Por Bhakti Rakshak Sridhara Goswami Maharaj
[Srila Prabhupada convidou seu querido irmão espiritual Srila Sridhar Maharaja para dar a aula durante a inauguração do Iskcon Chandrodaya Mandir em Mayapur, 1973].
Srila Sridhara Maharaja: Este Asharam esta sendo inaugurado hoje. Qual é a posição? No Srimad Bhagavatam encontramos a seguinte declaração:
vanam tu sattviko vaso gramo rajasa ucyatetamasam dyuta-sadanam man-niketam tu nirgunam(S.B. 11.25.25)
“Residir na floresta esta situado no modo da bondade, residir em uma cidade esta no modo na paixão, residência em um local onde há jogos está no modo da ignorância, mas residir em um local onde Eu (O Senhor Supremo) reside é transcedental a tudo isto.”
Vana Vasa significa viver com o minimo possível de coisas materiais que podem ajudar nossa vida, isto é vana vasa. É uma vida simples, com pensamento elevado, desta forma nos tornamos peritos em coisas simples, sattvika vasa. É melhor para nossa vida religiosa. Não há grandeza em desfrute material. Isto é Sattvika vasa ou vana vasa.
Rajasa vasa é a vida em que o individuo esta ocupado em varias atividades para o desenvolvimento da sociedade, do mundo e da civilização. Isto é rajasa, onde a maior concentração de energia esta canalizada em assuntos para tornar nossa vida mais confortável.
Tamasa-vasa dyuta-sadanam é uma vida onde não existe preocupação com nada relacionado a vida social, mas apenas visando o desfrute dos sentidos sem preocupar-se em fazer algo pelos outros ou pela sociedade. É uma vida passageira, um vida desperdiçada em clubes noturnos ou em hotéis – algo assim. É uma vida irresponsável. Tamasa-vasa dyuta-sadanam.
Man-niketam tu nirgunam – se ocupamos nossa energia na casa do Senhor, então podemos viver com qualquer grandeza, ou qualquer coisa do tipo, mas ainda assim isto ira permanecer nirgunam, porque na casa de Deus não somos os mestres, mas os servos.
Em vana vasa, nós levamos uma vida muito simples com o mínimo de confortos materiais, mas ainda assim somos peritos em mandar nas pessoas. Aqui somos todos servos: todos estão aqui para serem servidos. Tudo que vemos a nossa redor,incluindo as arvores e trepadeiras, mesmo uma partícula de poeira esta aqui para ser servida e não para ser explorada.
Isto é a forma de vida humana, uma vida de adoração, de devoção. Não trata-se apenas de satisfazer ao Senhor, mas de satisfazer a sua parafernália e ver que elas estão constantemente servindo ao Senhor Supremo. Com esta idéia, ser um servo e não o amo no ambiente do Senhor Supremo é considerado man niketam tu nirgunam.
Nós viemos aqui para viver uma vida nirguna, ou seja cruzando todo o tipo de relatividade neste mundo material e aprender que isavasyam idam sarvam é a verdade fundamental apresentada no Isopanisad: tudo aqui é a presença do Senhor Supremo. Como este conhecimento podemos viver e treinar nossa mente para nos mantermos focados nisto.
Eu li certa vez na revista De Volta Ao Supremo que um cavalheiro escreveu que as assim chamadas Universidades, colégios e escolas são nada mais do que matadouros. Eu fiquei muito satisfeito com esta idéia. Sim. Eles são nada mais do que matadouros, e este tipo de instituição que nosso amado Guru Maharaj (Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakur Prabhupada) fundou neste mundo é para elevar as pessoas e ensina-las a adoração ao Senhor Supremo e à realização de Serviço amoroso a Ele. É como um oásis no deserto. Eles são instituições vivas e não enganadoras como muitas destas instituições educacionais que encontramos por aqui.
Sa vijna mammate jaya: quando este tipo de treinamento aparece, ele nos eleva ao centro, rumo à realidade, à beleza, harmonia, nos mostra uma solução para os problemas da vida, nos dá uma dádiva especial: estas instituições são úteis e necessárias.
Certa vez Madana Mohava Malaviya, um famoso líder na história recente da Índia, veio visitar nosso Guru Maharaj e após ouvir suas palavras ele disse: “Todas as cidades e vilas deveriam ter um centro de Sua Divina Graça”. Então nosso Guru Maharaj respondeu: “Eu quero fazer a todos um templo do Senhor, todo ser vivo e cada corpo humano deve ser um templo internamente, não apenas em vilas ou cidades.” Esta era a idéia.
prthivite ache yata nagaradi-grama, sarvatra pracara haibe mora nama
Com esta idéia ele iniciou sua missão, Gaudiya Math, Gaudiya Mission. E temos visto que Swamiji Maharaj ( A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada) através da Graça de nosso Gurudeva, está apto a espalhar esta mensagem e levar esta missão para fora da Índia, Pelo mundo todo em todos os continentes. Nós estamos muito felizes em ver caras novas por aqui para o propósito de pregação e assim espalhar as notícias sobre Srila Bhaktisidhanta Saraswati Thakur, Srila Bhaktivinoda Thakur e Sriman Mahaprabhu, e a visão de Krishna e de seus amados associados eternos.
Existem várias classes de pessoas, existem os renunciantes, mas nós somos servos. Geham jusam api mansy udiyat sada nah : fiéis aos preceitos de Deus e de nosso coração. Um templo e o coração, o conhecimento de ambos, mas o coração foi transformado em nosso templo. Gopi bhajana é fazer do coração um templo. Não que o templo tenha que ter um lugar separado. Não. O coração é um templo e isto é possível apenas com o conceito da Consciência de Krishna (akhila rasamrta murti). Todo o tipo de êxtase, felicidade e tudo isto pode ser possível em sua divina forma quando encontrarmos Krishna como o Senhor Supremo e nada mais.
Um senhor ocidental disse que existem vários conceitos de religião em diferentes partes do mundo, mas nós não encontramos nenhum conceito de religião onde podemos estar ocupados 24 horas no serviço ao Senhor Supremo. Nem mesmo aos domingos, nem mesmo duas vezes por dia, nem três, mas devemos devotar cada hora e cada minuto no serviço ao Senhor então nada terá sido em vão. Este tipo de serviço é possível apenas em kirtaniya sada harih e na asta-kaliya-lila de Krishna pessoalmente na madhurya rasa.
Sri Chaitanya deva veio a este mundo para pregar isto, para mostrar esta vida cheia de néctar a todos. Nrmatrasy-adhikarita- aceite os Santos Nomes do Senhor e logo você se verá no próprio reino dele. Para religião, dinheiro não é necessário, energia física em grande quantidade não é necessário, nem outras coisas são úteis. Apenas trate de aceitar o Santo Nome sinceramente.
Ele pode ser adquirido através do canal apropriado, do contrario podem aparecer algumas perturbações por isto. Fama em nome de religião esta acontecendo aqui e ali, e devemos nos precaver destas dificuldades por seguirmos um caminho correto. Assim, no advento do dia do aparecimento do Senhor Chaitanya, o que significa servir a Krishna em todos os aspectos, esta tentativa louvável esta sendo realizada em grande quantidade pelo nosso querido Swami Maharaj. Nós estamos muito felizes por ter a chance de atender a esta função.Swami Maharaj Ki Jai!
ACERVO LIVROS SRILA SRIDHARA MAHARAJA
Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.
Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003Você é o nosso visitante nº
Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco - Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut Tulasi Dev - Página Antiga - Página Principal em Português - Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -
ÍNDICE DE TEXTOS ANTERIORMENTE PUBLICADOS E
Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti Yoga - Links - Livros - Fale Conosco - Acaryas