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Domingo, 27 de Abril de 2008

Instituições Religiosas

 
"Não é simplesmente por seguir doutrinas fixas e liturgias fixas, que alguém poderá obter o verdadeiro espírito da doutrina ou liturgia.
A idéia de uma Igreja organizada de uma forma inteligente, na verdade, indica o encerramento do movimento espiritual vivo.
Os grandes estabelecimentos eclesiásticos são como diques e barragens que retêm a corrente, que não pode ser bloqueada por tais meios.
Na verdade, eles indicam um desejo por parte das massas de explorar o movimento espiritual para seus próprios propósitos."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur

Será Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur contra as Instituições Religiosas ou contra seguir erradamente os preceitos das mesmas?

Artigos anteriormente publicados:

Não há nenhum problema com as Instituições Religiosas.
O problema está nos corações poluídos e nas mentes conturbadas.
Uma pessoa pode não pertencer a nenhuma Instituição Religiosa específica e no entanto ser um grande enganador(a) e desequilibrado(a).
E o contrário também pode acontecer; ou seja, uma pessoa pode estar a frente de uma Instituição Religiosa e ser uma alma sincera e responsável.
Sempre que houver o esforço de pregar em larga escala, haverá o envolvimento de dinheiro (Laksmi) e de pessoas que seguem.
Um verdadeiro Vaisnava não se deixará inebriar por tais coisas.
Os Verdadeiros Vaisnavas renunciam a diferentes preconceitos doutrinários das suas diferentes denominações.
Isto não quer dizer um Sincretismo de opiniões e de rituais, mas um profundo respeito mútuo.



Fica uma pergunta.

Se as Instituições Religiosas estão destinadas aos Madhyama e Kanistha Bhaktas, porque Uttama Adhikaris como Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, Bhaktivedanta Swami Prabhupada e outros teriam fundado a Gaudiya Matha, a ISKCON e outras Mathas, e teriam pertencido as mesmas?

Porque teriam se dado este trabalho?

Se me permitirem uma consideração.

Voltamos ao mesmo ponto de que não há problemas com as Instituições Religiosas dentro do Gaudiya Vaisnavismo ou fora dele.
O problema esta nos corações poluídos e nas mentes conturbadas.

É bem sabido que um Uttama Adhikari desce à plataforma de Madhyama Adhikari para poder pregar a Consciência de Krsna.

Mas isto não quer dizer que este mesmo devoto puro adquire as qualidades de um Madhyama e Kanistha Bhaktas.

Todos estes devotos puros pertenciam a diferentes Instituições fundadas pelos mesmos, mas de forma alguma tinham uma mentalidade fanática.

Como devotos puros, seguiam fielmente os desejos de Sri Krsna e portanto fundaram tais Instituições.

Obviamente é preciso acabar com uma mentalidade fanatica Kanistha, mas de forma alguma acabar com Instituições que servem um propósito prático de divulgação da Consciência de Deus, de Krsna.

Em última análise, Sri Krsna é o controlador Supremo, e todos os ajustes são feitos por Ele.


 

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur

108 Instruções Essenciais

1 - Param vijayate sri krsna sankirtanam:
"Todas as glórias ao cantar congregacional dos Santos Nomes de Krsna."
Sri Mahaprabhu escreveu estas palavras no Seu Siksastakam.
Elas são o objectivo último da Gaudiya Matha.

4 - É dever de cada residente da Matha aprender a tolerância.

10 - Tente retificar-se a si mesmo ao invés de blasfemar a natureza das actividades dos outros.
Esta é minha instrução.

94 - A distância entre o nosso eu e os nossos corpos grosseiros e subtil gradualmente diminui quando cantamos o Santo Nome e brevemente revivemos a consciência da nossa posição original constitucional.
Com esta auto realização, o Santo Nome puro do Senhor irá manifestar-se em nossos corações, e veremos Sua forma transcendental.

107 - Utilize tudo no serviço a Krsna.

Cuidado!

Não se refugie em riqueza, mulheres, fama, ou duplicidade em nome de servir Hari.
Tais atitudes são contrarias a Hari.
As almas liberadas que estão inclinadas a servir Hari servem-nO com toda sua vida e alma.

108 - Um Vaisnava não possui nada.
Nada pode tentar sua mente.
Não há nada de extraordinário neste mundo ou no próximo, digno de tentá-lo.
O Vaisnava somente deseja ver a beleza dos dedos dos pés de lótus de Sri Krsna.
Quando ocorrer de não estarmos atraídos a servir o Senhor, devemos entender que fomos atacados e capturados pela energia ilusória de Maya.

Livro: "Amrta Vani" Touchstone Media, 2004, p1, 11, 13.
 
Do mesmo livro, p309.

Porque as Mathas são fundadas?

"As Mathas são fundadas não para favorecer pessoas ordinárias mas para ajudar devotos puros a avançar na vida espiritual.
Nós servimos o Senhor Gauranga simplesmente por executar Sri Krsna Sankirtana.
O verso do Bhagavatam, Yajnaih sankirtana prayair yajanti hi sumedhasah suporta esta idéia.
O exemplo dado pelos passatempos de Sri Krsna Caitanya é o único caminho auspicioso para a perfeição das Jivas.

As Mathas não foram estabelecidas para satisfazer bhogis ou tyagis.
Foram estabelecidas para pregar o serviço devocional puro.
Nós recebemos bençãos ao servirmos Hari estabelecendo Mathas.
A nossa intenção não é coletar uma ou duas rúpias para o benefício da Matha.
Não devemos ficar ansiosos para receber ajuda de pessoas inescrupulosas.
Pelo contário, se pudermos beneficiar alguém por falar a verdade, então o objectivo da Matha será alcançado."

É nosso dever construir uma Matha e viver ali?

"É mais inteligente criar uma "Matha viva" do que contruir uma Matha e viver confortavelmente.
Criar uma "Matha viva" significa atrair pessoas com fé para renderem-se aos pés de lótus do mestre espiritual.
Uma Matha repleta de glorificação e serviço à Krsna não é diferente de Vaikuntha.
Desta forma viver numa Matha é como viver no Dhama.
Não há nenhuma utilidade em construir uma Matha simplesmente para facilitar o comer e o dormir.
Mathas devem ser estabelecidas unicamente para espalhar Hari Katha.
Isto irá beneficiar-nos e aos outros."
 

Kirtana Rasa

O que a Gaudiya Matha ensina?

"A mensagem da Gaudiya Matha é voltar ao Lar, voltar ao Supremo.
A Gaudiya Matha foi inaugurada com o propósito de pregar acerca do serviço devocional puro e apresentar os ensinamentos de Mahaprabhu ao mundo.
As instruções e ensinamentos inestimáveis de Mahaprabhu são o objecto de pregação da Gaudiya Matha, e os devotos na Gaudiya Matha pregam o Srimad Bhagavatam por pessoalmente seguir Seus ensinamentos.
Eles são pregadores que praticam o que pregam."

Livro: "Amrta Vani", Touchstone Media, 2004, p 314, 315.

Agora, uma das principais razões para a quebra da Gaudiya Matha foi que após o desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, houve uma perda de fé neste ponto - simplesmente por pregar as glórias do Santo Nome, todas as qualidades espirituais iriam se manifestar no discípulo.
É bem sabido que ao invés de seguir a ordem de Bhaktisiddhanta Sarasvati formando um comitê para administrar a Instituição, os líderes da Gaudiya Matha elegeram um Acarya Guru.
Esta pessoa desviou-se por seguir o método de Siddha Pranali.
Logo depois, caiu.
A Gaudiya Matha dividiu-se completamente.

Mais tarde, um certo Maharaja que tinha um irmão também Maharaja, trocou as vestes açafroadas de Tridandi Sannyasi pelas roupas brancas de um Bhajananandi, mostrando a mesma tendência, o qual fora proibida por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati.

Por esta razão, embora fossem irmãos, nunca mais se falaram pelo resto da vida.

Em relação aos Bogus Babajis, muitos deles estão ansiosos por aceitar discípulos ricos ocidentais, dando-lhes instantaneamente uma iniciação barata num "Parampara" de "Gopis" que inclui 11 diferentes Bhavas de uma Manjari.
 
Pode-se comprovar na prática que estes mesmos adotam uma vida animalesca de Hippies centrada no sexo e drogas e outros que permanecem como assim chamados Babajis demonstram um apetite voraz e secretamente mantem uma vida de sexo entre eles ou com outras pessoas.
No entanto, externamente posam de muito avançados e humildes, detentores de uma grande filosofia e auto denominando-se de Lakhesvaras - 300.000 Nomes diários (de Nama Aparadha).
 
No meio de uma grande quantidade de excremento, uma mosca desfruta em remexer em toda a escória, incapaz de apreciar a beleza de uma única flor.
A abelha recusa-se a fazê-lo.

Irmãos e irmãs, não nos iludamos, vivemos tempos difíceis.
Kali Yuga no seu melhor, ou pior.

Os enganadores e enganados estão em todos os lugares, e espalham-se em todas as dez direcções.
E muitas vezes pertencem a Sampradayas autorizadas.

Infelizmente isto é algo que tende a continuar e a degradar-se mais e mais.
Não nos esqueçamos que o Srimad Bhagavatam adverte-nos para que no final de Kali Yuga os poucos Vaisnavas que existirem passarão por grandes dificuldades.

A História do Gaudiya Vaisnavismo mostra que de tempos em tempos surge um grande Acarya para "depurar" todo o sistema.
Foi assim com Sri Syamananda Prabhu, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakur, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur.
 
Srila Bhaktivinoda Thakur identificou 13 Apasampradayas que surgiram depois de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Mas existem muitas outras.
O pesquisador Akoyakumar Datta compilou uma lista de 56 seitas desviadas dentro do Gaudiya Vaisnavismo.
Ele mesmo admitiu que esta lista estava imcompleta.

E apesar do esforço de grandes Acaryas como Srila Bhaktivinoda Thakur e seu filho Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur em denunciá-las e exterminá-las, elas etão bem presentes. (Kali Yuga)

E por ai afora...........

Mas Bhaktivedanta Swami Prabhupada dá-nos esperança.

Ele diz:

"Devemos sempre lembrar-nos do perigo da influência de Maya e procurar salvar-nos de seu grande poder.
Portanto, devemos sempre imergir na doçura transcendental do Kirtana Rasa.
Pois, Kirtana Rasa é a situação mais segura neste mundo material.
Hare Krsna."

Vosso servo
Prahladesh Dasa

www.bhakti-tattva.blogspot.com
 

 

               

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

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