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Narayana M: Perguntas Confidenciais.

PERGUNTAS CONFIDENCIAIS, RESPOSTAS PRÁTICAS

 Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

 

 [O que segue é uma transcrição de uma fita cassete de resumos extraídos de três darsanas em Julho de 1992, em Mathura, Índia.]

 

Um dia:

 [Pergunta:] Quero fazer uma pergunta com relação a eu escrever um livro de minhas memórias de Prabhupada. Eu não quero fazer alguma coisa que seja desfavorável para minha tentativa de fazer bhajana.

Eu gostaria de saber se isto deveria auxiliar em meu avanço em direção a raganuga-bhajana. Se isto irá auxiliar, como deveria fazer isto de tal maneira que auxilie meu bhajana ao máximo?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Por ouvir, assim se esmerando, e por cantar o santo nome. Quando você canta na manhã, meio-dia ou a noite, deveria lembrar-se das orações e apropriado entendimento do que você tem ouvido de mim, em seu cantar.

 

[Pergunta:] Entendo, mas eu também quero saber se devo continuar o livro do passatempo de Prabhupada que eu comecei a escrever a alguns anos atrás. Se eu continuar isto, como posso fazer isto de tal maneira que seja favorável para avançar em direção a raganuga- bhajana?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Se há avidez, um pouco de avidez por raganuga-bhakti, você deveria ouvir e ler os livros de Srila Rupa Gosvami e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Você deveria ler o Bhakti-rasamrta-sindhu, Madhurya Kadambini, Jaiva-dharma de Srila Bhaktivinoda Thakura e todos os outros livros. Eles irão desenvolver sua avidez. Estes livros irão auxiliar você em seu ouvir e lembrar-se de Krsna.

 

[Pergunta:] Eu não entendo a relação. Quando eu escrevo o livro sobre minhas experiências com Srila Prabhupada, como posso fazer isto de tal maneira que irei auxiliar meu intento em raganuga- bhajana e não ser uma distração? Não quero fazer isto se for dispersar a tentativa de bhajana.

 

 [Srila Narayana Maharaja:] Isto é muito difícil de dizer. Terei que pensar sobre isto. Primeiro você deveria fazer vaidhi-bhakti e escrever para outros.Todavia, você pode dizer alguma coisa sobre raganuga-bhakti – muito pouco. Se isto é pura raganuga, isto irá desenvolver em seu coração. Deveriam existir duas coisas, somente escreva para aqueles em vaidhi-bhakti, mas quando você falar e sentar-se junto com mais pessoas qualificadas você pode dizer alguma coisa mais.Tente desenvolver-se assim.

 

[Pergunta:] Então deveria esperar para escrever isto até estar mais desenvolvido?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Não, você deveria fazer isto. Ambos podem caminhar juntos. Gradualmente, vaidhi-bhakti irá tornar-se menor e raganuga irá se desenvolver. Quando isto se desenvolve em você, irá automaticamente aparecer em seus escritos, também. O que você está pensando virá de sua caneta. Tente elaboradamente escrever o que Srila Prabhupada tem dado.

 

 

[Pergunta:] No Sri Caitanya-caritamrta é dito que Sri Guru é a personificação de todos os deuses. O que significa isto?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Ele é sarva devamaya. Senhor Brahma, Senhor Visnu, Mahesh, Indra e todos os outros semideuses nutrem as jivas. Brahma dá nascimento; o Guru também dá nascimento. O Senhor Siva destrói; o Guru também destrói. O Guru lava para fora todos os obstáculos para bhakti. Ele destrói seus desejos mundanos, kama (luxúria), krodha (ira), lobha (cobiça), matsarya (inveja), aparadha (ofensas), e todos os outros impedimentos. Suas palavras são como uma faca, e isto está escrito no Srimad-Bhagavatam. Visnu nutre; o Guru dá abundante néctar na forma de instruções e deste modo nutre todos os devotos. Há centenas e milhares de variedades de jivas e devotos. O Guru dá muitos presentes para estas várias jivas. Ele dá vaidhi-bhakti, raganuga-bhakti e ragatmika-bhakti. Indra dá água; o Guru também dá água – misericordiosa água para todas as jivas. O Guru é deste modo sarva devamaya – a personificação de todos os deuses.

 

 [Pergunta:] Você mencionou outro dia que quando Srimati Radhika está irada com Visakha ou Lalita, Sua raiva é prema-rasa, uma variedade de saborosa doçura do transcendental serviço por Krsna. É o mesmo que ocorre quando Padma e Candravali estão com ciúmes de Radhika, ou quando Radhika está com ciúmes de Candravali? Isto também é prema?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Há alguma diferença. Uma vez, Sri Narada Muni orou para o Senhor Krsna, "Prabhu, quero vê-lO sentado com Lalita em um balanço."Krsna começou a rir, desejando saber que truque Narada iria fazer. Ainda ele replicou, "Sim para satisfazer seu desejo irei sentar com Lalita sobre este balanço." Narada então, foi para Srimati Radhika e disse para Ela, "Krsna não lhe quer mais. Ele ama Lalita mais do que você, não há necessidade de algum outro amado. Krsna está sentado ao lado de Lalita sobre o balanço."

Srimati Radhika veio para o lugar indicado por Sri Narada Muni, e de muito distante num kunja, Ela viu que Krsna estava desfrutando no balanço com Lalita. Ela tornou-se irada. Ela sabia que Lalita era sua melhor amiga, e todavia um transcendental humor de ciúmes surgiu no coração dela. Este dia ela não falou uma palavra para Lalita ou Krsna. Lalita disse a Radhika que foi Narada que pediu a Krsna para sentar-se no balanço com ela, e então todas as coisas estavam certas. Isto aconteceu para originar o enriquecimento dos passatempos.

 

[Pergunta:] Qual é a diferença dos sentimentos de Srimati Radhika por suas rivais Padma e Candravali? E quais são os sentimentos delas por Radharani?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Lalita quer Krsna somente para encontrar com Srimati Radhika. Padma o deseja somente para encontrar com Candravali- e ambas partes fazem grande esforços para alcançarem seus resultados desejados. Se Krsna está sentado com Srimati Radhika, Padma virá e tentará levá-lo para longe; e fazer os arranjos para Ele encontrar-se com Candravali.

 

Se Candravali está com Krsna, Sri Rupa-manjari irá buscá-lo e dizer, "Sankhacuda veio para Vrndavana! Ele está por aqui para matar Suas vacas – e ele está tentando levar todas as gopis embora. Deve partir agora. Talvez ele já tenha pegado Radhika e todas as outras gopis e esteja voando com elas. Se você as quer salve-as, Você deveria vir agora. Caso contrário, você pode permanecer com Candravali." Krsna então disse a Candravali: "Ó minha pessoa querida, voltarei após matar Sankhacuda." E Ele correu para encontrar Radhika.

 

[Pergunta:] Então isto é prema – mas um tipo diferente de prema?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Você não pode entender este assunto em questão, agora. Ele é tão elevado – tão elevado. Se Sriman Mahaprabhu estivesse aqui e ouvisse isto, Ele iria desmaiar.

 

[Pergunta:] É declarado em um comentário do Vilapa-kusmanjali, e penso que você também disse, que Radharani vê Rati-manjari e Rupa- manjari, como suas. Como ela as vê como suas? Se nós também nos rtornamos perfeitos, se nos tornamos palya-dasis, irá ela considerar-nos desta maneira?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Você deveria fazer sadhana. Não somente ouvir terá o efeito de fazer. Você deveria fazer bhajana e ler o que tem sido dado no Jaiva-dharma, Sri Bhakti-rasamrta-sindhu e nos livros de Srila Rupa Gosvami e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Você irá ter que preparar seu coração para isto. Você deveria primeiro seguir o que Srila Raghunatha dasa Gosvami escreveu no Sri Manah-siksa. Ouvindo os passatempos de Sri Krsna e Sri Radha, iremos ter que seguir isto:

 

gaurau gosthe gosalaysu sujante bhsura-gane
sva-mantre sri-namni vraja-nava-yuva-dvandva sarane
sada dambham hitva kuru ratim apurvam atitara
maye svantar bhratas catubhir abhiyace dhrta-padah

 

"Ó minha querida irmã, minha mente tola! Agarrando aos seus pés, oro humildemente com palavras doces. Por favor, abandone todo o orgulho e desenvolva rati sublime e incessante por Sri Gurudeva, Sri Vrajadhama, pelos residentes de Vraja, pelo seu diksa-mantra, pelos sagrados Santos Nomes do Senhor e pelo abrigo em Kisora Kisori, Sri Sri Radha Krsna, o eternamente jovial casal divino de Vraja."

 Você é feminino ou masculino?

 

[Pergunta:] Palya-dasi feminino. Penso que não sou o corpo.


[Srila Narayana Maharaja:] Você está pensando ser feminino, mas alguém mais está pensando ser masculino. Nós não podemos imaginar que somos gopis. Se você fizer isto e viver sua masculinidade, e se um devoto viver com uma mulher, sua consciência irá tornar-se transtornada. O sastra tem advertido-nos contra isto. Nossa concepção não é como a de Srila Raghunatha dasa Gosvami ou Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Uma vez, Visvanatha Cakravarti Thakura tomou a forma de uma gopi. Como? Ele sempre pensou, "Sou uma gopi." Nós algumas vezes pensamos assim. Mas estamos num estágio muito inferior. Deveríamos seguir as práticas para nosso estágio, e ouvir sobre devoção pura – cada coisa em seu momento. Esta é a prática de raganuga-bhakti. No Sri Bhakti-rasamrta-sindhu tem sido dito que iremos ter que seguir todas as práticas de vaidhi-bhakti, mas deveríamos seguir todas as práticas de vaidhi-bhakti; mas deveríamos pensar sobre raganuga-bhakti.

Deveríamos praticar vaidhi-bhakti, assim nosso purusa abhimana, nosso humor como o desfrutador deste mundo, irá partir. Neste momento estaremos naturalmente qualificados para raganuga-bhakti. Um outro dia:

 

[Pergunta:] Nosso Srila Prabhupada explica no Livro de Krsna que Krsna assumiu uma forma gigantesca para comer todas as oferendas dadas na cerimônia em adoração de Giriraja Govardhana. Krsna pegou uma forma gigantesca como a Colina de Govardhana para comer todas as oferendas – toda a bhoga que os Vrajavasis ofereceram a Ele.

 

Srila Prabhupada diz que a Colina de Govardhana não é diferente de Krsna.  Govardhana é o próprio Krsna. Mas um outro dia eu estava lendo no Sri Vraja Riti Cintamani, que a Colina de Govardhana é o melhor servo do Senhor Hari. Eu gostaria de saber se você poderia explicar isto.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Você conhece o Senhor Krsna? Ele é o supernatural manancial de todos os universos. Ele é o supremo Deus. É o supremo Deus servido ou servente?

 

[Pergunta:] Ele é servido.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Ele não é o servo, mas vemos que em Vraja Ele serve. Ele serve Seu pai e mãe, Ele serve Srimati Radhika, e Ele serve Suas vacas e bezerros. Ele unicamente serve. As vacas servem Krsna ou Krsna serve as vacas?

 

[Pergunta:] Bem, é ambos ou não é?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Vemos que Krsna está servindo as vacas. Krsna está servindo as vacas e as gopis, Ele quer servi-los, e Ele ora para eles: "Por causa do que vocês fizeram por Mim, estarei endividado com vocês muitos e muitos nascimentos." Então, é Krsna servido ou o servo? Afinal, o que Ele é? Ele é ambos. Da mesma forma, Giriraja é ambos. Ele está sempre servindo os vaqueirinhos e as gopis; e as gopis e todos os Vrajavasis o servem. Você entende ou não?

 

[Pergunta:] Sim, Maharaja.

 

[Srila Narayana Maharaja:] O que você entende?



[Pergunta:] Entendo que Krsna é ambos, é servido e é o servo em Vraja, e que a Colina de Govardhana é também ambos, Krsna como o senhor Supremo...

 

[Srila Narayana Maharaja:] Quando Ele se torna Krsna, todos O servem, e quando Ele toma a forma de Govardhana, Govardhana serve Krsna e Seus associados –  especialmente as gopis, gopas e vacas. Nós teremos que julgar e ver se Govardhana é o servo ou o servido. Isto depende de como nós estamos engajados.

 [Pergunta:] É melhor para nossa consciência de Krsna pensar na Colina de Govardhana como Deus ou como Seu servo? O que é melhor?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Nós teremos que discernir. Teremos que considerar cuidadosamente. Iremos discernir de acordo com nossa relação específica com Radha e Krsna – em que maneira nós estaremos engajados. Se Govardhana é o próprio Deus, então o ganho é mínimo. Se Ele é o servo, e nós também serventes, assim podemos lograr muito. Como um servo ele supre kunjas, frutas, rios, lagos e, especialmente belos kunjas de árvores kadambas e árvores tamal. Ele supre todos os ingredientes requiridos na rasa e encontro com as gopis. Govardhana dá madhu, mel, e há muitos outros tipos de madhu. Krsna e as gopis saboreiam um outro tipo de madhu, lá. Um tipo é material o outro é bhava. "Bhava madhu" é melhor. Krsna saboreia esta bhava lá, e Govardhana auxilia-os a saborear isto. Se Ele é um servo Ele é mais próximo de nós, e se Ele é o servido ele é muito distante de nós. Queremos Govardhana próxima de nós, e para auxiliar-
nos a entrar no reino de bhakti.

 

 

[Pergunta:] Geralmente, as cavernas que vemos não são muito confortáveis para brincadeiras. Mas, ouvimos que Krsna e as gopis

 

desfrutam nas cavernas de Govardhana. O que há de tão maravilhoso nestas cavernas?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Quando o Senhor Krsna quer encontrar-se com as gopis, as cavernas facilitam este encontro. Srimati Radhika,n Lalita, e Visakha se escondem nestas cavernas, e Krsna procura por  elas. As cavernas não são como as que vemos neste mundo.


[Pergunta:] Elas não são feitas de pedras duras?



[Srila Narayana Maharaja:] Não, não. Estas cavernas são belas e fragrantes, e elas são bem decoradas por Vrnda devi.Todos os arranjos estão lá. É extremamente útil para Krsna e para as gopis se encontrarem, lá.

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[Pergunta:] Tenho uma pergunta relacionada a etiqueta. Srila Prabhupada disse algumas vezes que, tão breve quanto alguém veja o mundo espiritual, deve-se lhe prestar reverências. Por outro lado, no Néctar da Devoção é declarado que em frente das Deidades não se deve prestar reverências para ninguém. Como reconciliar os dois entendimentos?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Oferecemos reverências para nosso Gurudeva em frente das Deidades, mas não é necessário fazer isto o tempo todo. Quando vemos Gurudeva pela primeira vez no dia, fazemos pranama, lá. Então, se ele vai ao templo, não é necessário fazer pranama de novo diante das Deidades. Você entende? Se o Gurudeva de Prabhupada está presente, e seu Gurudeva também está presente, que deveria fazer?

 

[Pergunta:] Eu não sei.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Você leu o Jaiva Dharma? Isto é respondido no Jaiva Dharma. Aqui neste mundo há regras de etiqueta. Em Vraja, contudo, quando duas sakhis se encontram, elas não irão oferecer reverências. Elas irão somente oferecer reverências pelo sorriso, e a outra sakhi também irá sorrir. "O que aconteceu na noite passada?" E seus olhos irão encontrar todas as respostas. Esta é sua etiqueta, sua reverência. Isto é verdadeiro com Srila Rupa Gosvami e Srila Raghunatha dasa Gosvami em suas formas espirituais perfeitas como manjaris. Não há a questão de se considerar servo, lá. E, isto é discutido no Brhad-bhagavatamrta como lokika sada-bandhuvat. Do mesmo modo como há amigos queridos neste mundo, Krsna e todos os seus associados são tratados desta maneira. Neste reino, arcana ofereceria um pouco de obstáculo, porque ele não tem que oferecer reverências e proferir mantras formais como, `om acamaniyam", "kling krsnaya svaha", "kling gauraya svaha", "gauraya namah", "krsnaya namah" e "gurudevaya namah". No estágio avançado não é necessário considerar isto: "Ele é elevado, e eu sou baixo".

 

Lokika-sad-bandhu-vat, amizade íntima como no mundo ordinário, não está incluída em arcana. Deveríamos realizar arcana primeiro. Após isto, quando entramos profundamente em bhakti, iremos entrar neste reino e nesta visão.

 

Arcana oferece um pouco de obstáculo em raganuga-bhakti.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Você deveria cantar e ouvir avidamente, e epecialmente ouvir o Srimad-Bhagavatam, em que os passatempos de Krsna são descritos. Tente entender as escrituras Bhakti-rasamrta-sindhu, Bhakti-rasamrta-sindhu-bindu, Ujjvala-nilamani, Brhad-bhagavatamrta, Madhurya Kadambini e Jaiva-dharma. Por tal entendimento você terá certamente uma avidez de entrar no reino devocional. Você deveria fixar o objeto do seu bhajana, gradualmente tome conselho de um guru genuíno e dos Seis Gosvamis na forma de seus livros, e tente desenvolver sua consciência de Krsna.

 

[Pergunta:] Com relação aos babajis no Radha-kunda que conta aos neófitos que tem tal e tal nome de gopis. Como eles podem fazer isto? Sabemos que eles não sabem a verdadeira identidade daquelas pessoas que vão até eles.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Pergunte a eles. Como posso explicar o
que eles estão pensando?

 

[Pergunta:] Então, eles estão intencionalmente enganando as pessoas?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Não posso dizer. Vocês deveriam perguntar a eles como eles estão dizendo todas estas coisas.

 

[Pergunta:] Em um dos livros de Srila Visvanatha Cakravarti, ele diz que Radha e Krsna são um em dois corpos, e por isto que eles podem entender a mente um do outro tão bem. Como você explica isto?

 

[Srila Narayana Maharaja:] É realmente assim. Uma alma. Sri Krsna pensou: "Quero desfrutar dos passatempos amorosos (vilasa)." Você entende? Vilasa significa passatempos de prazer." Krsna é ananda-maya, a personificação de todo prazer em si. Ele tornou-se dois. Seu desejo tornou-se Srimati Radhika, que é ananda-maya-sakti. Sua potência de prazer. O desejo de Krsna veio na forma de Radhika, e Ele realizou passatempos de puro prazer com Ele mesmo.

 

Radhika não é outro senão Krsna. Eles são uma alma em dois corpos. É dito que eles são, mas realmente isto não é assim. Isto somente se aplica a Radhika e ao Senhor Krsna. Pode ser dito que Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Krsna são uma alma em dois corpos, e que Krsna e Baladeva são assim. Gaura-Nityananda Prabhu são também uma alma em dois corpos.

 

Um outro dia:

 

[Pergunta:] Um devoto estava perguntando como é que o lago Mana-sarovara são as lágrimas de Srimati Radharani.

 


[Srila Narayana Maharaja:] Não há questão de como. É pelo poder do Senhor Krsna – pela svarupa-sakti de Krsna. Por Yogamaya, ele se tornou assim. O oceano de leite é uma gota de leite do seio de mãe Yasoda. Como é isto? Mãe Yasoda viu todos os mundos na boca de Krsna. Todas as coisas em todos os universos materiais estavam lá.

 

Como é isto? Incontáveis mundos estão presentes na poeira de Vrndavana. Como? O "como" a palavra é inapropriada nesta conexão.

 

[Pergunta:] Srimati Radharani chorou quando estava zangada com Krsna, e Suas lágrimas tornaram-se o lago?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Ela estava esperando por Krsna, e Ele foi. Ele estava com uma outra gopi. Ela viu isto e entrou em mana, transcendental ciúme irascível amoroso. Ela estava muito zangada e começou a chorar, e um lago manifestou-se de Suas lágrimas.

 

[Pergunta:] Ontem você mencionou que a reverência é um obstáculo no caminho da intimidade. Você estava contando sobre as gopis – que não há mais elevada ou menos elevada, e não há etiqueta em relação ao guru.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Há um tipo diferente de etiqueta ai – a etiqueta do amor. Priya-narma sakhis são superiores aos outros tipos de sakhis, mas elas todas sentem igualmente. Elas todos tem assim muita afeição uma pela outra. Mesmo o senhor Krsna não irá hesitar em servir as gopis. Se Lalita e Visakha vêem alguma sakhi nova, elas a tomarão como muito próxima e querida. Lá, em Goloka Vrndavana, não há nada, mas um oceano de amor e afeição. Você não pode imaginar alguma coisa como isto.

 

 

 [Pergunta:] Estou sentindo que meu relacionamento com nosso Srila Prabhupada tem um obstáculo, porque me sinto muito distante dele. Nama om visnu padaya krsna prestaya bhutale. Tenho muita reverência e temor e a idéia que: "Ele é tão elevado, eu sou tão baixo" que isto atua como uma parede.

 

[Srila Narayana Maharaja:] Mesmo antes?

 

[Pergunta:] Antes eu não notava isto, mas agora observo. Não sinto amor quando profiro estas orações. Não sei o que fazer. Sinto que não sou ofensivo, mas não sei o que fazer. Que deveria fazer com relação ao meu relacionamento com ele?

 

[SrilaNarayana Maharaja:] Você pode pensar que ele é seu prana-priya sakhi – somente esta relação. Ele deu o néctar, agora então, você é capaz de pensar um pouco sobre o mundo espiritual e de como alcançá-lo, e como alcançar o serviço a Sri Sri Radha e Krsna. Se ele não o ensinou, e não o iniciou, você deveria pensar sobre o assunto em questão. Há um oceano de amor ai, e a concepção de Prabhupada como somente um pregador mundial é uma obstrução. Isto é somente uma identidade externa. Por exemplo: "Você é assim e assim, seu lugar de nascimento é a América, e você é muito inteligente." Esta é toda sua identidade externa. Sua vida interna é muito bela, mas ninguém conhece sua identidade interna. Deveríamos tentar entender a identificação interna de Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Narottama dasa Thakura, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Este entendimento irá dar a idéia interna do serviço devocional.

 

[Pergunta:] Maharaja, quando nós cantamos nossa japa pela manhã e estamos meditando na sucessão discipular dos acaryas, é nisto que nós deveríamos meditar? Por exemplo, deveríamos meditar em Srila Gaura Kisora dasa babaji Maharaja?

 

[Srila Narayana Maharaja:] Pense sempre em sua meta e objetivo. Podemos cantar para Gurudeva:

 

nama-srestham manum api saci-putram atra svarupam
rupam tasyagrajam uru-purim mathurim gosthavatim
radha-kundam giri-varam aho! Radhika-madhavasam
prapto yasya prathita-krpaya sri gurum tam nato `smi
(Sri Mukta-carita, Raghunatha dasa Gosvami)

 


Significa que: "Eu me prostro para meu Gurudeva, que tem me dado a esperança de que eu irei ter o serviço dos pés de lótus de guru-sakhi, de Vrndavana, Sri Sri Radha-Krsna, Sri Rupa Manjari, Giriraj Govardhana, Yamuna, Lalita Visakha, Vrnda devi e todos os associados de Radha e Krsna. Agora tenho alguma esperança, e que foi criada por você, Gurudeva; assim eu me prostro a você." Você deveria dizer esta oração.

 

               

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

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