VAISNAVAS NÃO SÃO INVEJOSOS
O texto a seguir foi postado no Gaudiya Vaisnava Express Brasil, por causa da sua importância estou mandando também no corpo do e-mail para vocês lerem com mais facilidade.
Gaura Haribol!]
Srila Narottama dasa Thakura diz, chadiya vaisnava seva nistara payeche keba: A não ser que que se sirva os Vaisnavas não se pode ser liberado. O mestre espiritual inicia o discípulo para liberá-lo, e se o discípulo executa a ordem do mestre espiritual e não ofende outros Vaisnavas, o caminho dele será limpo.
Consequentemente Sri Caitanya Mahaprabhu pediu a todos os Vaisnavas presentes que fossem misericordiosos com os dois irmãos, Rupa e Sanatana, que haviam acabado de ser iniciados pelo Senhor. Quando um Vaisnava vê que outro Vaisnava está recebendo misericórdia do Senhor, ele fica muito feliz. Os Vaisnavas não são invejosos. Se um Vaisnava, pela misericórdia do Senhor, é empoderado por Ele para distribuir os Santos Nomes do Senhor pelo mundo inteiro, outro Vaisnava fica muito contente - isso é, se ele é um verdadeiro Vaisnava. Por que deveria um Vaisnava invejar outro Vaisnava que é bem sucedido ao propagar os Santos Nomes do Senhor? Um verdadeiro Vaisnava, na verdade, fica feliz ao aceitar outro Vaisnava que está consedendo a misericórdia do Senhor. Uma pessoa comum vestida como um Vaisnava não deve ser respeitada, e sim negligenciada. Essa é a instrução dos sastras (upeksa). A palavra upeksa significa negligenciar. Deve-se negligenciar as pessoas invejosas. A obrigação de um pregador é a de amar a Suprema Personalidade de Deus, fazer amizade com os Vaisnavas, dar misericórdia aos inocentes e rejeitar ou negligenciar completamente aqueles que são invejosos e ciumentos. Existem muitas pessoas invejosas se vestindo como Vaisnavas nesse movimento para Consciencia de Krsna, e eles devem ser completamente negligenciados. Não há necessidade de servir uma pessoa invejosa que usa as roupas de um Vaisnava. Quando Narottama das Thakura diz chadiya vaisnava seva nistara payeche keba, ele está indicando o verdadeiro Vaisnava, não uma pessoa invejosa vestida como um Vaisnava.
Uma pessoa invejosa que se veste como um Vaisnava não fica nem um pouco feliz ao ver o sucesso de outro Vaisnava ao receber a misericórdia do Senhor. Infelizmente nessa era de Kali há muitas pessoas comuns usando as vestes de Vaisnava e Srila Bhaktivinoda Thakura os descreveu como discípulos de Kali. Ele disse, Kali-cela, ele indica que há outro Vaisnava, um pseudo-Vaisnava usando tilaka na testa e kunti em volta do pescoço. Tal pseudo-Vaisnava se associa com dinheiro e mulheres e sente inveja dos Vaisnavas bem sucedidos. Mesmo fingindo ser Vaisnava, a única coisa que ele quer é ganhar dinheiro disfarçado de Vaisnava. Por isso, Bhaktivinoda Thakura diz que tal pseudo-Vaisnava não é um Vaisnava verdadeiro, mas sim um discípulo de Kali-yuga. Um discípulo de Kali não pode se tornar Acarya pela decisão de alguma corte suprema. Votos de pessoas comuns não tem jurisdição para eleger um Vaisnava Acarya. Um Vaisnava Acarya é por sim mesmo radiante, e não há nenhuma necessidade do julgamento de uma corte. Um falso Acarya pode tentar passar por cima de um Vaisnava atráves da decisão de uma 'corte suprema', mas Bhaktivinoda Thakura diz que ele não é nada além de um discípulo de Kali-yuga.
[Significado por Srila Prabhupada do Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 1. 218-219]
Fonte: 'Srila Prabhupada's concluding words' - krsna.org
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