Gotas de néctar...
Trechos das aulas de Sripad BV Vana Maharaja no Rio de Janeiro
Sripad Bhaktivedanta Vana Maharaja inundou o Rio de Janeiro com a
doçura de seu hari-katha. Ele realizou várias palestras nas quais
transmitiu a essência do conhecimento transcendental, conforme nos
ensina nosso guru-parampara. Além disso, houve muitos kirtanas
animadíssimos que fizeram com que todos dançassem e cantassem os
santos nomes. Jaya sadhu-sanga ki jaya! Jaya harinama-sankirtana!
A
seguir, alguns trechos das aulas do dia 17 de janeiro foram
transcritos.
Sripad
Bhaktivedanta Vana Maharaja deu uma seqüência de aulas sobre o tema
uttama-bhakti, ou o
serviço devocional puro ao Senhor destacando a importância do
assunto.
siddhanta baliya citte na kara alasa
iha ha-ite krsne lage sudrdha manasa
Um estudante sincero não deve negligenciar o debate acerca das
conclusões filosóficas, considerando-as controversas, pois tal
discussão fortifica a mente. Desta forma, a mente da pessoa se torna
apegada a Sri Krsna.
(Krsnadasa Kaviraja Gosvami no Sri Caitanya-Caritamrta, Adi-lila,
2.117)
Ele afirmou que
quando mergulharmos na filosofia vaisnava, suddha-bhakti entrará em
nosso coração. Sripad Vana Maharaja citou também Srila Jiva Gosvami
explicando que tattva-siddhanta é a fundação enquanto que os doces
passatempos do Casal Divino são um grande palácio. Se os alicerces
não forem fortes, eventualmente o devoto cairá. Assim, esta
compreensão é muito importante para a vida espiritual. Quando o
tattva-siddhanta estiver bem fundamentado, então seremos capazes de
entender astakaliya-lila. De outra forma, sem entender a filosofia,
ao entrar em contato com os passatempos mais doces e confidenciais,
como a rasa-lila por exemplo, o devoto se torna um sahajiya ou até
mesmo um impersonalista. Sripad BV Vana Maharaja nos aconselhou a
tentar entrar, com muito cuidado, na filosofia Gaudiya Vaisnava. O
devoto precisa saber o que é bhakti, prema, bhava, sneha, etc.
anyabhilasita sunyam jñana-karmady anavrtam
anukulyena krsnanu-silanam bhaktir uttama
Uttama-bhakti, ou o serviço devocional puro, é o cultivo de
atividades que são destinadas exclusivamente para o prazer de Sri
Krsna ou, em outras palavras, o fluxo ininterrupto de serviço a Sri
Krsna executado através de todos os esforços do corpo, mente e
fala, e também através da expressão de vários sentimentos
espirituais (bhavas), que não estão encobertos por jñana
(conhecimento que objetiva a liberação impessoal) e karma (atividade
em busca de resultados) e que não possui nenhum desejo que não a
aspiração de dar felicidade a Sri Krsna.
(Bhakti rasamrta sindhu, 1.1.11)
Ele então
explicou que existem duas características básicas de uttama-bhakti:
·
svarupa laksana: característica
interna de bhakti
·
tathasta laksana: característica
externa de bhakti
Sobre tathasta
laksana, afirmou que o coração do devoto deve estar livre de todo
anyabhilasita e não
estar encoberto por karma, yoga, jñana, tapasya ou qualquer outra
coisa, incluindo astanga-yoga, tudo isto deve ser rejeitado.
Pode então
surgir a seguinte pergunta: como é possível viver nesse mundo
material e abandonar todas essas coisas?
sem
karma não é possível viver nesse mundo. Quem diz que não faz karma é
um mentiroso, uma vez que tudo é karma: desde beber água até comer,
etc. Como então manter nossas vidas sem karma e jñana?
Sripad BV Vana
Maharaja nos lembrou que, no Srimad Bhagavad-gita, Sri Krsna diz
para Arjuna que tudo o que ele fizer deve ser oferecido aos Seus pés
de lótus. Este é o 1º estágio de bhakti que inclui oferecer o que
você vai comer e então aceitar Krsna-prasada. Se não oferecemos o
alimento estamos cometendo karma e teremos que sofrer as reações
dessa ação.
Sobre jñana,
Sripad BV Vana Maharaja explicou que existem dois tipos de
conhecimento que devem ser aceitos pelo devoto:
·
bhagavata tattva-jñana: aquele
acerca de Sri Bhagavan
·
atma tattva-jñana: aquele acerca
da alma
Por outro lado,
o conhecimento que trata da fusão da alma com brahman (impersonalismo)
deve ser rejeitado. Ele afirmou ainda que sem yoga e tapasya é
impossível viver nesse mundo, mas que devemos aceitar somente
aqueles pontos favoráveis a bhakti como, por exemplo, a austeridade
de observar ekadasi. Sobre este tema, Sripad BV Vana Maharaja nos
orientou que aquelas pessoas que gozam de boa saúde devem observar
jejum completo no dia do ekadasi (nirjala-ekadasi) e aquelas que não
puderem fazê-lo devem se alimentar de frutas e leite. Outro exemplo
de austeridades favoráveis para bhakti:
·
controlar os sentidos que sempre
tendem a se voltar para os objetos dos sentidos;
·
abandonar a preguiça e a
sonolência, ou seja, acordar bem cedo de manhã, tomar banho (sauca)
e cantar os santos nomes.
Qual yoga é
favorável para bhakti? Concentrar a mente em Krsna-nama. Sripad BV
Vana Maharaja citou um verso de Srila Bhaktivinoda Thakura no qual
ele diz que não vai ouvir nenhum tópico material e sempre
concentrará sua mente em Krsna-katha. No astanga-yoga isto é isvara
pranidhana, mas, em verdade, tudo está incluído em bhakti-yoga:
·
yama: controlar os sentidos
internos e externos (estes se dividem em jñanendriya e karmendriya)
·
nyama: seguir as regras e
proibições dos sastras
·
asana: se não souber asana o
devoto não consegue fazer sadhana-bhajana. Deve-se fazer como Sivaji
que permanece em lótus (padmasana) meditando no Senhor
Contudo, Sripad
BV Vana Maharaja frisou o ponto que nada pode encobrir o coração e
que só devemos aceitar o que é favorável para bhakti e, por outro
lado, evitar tudo que é desfavorável.
atyaharah prayasas ca
prajalpo niyamagrah
jana-sangas ca laulayam ca
sadbhir bhaktir vinasyati
Bhakti é destruído por se cometer as seis faltas seguintes: (1)
comer demais ou coletar mais do que o necessário, (2) esforços que
são opostos a bhakti, (3) conversas mundanas desnecessárias, (4)
falhar em adotar as regras essenciais ou adesão fanática as mesmas,
(5) associação com pessoas que são opostas a bhakti e (6) cobiça ou
agitação mental para adotar conversas inúteis.
(Sri Rupa Gosvami no Sri Upadesamrta, sloka 2)
Sri Caitanya
Mahaprabhu afirmou que nunca olharia para o rosto daquela pessoa que
critica o vaisnava. Vaisnava-aparadha, ou seja a ofensa contra o
vaisnava, é como um elefante louco que entra no jardim e arranca
todas as árvores, flores e trepadeiras e joga-as para bem longe.
anukulyena
– o que é favorável para bhakti:
utsahan niscayad dhairyat
tat-tat-karma-pravartanat
sanga-tyagat sato vrtteh
sadbhir bhaktir prasidhyati
O progresso em bhakti pode ser obtido seguindo estas seis práticas:
(1) entusiasmo em cumprir as regras que incrementam bhakti, (2) fé
firme nas declarações dos sastras e do guru, cujas palavras estão na
linha dos sastras, (3) determinação na prática de bhakti, até mesmo
diante de obstáculos, ou paciência durante os estágios de prática de
bhakti mesmo quando ocorre uma demora em se atingir a meta desejada,
(4) seguir os processos de bhakti, tais como ouvir e cantar, e
abandonar o desfrute sensorial em prol do prazer de Sri Krsna, (5)
abandonar a associação ilícita pessoas do sexo oposto e com pessoas
atraídas por esse tipo de associação, bem como a companhia de
mayavadis, ateus e pseudo-religiosos e (6) adotar o bom
comportamento e o caráter dos devotos puros. A devoção pura se
efetiva com esses seis tipos de práticas
(Sri Rupa Gosvami no Sri Upadesamrta, sloka 3)
Os acaryas
anteriores praticavam sadhana-bhajana tanto interna quanto
externamente e nós devemos seguir seus passos. Sri Caitania
Mahaprabhu nos ensina que duas coisas são fundamentais:
·
vaisnava-seva
·
harinama
Vaisnava-seva,
ou o serviço aos vaisnavas, é muito importante pois faz com que
prema, amor puro por Deus, surja automaticamente no coração. Sri
Krsna diz no Srimad Bhagavatam que a vida da pessoa é bem sucedida
se ela serve aos vaisnavas com sua mente, fala, corpo, riqueza e
tudo mais.
Sripad BV Vana
Maharaja nos questionou:
- Se você servir
sua esposa ou filhos qual será o resultado? Nada. Mas ao servir aos
vaisnavas haverá muitos benefícios espirituais.
Como se associar
com os vaisnavas?
dadati pratigrhati
guhyam akhyati prcchati
bhunkte bhojayate caiva
sad-vidham priti-laksanam
Oferecer aos devotos puros objetos que estão de acordo com suas
necessidades, aceitar prasadi, ou sobras dadas pelos devotos puros,
revelar aos devotos sua própria realização de bhajana, indagar,
indagar dos devotos sobre suas realizações confidenciais, comer com
grande amor as sobras da prasada dada pelos devotos e servir prasada
aos devotos com amor. Esses são os seis sintomas da associação
amorosa com os devotos.
(Sri Rupa Gosvami no Sri Upadesamrta, sloka 4)
Srila Krsnadasa
Kaviraja Gosvami explica no Sri Caitanya-caritamrta que existem três
coisas muito importantes para o sadhana-bhajana:
·
a poeira dos pés de lótus dos
devotos puros
·
a água que lavou os pés dos
devotos puros
·
os remanentes dos devotos puros
Qual o
significado interno dessas coisas? Aceitar a poeira dos pés de lótus
do devoto puro significa realizar o seu humor interno, seu bhava. A
água que lavou os seus pés significa o prema ele manifesta. Aceitar
os seus remanentes significa receber o seu krsna-katha.
tava kathamrtam tapta-jivanam
kavibhir iditam kalmasapaham
sravana-mangalam srimad atatam
bhuvi grnanti ye bhuri-da janah
O néctar de Tuas palavras e as descrições de Tuas atividades são a
vida e alma daqueles que sofrem neste mundo material. Estas
narrações, transmitidas por sábios eruditos, erradicam as reações
pecaminosas e concedem boa fortuna a quem quer que as ouça. Estas
narrações difundem-se por todo o mundo e são cheias de poder
espiritual. Aqueles que propagam a mensagem de Deus decerto são as
pessoas mais munificentes.
(as gopis oram a Sri Krsna no Srimad Bhagavatam, 10.31.9)