Página Principal
 
VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

      

 

Sri Siksastaka

Sri Sanmodana Bhasyam

por Srila Bhaktivinodha Thakura

 

em Português

 

 

em pdf

Introdução

Sri Caitanya Mahãprabhu , adornado com o sentimento interno (bhãva) e com o esplendor corpóreo de SrimatI Rãdhi, apareceu nesse mundo para saborear os sentimentos de êxtase do amor dEla por Sri Krsna. Simultaneamente, Ele distribuiu o Sri-nãma profusamente para a liberação das almas condicionadas caídas da era de Kali. Mas que nãma Ele distribuiu? O cantar do mahã-mantra Hare Krsna já existia antes do aparecimento de Mahãprabhu. Os prinpios do vaisnavismo foram estabelecidos e difundidos por toda a Índia por ãcãryas renomados como Sri Rãmãnujãcãrya, Sri Madhvãcãrya, Sri Nimbãditya, Sri VisnuSvãmi e outros. Mas antes de Sri GaurãIiga, as práticas de bhakti e mesmo o cantar do mahã-mantra, eram direcionados para o objetivo de se alcançar Vaikunta.

Sri-nãma pode conceder a quem o canta o que quer que ele deseje. Mas, a não ser que a pessoa esteja imbuída da mais elevada aspiração, o pleno potencial de Sri-nãma não poderá ser realizado. Portanto, a contribuição singular de Sri Caitanya Mahãprabhu foi a de ter revelado os sentimentos amorosos confidenciais de SrimatI Rãdhikã e com isso inspirar as entidades vivas a terem o desejo de alcançar essa plataforma mais elevada - o serviço amoroso espontâneo de Sri Sri Rãdhã-Krsna em Goloka Vrndãvana. Isso está indicado no seguinte verso do Sri Caitanya-carimrta (Ãdi-Inã, 4.15-16)

prema-rasa-niryãsa karite ãsvãdana rãga-mãrga bhakti loke karite pracãralfa rasika-sekhara kr~lfa parama-karulfa ei dui hetu haite icchãra udgama

O desejo de Sri Krsna de aparecer surgiu de duas causas principais (müla-kãralfa): Ele desejou saborear a doce essência de prema-rasa e desejou propagar bhakti na plataforma da atração espontânea (ga-mãrga). Assim, Ele é conhecido como rasika-sekhara (o mais elevado desfrutador da rasa transcendental) e como parama-karulfa (o mais misericordioso de todos).

O canto do santo nome deve ser acompanhado de sambandha-jnãna.

Nos oito versos conhecidos como Sri Siksãstãka, Sri Caitanya Mahãprabhu expressou a essência dos Seus ensinamentos. Se cantarmos de acordo com o método delineado nesses versos, teremos assegurado o alcance do presente mais precioso e confidencial que Sri GaurãIiga veio distribuir.

Os ensinamentos de Sri Gaurasundara, que aparecem de forma condensada no Siksastaka, foram expandidos de forma elaborada nos escritos dos seus seguidores como Srilaa Rüpa GosvãmI, Sri Sanãtana GosvãmI, Sri Jiva GosvãmI, Sri Raghunãtha dãsa GosvãmI, SrI Krsna dãsa Kavirãja GosvãmI, Sri Narottama Thãkura, SrI Visvanãtha CakravartI Thãkura e outros.

Era intenção de SrI Caitanya Mahãprabhu e Seus associados confidenciais, que Seus seguidores pudessem ter acesso a todos esses livros, para poder implantar firmemente em seus corações o desejo de seguir os passos dos associados eternos de Sri Krsna em Vraja. Esses livros enunciam o método exato para se alcançar essa meta. Com isso em mente, Srimad Bhaktivendanta Narayana Mahãrãja inspirou a apresentação dessa sua edição do SrI Siksastaka em língua inglesa e em outras línguas. Por estudar cuidadosamente o conteúdo dessa obra, pode-se facilmente conseguir o acesso à riqueza da literatura deixada pelos GosvãrnIs.

Os mistérios profundos e confidenciais do Sri Siksastaka foram revelados nesse livro através dos comentários de Srila Bhaktivinoda Thãkura e de SrI1a Bhaktisiddhãnta SarasvãtI Thãkura. Sem as suas revelações não poderíamos ter acesso às verdades que estão contidas nesses versos. No entanto, mesmo ao revelar esses segredos, eles inseriram em locais selecionados outros segredos a serem descobertos por aqueles que têm olhos para vê-Ios. As revelações de SrIla Nãrãnaya Mahãrãja têm sido inestimáveis para trazerem à luz as sutilezas dos significados desses comentários. O resultado é uma apresentação surpreendentemente clara de verdades muito profundas e esotéricas. SrIla Narayana Mahãrãja esclareceu determinados trechos deste livro com os seus próprios comentários. Isso nos dá uma percepção dos tópicos que de outra maneira permaneceriam além do alcance da nossa visão. Nesse livro eles são identificados simplesmente como "Comentários."

Essa edição do Sri Siksastaka foi possível devido à direção constante e à miserirdia sem causa do meu amado Skisa-guru, om Visnupãda paramahathsa parivrãkãcãrya astottara-sata Sri Srimad Bhaktivedãnta Narayana Mahãrãjá, que tinha o maior desejo que esse livro estivesse disponível para todos os vai~l.lavas seguidores de Srila Rüpa GosvãrnI. Nós o traduzimos para o inglês a partir da edição em hindi feita por Gurudeva. Ele generosamente dedicou o seu tempo para responder às nossas questões e nos explicar muitos pontos sutis da filosofia contida nesse livro. Oro para que ele fique satisfeito com essa tentativa humilde de apresentar esse livro na língua inglesa e em outras línguas modernas.

Essa tradução para o português foi feita com base na segunda edição em inglês da edição de SrIla Gurudeva em hindi. Apesar de a tradução em inglês ser a mesma, a linguagem foi melhorada em alguns trechos para poder ser mais facilmente compreendida. Na tradução fizemos os sinônimos de acordo com o sistema anvaya, que se refere à ordem natural que as palavras aparecem na sentença em prosa. Esse sistema permite ao leitor ver mais facilmente como as palavras do sânscrito aparecem para formar a tradução do verso.

SrIla Bhaktivinoda Thãkura costuma citar o Hari-bhakti-vilãsa e o Bhakti-rasãmrta-sindhu. Em alguns trechos acrescentamos os comentários de Sri Sanãtana GosvãmI e de SrI JIva GosvãmI para poder esclarecer certos pontos filosóficos. O comentário do sétimo verso foi amplamente expandido da edição original de Srila Bhaktivinoda Thãkura ao acrescentarmos versos e comentários do Ujjvala-nilamm.lÍ e do Bhakti-rasãmrta-sindhu. O comentário que o Thãkura fez do verso sete está baseado no PrIti-sandarbha, de Sri JIva GosvãmI (Anuccheda 84), que descreve o desenvolvimento de pr'iti de rati até mahãbhãva. Os versos e comentários que foram acrescentados propiciam uma ajuda importante para o leitor compreender cada um dos estágios nesse desenvolvimento.

Gostaria de agradecer a todos os devotos que colaboraram na produção desse livro.

Um aspirante ao serviço dos pés de lótus de Sri Guru e dos Vaisnavas,

anarpita-carzrh cirãt karuIJayãvatzf":la/:t kalau samarpayitum unnatojjvala-rarh sva-bhakti-sryam hari/:t purara-sundara-dyutz-kadamba-sandzpita/:t sadã hrdaya-kandare sphuratu va/:t sacz-nandana

Que Sri Saclnandana Gaurahari, resplandecente como o brilho do ouro derretido (tendo adotado o esplendor do corpo de SrimatI Rãdhikã), sempre Se manifeste em seus corações. Ele apareceu na era de Kali por Sua misericórdia sem causa para conceder o que nenhuma encarnação jamais ofereceu por muito tempo: a riqueza mais confidencial do Seu bhakti, o mais elevado e o mais radiante madhura-rasa (unnata-ujjvala-prema-rasa).

- Sriia Rüpa GosvãmI, Vidadgha-dhava-nãraka (1.2), Caitanya-caritãmrta (Ãdi-mã,I.4)

dhã kr~1J.a-pra1J.aya-vikrtir hlãdinz saktir asmãd ekãtmav api bhuvi purã deha-bhedarh gatau tau caitanyãkhyarh prakaram adhunã tad-dvayarh caikyam ãptarh dhã-bhãva-dyuti-suvalitarh naumi kr~1J.a-svarupam

 

Apesar de Rãdhã e Krsna serem iguais (ekãtma) em identidade (svarüpa), Eles existem perpetuamente em duas formas devido a eternidade do princípio inerente aos passatempos de trocas amorosas (vilãsa-tattva). Isso é providenciado pela hlãdinl-sakti, que se exibe na forma da transformação do amor dEles. Nessa ocasião, essas duas personalidades se manifestaram como uma pessoa na forma de SrI Caitanya Mahãprabhu. Ofereço as minhas respeitosas reverências a Ele que assumiu a forma do Senhor Gaura, mas que é o próprio Senhor Krsna, coberto com o sentimento (bhiiva) e com o esplendor corpóreo (kãnti) de SrImatí Rãdhikã.

 

 

 

               

 

 

 

AS TRÊS GRANDES ONDAS DE SRI CAITANYA MAHAPRABHU NO BRASIL

(História do Movimento Hare Krsna no Brasil - por Vyasa Dasa)

Relato Histórico do Inicio do Vaisnavismo no Brasil em 1973, com A.C. Bhktivendanta Swami Prabhupada, e os demais momentos importantes que se seguiram com a continuidade evolutiva do Estabelecimento de Grandes Acaryas Vaisnavas, sendo Srila Sridhara Maharaja a partir de 1.980 e atualmente Srila Narayana Maharaja.

 

 

 

Livros Vaisnavas

Página Inicial

Estamos no Ar desde 20 de janeiro de 2.003
Você é o nosso visitante nº

<>

Agenda Vaisnava -Bhakti Yoga - Links - Comunidades Vaisnavas no Orkut - Culinária Vegetariana  -Editorial - E-mail Guardiões/Fale Conosco -   Livros - Notícias - Orkut - Guardiões.com - Orkut  Tulasi Dev  - Página Antiga - Página Principal em  Português -  Parampara - Relação de Editoriais e Textos - Sridhara Maharaja no Brasil - Srila Prabupada no Brasil -  

Quem Somos - Artes Marciais - Bhakti YogaLinks - Livros -    Fale Conosco - Acaryas

novela das oito a caminho das