XXXXXX dado o meu interesse pessoal em saber isso.
Esse Maharaja demonstra sinceridade como devoto, mas eu percebo algo estranho: quando discuti a primeira vez a questão Rtvic com ele, ele disse algumas frases marcantes, "Eu tenho gratidão para com Shrila Prabhupada, mas...", "Tem muitos discípulos de Prabhupada nascendo de novo no movimento, eles não gostam que mudemos o que Prabhupada fez, mas eu não ligo, eu mudo o que é necessario...". Uma vez perguntei a XXXXXX parbhu se ele esteve com Prabhupada pessoalmente e ele respondeu que sim com um desdem tão grande, como se tivesse estado com um qualquer, fiquei chocado. Percebo um show externo em alguns como XXXXXX. É clara agora essa postura inconcebivelmente ofensiva de XXXXXXXX. Tem o caso de XXXXXXX criando a própria versão dele de Hare Krishna. Há muitos casos.
Entretanto se percebe uma devoção muito grande, principalmente em devotos que entraram um pouco antes, como Ameyatma em 1973 e outros devotos antigos, XXXXX. XXXXX.XXXXX e outros.
É muito estranha essa mentalidade no presente, de que Prabhupada estava levando as coisas um pouco para o caminho errado, agressivo, não simpático, e que agora, os discípulos podem levar a coisa melhor. Vi um discípulo de XXXXXXX Prabhu XXXXXX das, escrever no site XXXXXXX, convidando as pessoas e dizendo que Prabhupada "esboçou a Consciência de Krishna".
Ao que parece, o boom Hare Krishna se deu entre 1973 e 1977 e a sociedade dos Karmis ficou extremamente alarmada, estava havendo uma grande oposição. Veja o que Shrila Prabhupada diz em 3 de maio de 1976 em Honolulu.
Prabhupāda: So this movement should be pushed very vigorously. And so far, we have become successful. And enemies will be always, as soon as there is something good. That is the way of material world. Even Krsna had enemies, what to speak of us. Eh? So many enemies, but He was powerful; He killed all them. Nobody could kill Him, but there was attempt to kill Him from the very beginning of His birth. He had so many enemies. As soon as Kamsa heard that his sister is now newly married, but as soon as there was some foretelling, "Ah, you are taking care of your sister so nicely. The eighth child of this sister will kill you." "Oh, where is your child? Where is pregnancy?" Nothing. He became angry. "So why wait for eighth child? Kill my sister." Long, long before taking birth of Krsna, the mother was to be killed. This is the position of this material world. So he became so bad that "My sister..." He did not consider that "She is my sister, and she is just newly married. Where is pregnancy? Where is child? And that is the eighth child, and what will happen after that?" No consideration. Immediately, "Kill him, kill her." This is the position. So we are instructing: no intoxication. So those who are flourishing by selling cigarettes and wine and liquor, they do not... "Immediately kill him." Oh, yes, in this way. "If they, the movement goes and becomes very strong, then our business will be lost. Kill him." So naturally they will be enemies. The same thing, the Kamsa saw that "This my sister, now she is married. So although it will take some long time, but here is the cause." So they are thinking like that. No meat-eating, then all slaughterhouses will be closed: "They're enemy." Although there is no such symptom that slaughterhouse is going to be closed, but they'll think like that. They'll think like that, the same way. There is no ex... [break] ...pregnancy, first, second, third, then eighth, and the child will go, take birth and... They are thinking like that. So the modern civilization, we are everyone saying. Because you have forbidden: no illicit sex, no intoxication, no meat-eating, no gambling. The whole Western world living on these four pillars. Just see our position. And the same conscious way, everyone is thinking, "If this movement goes on, then how all these nightclubs will go on? How all breweries will go on? How all slaughterhouse will go on, cigarette factories will go on?" This is all foolish. So you cannot expect that we will get more, many friends. That is not possible, because the world is full of Kamsas, demons. So we have to struggle and... In the face of so many obstacles we have come to this standard that there is one Hare Krsna movement; it is very dangerous to the modern way of life. That much is great, advance. They're feeling the pulse. Now when they are meeting, state obstacles. Everywhere we are meeting obstacles. In Singapore.
Puṣṭa Krsna: We went to the airport.
Prabhupāda: Yes.
Puṣṭa Krsna: And practically they didn't even want to let us stay in the airport. We had to stay there only for four hours to catch the next flight. They are so much...
Prabhupāda: This is our position. Gradually they will show Hare Krsna movement. In India also, although India's... They will want to crush down this movement. So this will be up to Him. Krsna or Krsna's movement, the same thing. And Krsna was attempted to be killed by Kamsa class of men and his company, the demons. So it will be there; it is already there. Don't be disappointed, because that is the meaning that it is successful. Krsna's favor is there, because Krsna and Krsna's movement is not different, identical. So as Krsna was attempted to be killed, many, many years before He appeared... At eighth child, if the mother produces child yearly, still ten years, eight years before His birth, the mother was to be attempted to be killed. So there may be attempt like that. And Lord Jesus Christ was killed. So they may kill me also.
Devotos como XXXXXXXXX e a maioria dos discípulos brasileiros ingressou seriamente na Consciência de Krishna entre 75 e 77, um período de potente expansão, mas exatamente quando a mídia estava se opondo ao movimento e criando alguma reação e oposição pública. Eu sinto nesses devotos algo como um tipo de trauma de infância. Nesse momento complicado, 1977, o pai foi embora e os irmãos mais velhos assumiram a administração da casa.
Esses irmãos se disseram iguais a Shrila Prabhupada, mas indiretamente prometeram fazer melhor que Prabhupada, "Agora nós vamos fazer esse movimento ser melhor aceito pela sociedade." Shrila Prabhupada tinha dito que era praticamente impossível fazer o movimento ser bem aceito, mas que nós tinhamos que continuar lutando bravamente. Veja que situação difícil!
É clara a postura de pessoas como Kirtananda, de que é possível ser mais atrativo para sociedade. Mas para isso é preciso mudar o que Prabhupada fez. Kirtanananda vestiu os devotos de fanciscanos entre outras loucuras, tudo para ser mais bem aceito. Essa tentativa de ser bem aceito continuou, eles estão mudando os livros de Prabhupada, elas não falam a verdade diretamente na pregação, eles só querem ser agradáveis, mas a fala também tem que ser veraz, no que eles pecam muitas vezes. Eles são brandos, mas o resultado é a falta de efeito.
Prabhupada era um leão na rua, pregando para os Karmis, e um pai bondoso em casa com os devotos. Os "gurus" "acharyas", estavam agora no lugar de Prabhupada, eles tinha que ser leões também, mas ao mesmo tempo precisavam ser agradáveis para serem bem aceitos pela sociedade. Eles se tornaram cordeiros na rua e leões em casa, com os devotos. Após a partida de Prabhupada os devotos nunca foram tão duramente tratados como no período dos "acharyas". Entretanto eles estavam sendo leões como Shrila Prabhupada, só que no lugar errado. Isso durou até ninguém aguentar mais.
Quando tudo se espatifou, a conclusão foi, que ser leão como Prabhupada, era ruim. Começou a fase do "paz e amor", de fachada. Ninguém é mais leão em lugar algum. Como isso foi conseguido? Pararam de treinar os devotos, praticamente não há centros de treinamento. Eles se concentraram mais na idéia de serem aceitos, Hrdyananda e companhia voltaram para a Faculdade e Universidade. Eles pregam bonitinho, mas é sem vida e quase sem efeito, ao que me parece. Eles adulam os ricos e quase tudo parece pervertido. Agora apoiam o homossexualismo, tudo para serem aceitos.
Todos esses atos levam a uma conclusão: a culpa de tudo é a maneira de Prabhupada fazer as coisas. Agora que não somos leões, tudo está mais suave. ELES DEIXARAM DE SER LEÕES PARA VIRAREM RAPOSAS E HIENAS CRUÉIS.
Todas essas mudanças tiveram como arquitetos mentais pessoas como Hrdayananda, desde o começo. Eles eram o guru em suas zonas. Diante disso, já que Prabhupada é quem estava errado, os devotos aceitaram o processo de mudanças feito pelos novos gurus, uma brecha se abriu para uma "mente capaz" inovar. Quando os "acharyas" provaram ser um fiasco, o movimento não decidiu voltar para Prabhupada, os discípulos de Prabhupada estavam longe, os discípulos dos falsos "acharyas" aprenderam a especular com o guru, eles aprenderam a não ter fé completa no Fundador-Acharya, agora com os "acharyas" caídos, a porta para renovar e especular estava completamente escancarada. É nisso que a nova geração é extremamente perigosa.
Voltando aos discípulos de Prabhupada que tem uma postura estranha diante do Guru: percebe-se que eles fizeram da missão de suas vidas tornar a ISKCON uma religião aceita pela sociedade, o que não é e nem nunca foi a missão de Prabhupada, a missão deles se desconectou do Parampara e por isso eles pararam de avançar e permaneceram com o Kanistha-adhikaris. Por isso eles nunca admitem que estão errados. Eles admitem que erraram no passado, por que "seguiam" a fórmula de Prabhupada, eles tentavam ser leões. Agora está tudo certo, porque eles são cidadãos respeitáveis da sociedade, a ISKCON é uma religião aceita como inofensiva. Mas eles não vêem problema na condição dos devotos, eles são Kanistha-adhikaris, eles não sentem pelos devotos, isso não os aflige, cada um cuida de si e os outros cuidam deles. Eles são aceitos no mundo e externamente, mesmo que só para eles, está tudo bem. O sofrimento alheio não importa, como o impersonalista eles respondem: o mundo material é assim mesmo.
Prabhu, essas são conclusões tiradas com o auxílio de minha mente. O senhor é testemunha da história. O que o senhor sente com essa minha análise, onde o senhor encontra falhas e verdades? Por favor, desculpe o tamanho, mas se possível, e quando possível, julgue por favor essa minha análise de nossa história. Isso é importante para mim e para o que eu vou falar para as pessoas de agora em diante."
ENTÃO O QUE RESPONDER???????
Curioso, primeiro um devoto agindo como Vartma Pradaksa Guru, entrega um livro para o aspirante (no caso vende), ensina a potencia do Maha Mantra, e deixa que a Sakit de Srila Prabhupada o cative, conquistando seu coração. O postulante se entrega, vira bhakta e depois de transformar sua vida totalmente, adotando novos hábitos (como por exemplo - vegetarianismo) descobre que a instituição é o começo, meio e fim de sua vida espiritual, e que, o simples fato, de por exemplo, ir buscar ajuda em local, principalmente de outros Acaryas pode levá-lo a ser EXPULSO. É contraditório que de um lado, cativem, ofereçam oportunidade de praticar vida espiritual, e de outro estipulem que sua vida espiritual estará acorrentada a uma "instituição" sob pena de ser EXPULSO. (VEJAM AS REGRAS QUE SÃO POUCO DIVULGADAS).
Dasa anu Dasa
Vyasa Dasa
sobre o assunto:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=
6210384&tid=5302185389480497672&na=1&nst=1
AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL
(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)
Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.
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