NOTA EXPLICATIVA
|
Nota Explicativa
Introdução - Guru e Onisciente - Divergências Iniciais - Legalidade da Sanga de São Paulo - Sanga do Rio de Janeiro - Início dos Trabalhos - Início dos Problemas - Agressões - Divergências - Reunião do Dia 23 de setembro - Afastamento dos Devotos do Rio - Tentando Harmonizar -Manobras - Reunião do Rio - Denuncia - Novo Site - Decisão Tirânica - Perda do Foco - Pobre de Idéias - Contradição e Incompetência - Puxando o Tapete - Providências - Decisão do Diretor da Associação - Definição - Registro Histórico - Falta de Verdade - Transferir o Vyasa Puja para o Rio - Finalmente - Olhando o Contexto - Conclusão - Cancelamento do Vyasa Puja - Um pedido de ajuda
Caucaia do Alto, 09 de outubro de 2.009.
Aos Amigos Devotos,
Venho pela presente dar uma satisfação aos amigos que confusos indagam o que de fato ocorreu em relação aos preparativos do Evento Vyasa Puja 2010, do qual, no princípio, estávamos diretamente engajados com coração e alma e que em razão do “mal trato com os projetos do Acarya e a falta de seriedade” obrigaram esse que vos fala reclamar veementemente e por derradeiro ser afastado.
Não pretendo aqui fazer um discurso longo e cansativo sobre moralidade ou integridade das pessoas que se dizem “Devotos Vaisnavas” mas além de não poupar de dizer cuidadosamente todo o ocorrido, e por isso peço a paciência de todos, entendo ainda a necessidade de registrar com clareza, mais uma vez, as recorrentes razões que levam as pessoas se desiludirem tanto com os semelhantes que se dizem seguidores do Vaisnavismo, e irem em embora do que chamam de "Sanga". E ai vem a pergunta: Será que podemos aprender algo com isso? Também pretendo ao final fazer uma revelação surpreendente.
Não temos a pretensão aqui de fazer ofensas nem queremos apontar erros por que acreditamos que o erro faz parte das diferentes etapas do acerto, desde que se esteja procurando acertar na construção de um novo paradigma.
Todavia quando o erro advém da necessidade de satisfazer uma vaidade, suprir uma deficiência de caráter, proteger um “clã” ou dar animo a motivações egoístas, por essa classe de erro, todo o projeto é fadado ao um certo tipo de fracasso, e mesmo que acabe vindo a acontecer com algum sucesso, terá deixado para traz o que pregam todos os Nossos Vaisnavas Maiores que insistem na necessidade de se evitar a falta de respeito e o cultivo do afeto e a amizade a todos para o avanço espiritual.
Algumas pessoas acreditam mesmo que o Guru não é onisciente e acreditam que poderão ir a sua presença e olhar nos seus olhos como se estivessem de consciência limpa, próprio daqueles que cumpriram com o seu mais básico dever.
Mas o Guru sabe de tudo e na hora que Ele lançar o seu olhar sobre elas, essas pessoas( e aqui me refiro as pessoas livres de psicopatias) terão que baixar suas vistas envergonhadas porque, naquele momento, reconhecerão naquele olhar o exato tom da desaprovação quanto a sua atitude desonrosa passada e ali naquele momento não haverá mais perdão e sim mais uma obrigação de, se for possível, tentar reparar o resultado da sua postura indigna para tentar preservar a sua própria fé e não vir a ser abandonada a sua própria sorte.
E ai se pode perguntar e a misericórdia? Sim o Guru foi misericordioso quando aceitou o discípulo. Caitanya Mahaprabhu por intervenção de Nityananda Prabhu foi misericordioso com Jagay e Madhai, que eram bêbados e baderneiros.
Mas que misericórdia pode esperar uma pessoa (discipulo) que não é inocente quanto as regras de comportamento que devem seguir e não seguem. Especialmente se são devotos antigos e sabem de cor os princípios éticos Vaisnavas, que dirá de devotos de segunda Geração.
Que mensagem que esses transgressores estão mandando para as pessoas em geral?
Viagem de Prabhu Sundara – Quando soubemos do desejo do Srila Bhaktivendanta Narayana Maharaja vir ao Brasil, entendemos que nosso Gurudeva queria nos beneficiar com a sua presença e ante a sua idade avançada e recomendações médicas ficamos imaginando que essa é uma oportunidade muito rara de estar na presença de um Puro Devoto sem precisar ir até Ele na Índia ou em outro lugar.
Após um principio de divergência acerca do lugar que Ele se hospedaria aqui no Brasil Srila Gurudeva, com a carta de Prabhu Brajanath Das (documento nº 01 abaixo) ficou decidido numa reunião do Rio de Janeiro que Srila Narayana Maharaja ficaria em São Paulo ficando o Prabhu Sundarananda Das responsável pelos arranjos necessários sob os auspícios da Associação Sri Sri Gouranga Radha Govinda Gaudhiya Matha de São Paulo, filiada a SRI GAUDIYA MATH SAMITI, organização de origem e com registro na Índia e sob as bênçãos e direção de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, entidade sem fins de lucros instituída pelo ideal Vaisnava devidamente registrada no 2º Cartório de Pessoas Jurídicas da Capital de São Paulo em 01/08/2.003 sob o nº 73.942, CNPJ Nº 07.145.406/0001-01, com sede atual na Capital de São Paulo na Rua Coriolano, 1684, Lapa. (Vide Documentos)
Legalidade da Sanga de São Paulo
A Sanga de São Paulo é o único lugar no Brasil que tem o regular registro regular e legal de uma Associação Civil, denominada Sri Sri Gouranga Radha Govinda Gaudiya Matha.
Essa Associação então ficaria responsável pela administração do evento, sendo feito todas as adequações para isso a nível juridico trazendo para associação alguns devotos que então pertenciam a confusa e conturbada Sanga do Rio de Janeiro, quais sejam Prabhu Maha Visnhu Dasa que ficou como Diretor Secretario e Didi Rama Devi Dasi que ficou como Conselheira Deliberativa.
Essa Associação resultado do ideal de um grupo de devotos que juntos buscam usar uma instituição oficial para alcançar objetivos maiores respeitando e convivendo com as Leis do País que habitamos e pretendendo inclusive utilizar as próprias prerrogativas das leis para servir ao Guru, obtendo benefícios fiscais, doações regularizadas e até subsídios financeiros do setor privado e do Governo por desenvolver atividades sociais (como deseja Gurudeva), obter status de Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e quem sabe Federal, ONG e poder trazer a Consciência de Krsna como uma atividade produtiva socialmente ao publico em geral, para depois poder mostrar o imenso potencial de riqueza interna dos Nossos Mestres.
O Fato é que a Sanga do Rio não pensa assim. É ate incorreto falar em Sanga do Rio porque é de conhecimento geral que existem pelo menos duas facções que se digladiam entre si. A primeira que reuni pessoas que ostentam perfil de intelectuais em razão de estarem envolvidos com alguma atividade em universidades, mas que no fundo resulta ter idéias extremamente exclusivistas e separatistas e a outra representada basicamente por duas pessoas que pagam para manter seus devotos empregados. Por isso me atrevo a dizer que é incorreto falar em Sanga do Rio reconhecendo ser uma situação bastante problemática.
Para ilustrar essa minha assertiva bastaria lembrar um evento onde um devoto foi admoestado na frente de todos, acusado de “ferir os sentimentos dos devotos” porque disse que a única sanga séria do Brasil era a de São Paulo que tinha seus estatutos regularizados enquanto no Rio o que se queria era anarquia para todo mundo não ter obrigação nenhuma.
O fato é que, Prabhu Sundarananda, Presidente da Associação de São Paulo, em agosto de 2.009 encontrou um local que julgou apropriado e assinado um contrato como o hotel/espaço onde se contraia uma obrigação financeira mensal a ser paga em parcelas até a data da realização do evento marcado para ser realizado entre os dias 12 e 17 de janeiro de 2010.
A Início Prabhu Sundara teve que se ausentar do Brasil e ir a “India” para tratar de seu assuntos comerciais. Antes de ir porem, após ponderações que preferimos não revelar, solicitou que fizéssemos o registro de um site e já colocasse no ar para começar a arrecadar fundos através de reservas e poder pagar as parcelas do hotel.
Em pouco tempo, tentando no melhor da minha capacidade tínhamos colocado o site no ar e estávamos ainda nos adequando quando começaram os problemas. (e-mail enviado em 06 de agosto documento 02 abaixo).
Inicio dos Problemas – Desde logo recebemos um e-mail da filha mais nova da Didi Bhanumati DDasi da Sanga do Rio de Janeiro, dizendo que o site estava “quase intolerável etc”.
Assim buscando atender aos reclamos solicitamos aos devotos que fizessem as sugestões que entendessem necessárias.
Didi Lalita Devi Dasi de Pinda/SP e Prabhu Rama Kanta Das de Fortaleza/CE foram os únicos que enviaram sugestões para alterar o “layout” do site.
A filha mais velha de Didi Bhanumati Devi Dasi, que acreditava ter sido preterida e que, com formação acadêmica na área de Web Designer entendia ser a mais qualificada para fazer o site não mandou nenhuma sugestão de site ao invés o seguinte e-mail (documento 03 abaixo):
Haribol!
Dandavat pranamas,Estou escrevendo para falar que o site que deve estar exposto é o site dos devotos de pinda pois está com o design mais apresentável, com melhor leitura e entendimento.
............................................
Fico muito triste com essa situação toda, pois o Sundarananda Prabhu havia me pedido para fazer o site e de uma hora para a outra este site que vcs fizeram estava no ar, massacrando qualquer trabalho em grupo que pudéssemos ter. É muito triste mesmo, pois esse não é o humor de Srila Gurudeva, ele não quer que haja esse clima de briga e competição no ar.
Orando para que vcs ouçam oq estou dizendo,
Em atenção ao e-mail respondemos:
Didi Gouranmani Devi Dasi,
Dandavats.
Desculpe a demora em responder em razão de minha viagem ao Rio, só retornando na data de hoje.
Agradecemos a sua preocupação e temos certeza que suas orações serão atendidas, e todos os devotos ai do Rio e do Brasil venham a se entender melhor e possam ao final se harmonizarem em prol do Ideal Maior que está além das concepções de grupos ou pretensas qualificações e inclusive de entender o que é ou não o humor do Mestre, posto que o caminho a ser seguido é o do coração e da humildade, como ensina Sri Caitanya Mahaprabhu nas suas orações.
Vemos como é importante que a segunda geração de devotos, da qual voce faz parte, esteja interessado no bom andamento do evento que ocorrerá aqui no Brasil. Sua participação é imprescindível.
Anotamos as suas sugestões em relação ao site e na medida do que for possível e viável estaremos considerando-as com a seriedade que merece.
Só lamentamos que voce, como web designer profissional, não tenha montado um site ao seu gosto e posto a disposição, como fez a Didi Lalita e o Prabhu Rama Kanta de Fortaleza, não sendo de todo consistente seus reclamos de que houve atropelo na criação do site, ao contrário fizemos porque a Associação Gouranga Radha Govinda Gaudiya Math de São Paulo tem uma conta muito grande para pagar da locação do espaço e não podemos esperar as coisas acontecerem.
Não sou profissional da área Didi, mas a idéia que tentamos passar no site que criamos foi mostrar de forma objetiva e clara como e quando acontecerá o evento, convidando a todos participarem.
E na prática, ante as mais de três mil visitas que já recebemos de todo mundo, fora uns poucos devotos, não houve qualquer dificuldade de nos fazer entender, tanto é que já estamos com várias reservas mesmo com menos de 40 dias de termos lançado o site.
O site que está no ar e foi criado por solicitação direta do Prabhu Sundarananda Dasa e já estamos providenciando as alterações necessárias de forma a tentar agradar a todos, embora saibamos que "agradar a todos" não é uma tarefa fácil.
O que não podemos é confundir as coisas e levar para o lado pessoal, mesmo porque todo o serviço feito, foi e continuará sendo voluntário e até onde eu sei destituido de apegos ou vaidades pessoais e visando especificamente atingir os fins que se destinan, e mesmo embora reconheçamos que não é perfeito, foi o que pudemos fazer, afinal como diz Srila Narayana Maharaja, "tentar é bhakti".
Na próxima quarta feira, dia 23 de setembro, estaremos tendo a segunda reunião com todos os interessados em ajudar na organização do Evento Vyasa Puja.
Esta reunião ocorrerá na Casa do Prabhu Sundarananda Dasa que é o principal responsável pelo evento e pretendemos definir os detalhes.
Importante é nos deixarmos de esgrimar palavras e "por a mão na massa" porque para conseguirmos fazer que a Vinda de Gurudeva seja bem sucedida devemos cada um fazer a sua parte.
Quando digo, "cada um fazer a sua parte" quero dizer também que há espaço para todos os devotos sinceros que desejem contribuir de alguma forma, mas além disse é preciso que tal contribuição seja amiga e harmônica, de preferência no modo "Sattva Guna" , porque disputas institucionais e de ego, ao meu humilde ver, não cabe nesse tipo de serviço porque gera ira e desavenças e no final todos ficam de alguma forma infelizes.
Estou muito feliz de poder fazer esse serviço e não pretendo fazer alguma coisa que desagrade quem quer seja, desde que apropriadamente exposto.
Calejado pelo tempo depois de 37 anos tentando ser devoto prefiro acreditar que é possível haver entendimento entre os devotos baseado no simples "bom senso" derivado da capacidade de ceder, aceitar e desenvolver laços de amizade.
Aspirando Servir
Vyasa Dasa
Para nossa surpresa essa devota não entendeu nada e nos respondeu da seguinte forma;
Dandavats prabhu,
Não pretendo responder esse e-mail pegando cada ponto que de alguma forma você me respondeu com alfinetadas.
Prefiro relevar..... Só quero dizer que este papo de faça a sua parte não está muito claro.
Só posso enfatizar como toda essa situação me entristece....
Aspirando servir Srila Gurudeva de maneira apropriada,
Gouramani dasi (fiz o negrito para chamar a atenção)
Respondemos de forma forte, confessamos que depois analisamos melhor a situação e até, Eu Vyasa Dasa, me arrependi de ter tido esse tipo de reação, mas sou pai de 05 filhos e se um filho meu desse esse tipo de resposta para outro devoto, acredito que gostaria que fosse corrigido, até porque se não educamos os filhos vamos ter que castigar os homens (não nos lembramos quem disse isso);
2009/9/18 Vyasa Puja 2010 <vyasapuja2010@gmail.com>
Desculpe Didi,
Mais triste fico eu ter que me submeter a esse tipo de comentários e lamento que você veja alfinetadas em todo o lado, o que me deixa muito preocupado porque vejo que além de tudo a senhorita está achando que eu sou um amiguinho seu.
Todavia vou esclarecer que se senhorita não recebeu a orientação apropriada é mais um fato lamentável e vou falar tal tópico diretamente com seus pais, os quais considero muito e não estou disposto a me desentender por causa de peti de uma pessoa mimada e mal educada.
Tento ser devoto a muitos anos e já lidei com todo tipo de problema trazidos pela vida, não sou perfeito, mas se você não sabe respeitar, vou lembrá-la também que sou advogado profissional a quase tantos anos que você tem de vida e sei exatamente como lidar com pessoas que não tem interesse de ajudar ou preferem condicionar caprichosamente alegando toda sorte de desculpas.
Se a senhorita não que fazer nada é seu direito e vamos respeitar, mesmo porque não é para minha pessoa ou para os devotos de São Paulo, mas sim para o Seu "GURU", agora, por favor me poupe de suas insinuações e seus comentários agressivos porque posso viver perfeitamente bem sem eles.
Fico muito preocupado com esse tipo de postura por pessoas que nasceram em Família Vaisnava, devotos de segunda geração que deviam antes de mais nada saber respeitar os demais e procurar ver sempre os esforços com olhos de mel, encontrando sempre a boa intenção ao invés de ficar julgando como se tivesse algum tipo de autoridade.
Dandavats a distância e oro ao Supremo que a terceira geração venha com mais humildade.
Vyasa Dasa
Em resposta;
Dandavats prabhu,
Por favor me perdoe por ser uma criança mimada e mal eduacada.
Pretendo a partir de agora me colocar no meu lugar.
Espero que o senhor me desculpe pela falha de minha mãe em não me dar a educação apropriada fazendo de mim uma pessoa sem nenhuma gota de humildade que não sabe dar os devidos respeitos aos sêniors.
Em momento algum quis agir como se o senhor fosse meu amiguinho, pois sei que há uma enorme distância e muitos anos no caminho de bhakti entre nós. Me perdoe se usei palavras que soaram agressivas ou expressões da minha geração. Não quis ofender-lhe nem à sua sagrada posição de devoto sênior.
Orando para obter a misericórdia e o perdão dos devotos sêniors, baixa e caída,
Gouramani dasi
Ou seja, além de mal educada agiu com aparente cinismo sendo evidente a falta de sinceridade na resposta que só pretendia manter uma suposta postura superior. (pelo menos foi a leitura que fizemos da situação).
Já então, por minha incapacidade de lidar com pessoas problemáticas e sem ter intenção direta havia indiretamente, de qualquer forma lançado as sementes da discórdia e desejando evitar conflitos mandamos um e-mail para Didi Bhanumati D Dasi (documento 04 - abaixo) que sequer foi respondido. (Fizemos duas inimigas mortais).
O mesmo fizemos com relação ao Prabhu Mahakala Das cuja troca de e-mail vai abaixo (Documento 05 - abaixo) e também aparentemente de nada adiantou na prática. Realmente prevemos um futuro sombrio para nossas futuras gerações de devotos. Lamentável, faço um comentário sobre isso no final.
Ocupados com as diversas necessidades do evento, esperamos a chegada do Prabhu Sundara Dasa e marcamos uma reunião que foi realizada no dia 23 de setembro. Prabhu Mahavisnu Dasa mandou um e-mail confirmando a presença e pedindo que fosse paga a sua passagem assim como facilidades para chegar no local da reunião (Documento 06 – abaixo).
No dia da reunião compareceu também Didi Bhanumati Devi Dasi que não teve coragem de olhar nos nosso olhos, muito menos nos dar o habitual abraço. Ela trazia uma bagagem pesada. Sua consciência ferida de ter visto sua filha excluída embora já se trate de uma moça de 28 anos. (como pai até entendo e, mãe é mãe).
Como tínhamos assuntos urgentes a tratar A reunião foi conduzida por mim e nos atendo estritamente a Ata que havia sido previamente preparada (com 10 dias de antecedência com plena divulgação) e ao final todos concordaram que tinha sido muito produtiva porque tínhamos chegado a um consenso razoável sobre os temas tratados, inclusive e especial alteração do layout do site adotando-se a criação de Didi Lalita Devi Dasi e Prabhu Rama Kanta Das de Fortaleza/CE conforme constou da Ata. Após a reunião que durou cerca de 04 horas fomos até o Hotel para apresentar para o Prabhu Damodadora Krsna Das, responsável pela organização do espetáculo que ocorrerá durante o evento (inclusive iluminação e som).
A reunião foi na quarta, na sexta mandamos uma minuta da Ata para todos os participantes pudessem opinar sobre a mesma. No Domingo foi para o ar.(como é usual ninguém se manifestou).
(http://www.guardioes.com/Ata_23-09-09.html)
Afastamento dos Devotos do Rio
Surpreendentemente nesse mesmo momento Prabhu Maha Visnu Das mandou um e-mail dizendo que Ele, Bhanumati DDasi e Damodara Krsna Das informaram que não queriam mais participar da organização e que tinham sido mal tratados na reunião (Documento 06a – abaixo). Ele disse;
“É lamentável o ocorrido e decidimos em comum acordo - Damodara Krsna Das, Bhanumati Devi Dasi e Maha Vishnu Das - a nos afastar de nossas funções e ficarmos apenas como colaboradores.”
Ele, MAHAVISHNU DAS estava faltando com a verdade, pois dizia estar falando além si próprio em nome de outras pessoas também. O que ficou evidente não ser verdade e que ele só estava falando por si mesmo. Melhor, Ele estava sendo tão pouco sério no trato com a situação que nem mesmo foi capaz de explicar ou manter sua atitude posteriormente, voltando atrás na sua posição.
Poderia aqui dizer que entendo lamentável esse episódio que vou orar para ajudar etc., mas realmente preciso dizer que não entendo ser lamentável esse evento, foi até bom
Isso porque só devemos lamentar o que é baseado no afeto. Nesse caso era puro Ego e desejo de prathista.
Prabhu Sundaranda Das preocupado em harmonizar tentou dissuadir os devotos do Rio e cedendo a insistência para tentar atender a solicitação de todos, marcou que a próxima reunião fosse no Rio de Janeiro. Fomos contra sabíamos que ia acontecer esses problemas, mais confiante no bom senso e não querendo impor nossa presença não fomos.
Tivemos o cuidado de pedir aos devotos do Rio que fosse feita uma Pauta e como não houve resposta ficou estabelecido pela associação que continuaria o resto da pauta que havia sido estabelecido na reunião anterior que não fora esgotada mas que não incluía falar sobre o bendito site. (divulgando abertamente essa ata no site oficial e não houve discordância).
Manobras Preparatórias
Mas os devotos do Rio ( e ai nos refiro aos que estão envolvidos diretamente com a administração da Associação – Bhanumati e Maha Vishnu) não queriam fazer pauta, pois desculpe, queriam manipular a situação e criar possibilidade de rediscutir tudo de acordo com a conveniência deles ainda que passando por cima de todos e de tudo que já havia sido acertado, e o Prabhu Sundarananda Dasa que no caso representava a Associação de São Paulo, não soube conter a investida dos inconformados.
Entrementes troquei e-mails ásperos com Didi Bhanumati Devi Dasi que deixou cair sua mascará (Documento 08 A 12 – abaixo – esses e-mails são fortes ).
Fizemos vários esforços para que a reunião do Rio fosse via Skype "on line", mas nenhuma resposta foi dada, obviamente pelas mesmas razões que não haviam feito e nem declarado adotar a pauta oficial, embora outros devotos do Rio tivessem reclamado anteriormente que os devotos de São Paulo estivessem tentando centralizar as decisões solicitando que as reuniões fossem transmitidas vias Skype, como já tinha acontecido antes.
Didi Chandra Kala D Dasi nos avisou que nossos dias na cooperação da administração do Evento estavam contados. Dissemos a Ela que confiávamos na capacidade do Prabhu Sundara Dasa que não se deixaria por a perder tudo que havia sido decidido e que estávamos juntos.
Realizada a Reunião, dois dias depois(na segunda feira), quando Prabhu Sundara Das nos avisou do que havia ocorrido dissemos a Ele que havia se cometido um erro grave naquela reunião e que íamos, na qualidade de membro fundador da Associação impugnar a deliberação de criar outro site porque colocavam em risco a harmonia entre os devotos e desrespeitava o trabalho que vinha sendo realizado podendo confundir e impossibilitar o cumprimento das obrigações financeiras da Associação de São Paulo. Uma calamidade.
Mas o fato que precisamos denunciar é que Didi Bhanumati Devi e suas companhias só precisavam da reunião do Rio de Janeiro para dar um ar de legitimidade as suas intenções. Eles não precisavam e nem queriam esperar o rumo das coisas, como homologação das decisões tomadas na reunião do Rio, Tanto que mesmo antes de redigir a Ata mandaram o seguinte e-mail para todos os devotos que tinham nas suas listas tornando pública suas intenções.
Na Terça feira – dia 06 de outubro, antes da Ata da reunião estar redigida e homologada e sem levar conta os interesses da Associação recebemos o seguinte e-mail:
----- Original Message -----
From: Sri Gauravani Gaudiya Matha
To: .Sri Gauravani Gaudiya Matha
Sent: Tuesday, October 06, 2009 4:10 PM
Subject: Por favor, divulguem o novo site para a vinda de Srila Gurudeva ao Brasil
Olá a todos,
meus dandavats e pranams,
Todas as glorias ao belissimo festival de Sri Vyasa Puja 2010 que será realizado no Brasil.
Envio a todos a mensagem abaixo enviada por Sripad Sajjan Maharaj, após ter ele cuidadosamente avaliado os dois sites em questão, e, esta foi sua resposta final. Ele pede que resolvamos isto de uma vez para que se possa dar andamento a organização do festival de Srila Gurudeva.
Aqueles que tiverem dúvidas ou sugestões a respeito peço que envie para este email.
Aspirando serviço ao nosso divino parampara,
Bhanumati dd
Site novo: www.gurudeva-2010.com.br - inscrevam-se já!
---------- Forwarded message ----------
From: BV Sajjan Swami <bvsajjan@gmail.com>
Date: 2009/10/6
Haribol
Dandavat pranam!
I want to speak to Sudarananda prabhu.....
you can tell him I agree with the majority and Vyasa prabhu's website should be nullified and simply directed to the new one...
--
Nitai Gauranga!
Swami BV Sajjan
Ou seja, a decisão já estava tomada não por causa da reunião do Rio em 03 de outubro mas porque Sajjan Maharaja havia dito. Repetimos que até esse momento não havia sido ainda apresentada a Ata da Reunião do dia 03 de outubro no Rio de Janeiro.
Importante frisar que tal atitude é fruto da mentalidade pouco ou quase nada respeitosa de que não precisamos de autorização de ninguém para fazermos o que queremos e vamos fazer e pronto. Assim usaram a palavra do pobre do Sanyase, que estava longe sem saber direito o que estava acontecendo para justificar a concretização dos objetivos. Controlar o site.
Apontamos também uma outra razão de tomar o poder sobre o controle do site: A necessidade de ter o cadastro dos participantes (mailing list) do evento para poder utilizar posteriormente em outros projetos inclusive de natureza pessoal já que a mencionada devota é “astróloga” e precisa manter seu orçamento fazendo uma freguesia nova. Ocorre que essas pessoas nem pertencem a Associação de São Paulo e nunca fizerem nada pelo programa dos devotos de São Paulo, mesmo porque moram e vivem no Rio e lá tem o centro de suas atividades.
Desta forma, criaram uma falsa maioria na reunião para justificar a decisão tomada e impuseram tiranicamente a alteração do site sem deixar que o assunto fosse melhor analisado com a participação dos que estavam diretamente envolvidos e ao encargo dessa atividade (no caso a minha pessoa e os criadores do ‘layout”).
Sinceramente, posso estar enganado, mas esse não é o comportamento esperado de pessoas sérias, comprometidas com o sucesso do evento, pessoas que consideram e respeitam o Guru e os irmãos.
Pior que até a presente data não vimos prestação de contas da arrecadação que abertamente fizeram em nome e beneficio do "Vyasa Puja - 2010". onde está o laksimi que arrecadam?
O Foco deixou de ser o sucesso do evento e passou a ser trocar o site mediante obtenção do Controle da situação, sem pensar na necessária manutenção da harmonia e principalmente em detrimento do Bom Senso.
Ou seja, parece que eles tinham enorme necessidade de controlar o site, fazer a arrecadação de nomes. Contudo na Ata elaborada no Rio designaram outro devoto para fazer esse controle (no caso esse subscritor) – Um faz de conta, verdadeiro “non sense” próprio de pessoas que sequer conseguem coordenar as idéias de forma concatenada atribuindo funções a quem não tem controle e vise versa.(Vejam a Ata Documento 18 abaixo que só foi divulgada em 10 de outubro – sábado uma semana depois).
“haja vista que este tópico foi discutido e sancionado em reunião anterior sobre o acompanhamento e auditoria que deveria ser levado a cabo por Vyasa Prabhu, Tesoureiro e o Secretário da Associação Sri Sri Gouranga Radha Govinda Gaudiya Matha. Esta decisão acertada homenageia o princípio da Transparência e dá mais credibilidade às ações do Comitê de Organização do Festival de Sri Vyasa-puja 2010.”
Ou seja, ou não sabiam o que estavam fazendo ou estavam também nos destituindo porque como poderíamos fazer o “acompanhamento e auditoria das reservas” se eles passavam a fazer o controle da reserva e ainda dizer que era para ??? respeitar a Ata anterior??? E rsrssrs que homenageia o princípio da transparência........... (desculpe mas até hipocrisia tem limite)
Será que estamos diante de um novo tipo de transparência? Transparência transcendental, desculpe, mas o que fizeram acabaram jogando a credibilidade da Administração no lixo, ou será que eles pensam que muito de nós somos tontos? Com certeza estão apostando nisso. Mas é óbvio que se não falam diretamente acreditam que muitos de nós somos tontos (inclusive o Guru), e isso é uma ofensa. O que aconteceu foi realmente uma puxada publica de tapete. Não tinham desejo de agregar queriam que todos se adaptassem a eles..
Providências - Imediatamente, sentindo que grande “erro técnico” estava sendo cometido a nível de Associação, inclusive após o e-mail que mandaram para todos e que dava como favas contadas e já definitiva a alteração do para um novo site que eles controlam, Eu, Vyasa Dasa, em atenção as ligações que chegaram de vários devotos muito confusos e inseguros (entre eles Didi Tirthanidhi Devi Dasi), preparei o seguinte requerimento:
A
Associação Sri Sri Gouranga
Radha Govinda Gaudhiya Math
Sr. Presidente,
No uso das minhas prerrogativas como membro fundador da Associação Sri Sri Gouranga Radha Govinda Gaudhiya Math venho pela presente impugnar a deliberação da última reunião que voltou a tratar do assunto “site Vyasa Puja 2010” pedindo a revisão pelas razões que passo a apontar.
A) A Pauta posta em discussão não previa nova deliberação sobre o site. Os organizadores do Rio não tiverem o cuidado de divulgar qualquer outra pauta, lembrando que a pauta é um instrumento de aviso sobre os assuntos que serão tratados para dar oportunidade de todos se manifestarem, e se fosse informado que tal assunto “site” voltaria a ser tratado certamente estaria presente para defender o ponto de vista que, ao meu ver, melhor de adéqua ao bem comum, e beneficia a todos.
B) O Assunto “site” já havia sido objeto de reunião anterior e o tema foi encerrado com a concordância de todos os participantes da reunião de São Paulo. Houvesse alguma reclamação a mesma deveria ter sido apresentada naquele momento, sendo a deliberação da reunião do Rio irregular por não respeitar decisão anterior.
C) No passado foi aberta oportunidade para todos os interessados apresentarem proposta de alteração do site, tanto que uma dessas propostas foi adotada com a aceitação de todos e não exista a menor necessidade que seja alterado novamente passando uma mensagem de divergência interna na comissão criada para administrar o que, por conseqüência acarretará “graves conseqüências”;
D) A Deliberação visa atender interesses particulares, foi voluntariosa e caprichosa, além de claramente improdutiva, trazendo insegurança. Pior, qualquer nova alteração que se faça, traz a lume óbvia divergência interna na administração do evento, sendo que tal operação não visa direta e objetivamente a realização do bem maior, qual seja, um boa recepção e uma festa exitosa.
E) Tal insegurança, ao contrário, gera desconfiança, e impede que a Associação venha cumprir plenamente com seus projetos, inclusive dificultando o cumprimento de suas obrigações financeiras. Lembro que o mínimo que se espera é que cada um cumpra com o seu dever, o que não aconteceu até agora com a maioria dos devotos que votaram no Rio de Janeiro, e cuja Ata sequer conhecemos o teor.
F) Antes de se tomar qualquer nova decisão no sentido que fazer a mais mínima votação para proceder a nova alteração no site, deveria ter sido consultados, com antecedência, por respeito os autores do layout, Didi Lalita DDasi e Prabhu Rama Kanta Das e principalmente este subcrevente que desde já declara não concordar com qualquer alteração posto que entende que o site está cumprindo com a função que se destina, sendo objetivo, claro, direto, didático e prático e qualquer alteração não terá boa repercussão.
Adicionalmente lembro ser fato que qualquer outro site que venha ser criado para representar o evento demonstrará ao mundo as divergências internas existente na administração e poderá até ser diretamente responsável pela não possibilidade de realização do evento, o que em si já é um transtorno.
Nesse sentido, declaro ainda que, exposta publicamente a divergência, me reservo ao direito de tomar as providencias cabíveis, inclusive medidas jurídicas que considerar adequadas, tais como pedir judicialmente a retirada de outro site que tenha pretensão de representar o evento do ar, além de responsabilizar civilmente por todos os prejuízos decorrente as pessoas que o idealizaram e o apresentaram de forma deselegante.
Buscando evitar tais providencias que tomarei como associado, solicito respeitosamente a imediata suspensão da deliberação que aprovou irregularmente nova alteração do site sendo, antes consultado, além dos atuais autores do site, dois técnicos isentos a ser posteriormente escolhido, e ainda Sripad Vana Maharaja e Sajjan Maharaja, buscando-se a resposta para as seguintes indagações:
Para os técnicos
A) O site que atualmente esta no ar de alguma maneira denigre o ideal ou objetivo do evento?
B) O site não está claro nas suas explicações?
C) Existe algum erro técnico que impossibilite a compreensão de pessoas que o acessem?
D) Existe alguma razão séria que justifique uma nova alteração.
E Para os Sanyases:
A) Existe algum erro de sidhanta no site que comprometa a imagem de Srila Narayana Maharaja?
B) Os devotos ao redor do mundo tiveram alguma dificuldade em relação à consulta do site que o desestimule a estar presente no evento.
Faço a presente reivindicação por que sei que Srila Gurudeva Narayana Maharaja, meu Siksa Guru é conhecido pela seriedade com que lida com os assuntos não deixando que devaneios mentais interfiram no adequado andamento dos seus projetos.
E aqui, pedindo licença para ser mais claro, aponto como principais responsáveis por essa situação desconfortável Didi Bhanumati e suas filhas que não conseguem se conformar com o fato de que lhe está sendo dado tratamento especial, querendo por toda força fazer valer vontade caprichosa e interferir direta e indiretamente na construção do site por entenderem que são melhores que os outros e deixando de levar em consideração que o assunto aqui abordado já foi tratado com a devida atenção no momento oportuno, sendo dado o encaminhamento adequado e qualquer alteração traz, com de fato já ocorreu, prejuízo ao bom andamento do projeto e da relação entre as pessoas.
Tenho como prova irrefutável do que estou aqui denunciando todos os e-mails trocados, onde se pode ver a postura absolutamente imprópria das pessoas acima indicadas.
Vejam por exemplo a alteração que queria fazer;
Trocar este texto
Desta forma, pela Graça de Srimati Radharani, teremos em São Paulo - Brasil, no local já reservado a presença física de Gurudeva e teremos a oportunidade de nos associar e ouvir "Krsna Katha" diretamente dos Lábios de Lótus do Puro Devoto
Por este
Desta forma, pela Graça de Srimati Radharani, teremos em São Paulo - Brasil, no local já reservado a presença física de Gurudeva e teremos a oportunidade de nos associar e ouvir diretamente dos lábios de lótus do puro devoto do Senhor Krsna.
Ou seja, queria nesse parágrafo que tirasse a palavras “Krsna Katha”.
Contudo, não concordei com essa alteração por duas razões que também servem para justificar qualquer outra alteração que foi solicitada pela mesmo e que não tinha uma ajuda na eventual correção ortográfica.
Primeiro porque entendo apropriado falar palavras em sânscrito que podem ser explicadas aos interessados e expressam melhor o sentido do tema. Segundo porque trata-se de estilo ou ponto de vista de cada um e esse é subjetivo e não cabe julgamento.
Em razão da minha recusa, a Didi Bhanumati se sentiu no direito de usar de politicagem para tentar fazer valer o seu desejo vias indiretas especialmente porque uma das duas filhas, recém formada em web designer não se conforma de não ter ficado a frente do site, embora tenha claramente demonstrado que ainda tem muito que aprender, começando com a necessidade de aprender a que lidar com outros.
O fato é que tal situação compromete o julgamento de todos os envolvidos que não tem a necessária isenção para dar opinião sobre esse ponto em função de seu envolvimento pessoal, pondo de lado e perdendo o foco do objetivo principal o sucesso do evento e pondo a frente interesses que não se detiveram nem mesmo ante a aplicação da ética Vaisnava.
Recordo ainda que o domínio VyasaPuja2010.com está sob minha guarda e garanto que, a não ser que seja comprovada a necessidade imperiosa de alteração, manterei o mesmo no ar até a data do evento como parte das atribuições que me foram confiadas e que procurei manter de forma isenta e sem me deixar levar pelo calor das precipitações.
Por fim, solicito a revisão da deliberação, onde entendo essencial sejam ouvidos terceiros imparciais, ponho desde já a disposição os documentos que tenho em minha posse que confirmam os fatos acima narrados e confirmo caso tal situação não seja decidida pelas vias Vaisnavas estarei ingressando com as medidas judiciais que julgar do interesse da Associação e do sucesso do projeto que nesse momento já considero abalado.
Aspirando Sempre Servir
Vyasa Dasa
DECISÃO DO DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO
Prabhu Sundarananda Das deu a seguinte resposta;
----- Original Message -----
From: sundara das
To: VYASA PRABHU
Sent: Thursday, October 08, 2009 7:46 PM
Subject: RE: Soluções finais
JAYA VYASA PRABHU,
DANDAVATS PRANAMS!!!!
CONFESSO A MINHA TRISTEZA DE TER QUE VER VOCÊ FORA DA ORGANIZAÇÃO DESSE EVENTO, É MUITO LAMENTAVEL MESMO.
ESTA SENDO A MAIOR BARRA TER QUE REORGANIZAR AS COISAS DO ZERO NOVAMENTE, MAS AS COISAS NEM SEMPRE ACONTECEM COMO DESEJAMOS, ESSE É O MUNDO MATERIAL, QUE É CHEIO DE ATRITOS E PROBLEMAS.
DIANTE DA SITUAÇÃO ATUAL, PEÇO EM NOME DE GURUDEVA, ESQUECENDO QUALQUER OUTRA COISA QUE ACONTECEU, SOU CIENTE DE TUDO, POR FAVOR ,COMO UMA OFERENDA A SRILA GURUDEVA, SOMENTE PARA AJUDAR E FACILITAR ESSE FESTIVAL. NOS CONCEDA O DOMINIO DA VYASAPUJA.2100.COM, SERA UM GRANDE SERVIÇO , FAZENDO ISSO PRABHU ESTARA FAZENDO AGORA NESSE MOMENTO DE TANTAS DIFICULDADES UM GRANDE SERVIÇO, FAÇA ISSO PARA GURUDEVA, ESQUEÇA E DESAPEGUE PARA O BEM DO PROPOSITO MAIOR , VOCE RECEBERA UMA MISERICORDIA ESPECIAL DO GURU PARAMPARA, E É ISSO QUE ESTAMOS SEMPRE ANSIANDO.
JAYA PRABHU , ESPERANDO QUE VOCE B E A SUA FAMILA ESTEJAM EM PLENA HARMONIA E COM EXCELENTE SAUDE.
DASANUDASA
SUNDARANANDA DASA
Nossa visão e que ignorou o fato de por em risco o bom nome da Associação de São Paulo com rompimento do Contrato obrigando a pagar multa, dos devotos participantes da Sanga de São Paulo e até da imagem do Guru.
Não pensem que estamos exagerando, pois é esse o retrato fiel dos acontecimentos e infelizmente o Prabhu Sundaranada Das foi co-responsável porque deixou que isso esteja acontecesse inclusive quando supostamente manifestou seu desejo de se afastar da Direção do Evento.
Assim, concluímos aqui a nossa visão dos fatos e em razão disso estamos registrando e nos eximindo de todas as responsabilidades que decorreram dessas atitudes, assim como da demonstrada incapacidade de lidar com elas.
Apontamos todas as irregularidades, todos os erros cometidos e não cabe nada além de providenciar o registro do nosso formal afastamento da Associação de São Paulo.
Nada mais restando a fazer certo de que não existirá vencedores ou perdedores desse episódio porque, como disse acima, após cumprirmos com que entendemos ser nossa última obrigação, não existirá mais afeto e quando não há afeto não há o que se lamentar.
Nem se diga que esse relato é melo dramático e exagerado porque sabemos perfeitamente que esses devotos envolvidos, como se diz: "não estão nem ai" . Nossa única intenção é mostrar que respeitamos Srila Guru e que agimos no melhor das nossas habilidades para servi-lo com respeito e veneração, porque Eles sim, Nossos Gurus são nossos amigos e nos protegem de situações como essa.
Ainda por cuidado e ante a solicitação do Prabhu Sundara de que transferirmos o Domínio do site “Vyasapuja2010.com” pedimos ao menos que fossemos atendidos em relação as nossas ponderações do requerimento acima e avisados a Didi Lalita DDasi (quem tinha feito o layout do site) e Prabhu Rama Kanta Das (que auxiliou) e disse ainda DOCUMENTO 14 – ABAIXO, visando não ferir os sentimentos desses devotos que não merecem, embora já saibamos que dentro dos planos dos Devotos do Rio não faz a menor diferença tanto quando já transcorrido menos de 5 dias da reunião do Rio, antes de divulgar a Ata já tinham conseguindo inclusive fazer com que os devotos do PureBhakti tivesse alterado o site oficial para o que eles tinham criado no Rio como se pode ver no link http://www.purebhakti.com/events/upcoming-events-mainmenu-66/1081-vyasa-puja-festival-brasil-12th-17th-january-2010.html, entretanto dizemos em e-mail para o Prabhu Sundara;
....................................
Prabhu, eu já sabia e agora tenho mais certeza que muitos devotos que estão ai não são realmente sérios e esse discurso de "amizade" "amor" que trinad api suni cena é tudo teatro porque se fosse 10% verdadeiro nem teriam me tratado do jeito que fui tratado e não sinto que tenho qualquer compromisso com essas pessoas, por isso estou com minha mente e coração aliviados e até prefiro me afastar sem qualquer sentimento de remorso ou de dever não cumprindo. Voce tirou das minhas costas a responsabilidade.
....................................
É certo que eu sou "bocudo" que eu falo mesmo e que as vezes isso magoa, mas sei me penitenciar se fizer alguma coisa errada sei voltar atrás e reconhecer meu erro, porque apesar de imperfeito sempre procuro colocar as coisas dentro do bom senso e não sou louco nem vou arriscar perder a chance de ir como visitante ao Vyasa Puja.
Se você não entendeu ainda preciso te dizer que você é o responsável por isso porque não foi homem suficiente para ser integro e manter a sua palavra.
Você é um bom pai, um bom marido, um bom comerciante e sempre admirei a forma generosa e desapegada com que você me tratou, mas você não pode nessa posição que assumiu dizer que é 'servo dos devotos", você antes mais nada devia ser servo de "Gurudeva" e ter a mesma postura séria, enérgica, que garanta a harmonia antes de ser "servo dos devotos".
Deixar que a reunião do Rio, em meio a devotos problemáticos, mude tudo sem antes consultar os que estavam a cargo das atividades. Isso é uma vergonha e até acho que você ainda não se deu conta disso.
Se eu tiro o site do ar vai ser uma catástrofe e isso jamais deixarei acontecer. Já com os e-mails da Chandra kala tenho recebido dezenas de e-mails e telefonemas e meu trabalho agora e acalmar as pessoas e dizer que está tudo bem.
O simples fato de ter sito enviado um e-mail pela Bhanumati já foi muito ruim. Uma insanidade.
Mas no fundo você está invertendo as coisas, tá achando que vai dar um jeito e me convencer a ser um idiota e ir na onda dos problemáticos e quer que eu passe o site. Ou seja, que se dane o vyasa.
Se você não tem respeito por mim devia respeitar ao menos a Didi Lalita que fez o site, ao Prabhu Rama Kanta Das que ajudou e que merecem o mínimo de consideração e serem ouvidos antes de sair por ai tomando decisões que joguem no lixo o seva que eles amorosamente fizeram.
Agora você vai dizer que está começando tudo do começo, que você vai fazer etc.
.................................(continua abaixo)
REGISTRO HISTÓRICO - Ao final, entendemos que essa experiência foi muito boa e pretendemos fazer dela um registro histórico de como as coisas acontecem e porque os Devotos brasileiros são considerados como pessoas POUCO SÉRIAS e até desajustadas.
E, nesse momento entendemos adequado repetir aqui a minha resposta a Didi Thirtanidhi que insistentemente tentou nos convencer das suas convicções.(DOCUMENTO 16 – ABAIXO)
................................
Eu agi e continuo agindo dentro do que manda a minha consciência e sei perfeitamente que o que acontecendo agora vai repercutir por muito tempo ainda, mesmo muito depois do Evento Vyasa Puja.
Gosto de pensar que estou defendendo os Princípios que foram estabelecidos pelos Nossos Mestres e sou convencido disso e nada que você me tenha dito me faz pensar ao contrário.
O que vocês fizeram foi tomar decisões erradas porque deixaram de considerar todo o contexto e no fundo eu e outros devotos somos vitimas dessa situação e não ao contrário.
...............................
Você não acha que eu vou abandonar meus valores por causa sua pregação, porque o dia que deixar de acreditar na Justiça e na Verdade estarei fora do meu Juízo normal, e nesse sentido me sinto bastante confortável com toda essa situação porque não dei causa a ela, ao contrário de você que esteve lá e não foi capaz de fazer nada para estabelecer o respeito ao grupo e não só aos devotos presente na reunião.
Onde está a Ata da Reunião?
Quem estava presente?, como foi a votação?
Olha com que desdém são feitas as coisas. Esqueceram que é todo esse trabalho é para ajudar no projeto de um Puro Devoto.
Você usa esse discurso de deixar de ser advogado e ser devoto etc. para tentar me convencer de que eu devo abandonar meus princípios para satisfazer o desejo de pessoas que nem sabem o que querem realmente e não se dão conta das besteiras que estão fazendo.
Não permitirei que se estabeleça a falta de bom senso em razão da ansiedade que você esta tendo para ter o aparente controle da situação.
Krsna Controla - o que houve esqueceu disso?
O fato é que você efetivamente não confia em mim e não me trata como um devoto, embora quer que eu haja como tal.
Observe só quanta contradição de sua parte.
...............................
De fato, você tem razão, eu não sou um Devoto, mas se algo que tenho certeza é que sou um profundo amante de meus Mestres e sou convicto que Eles estão me protegendo porque dediquei a Eles toda a minha vida e tudo que faço penso sempre Neles e não preciso provar isso nem mesmo para você que é minha irmã espiritual.
Vocês dizem que não estou comprometido com a missão de Srila Narayana Maharaja e realmente não tenho compromisso com essa idéias que vocês acreditam ser a missão.
Precisamos deixar de falar em humildade, amor, afeto e tentar pelo menos sermos íntegros, verdadeiros e não tentar ficar usando a situação para explorar o Guru.
.........................................
Preciso de me associar com pessoas sérias, pessoas integras, preciso disso quase que como preciso de ar.
Reconheço que sou uma pessoa chata, as vezes exigente, mas nunca se esqueça que nos reagimos de acordo como nos tratam.
Se você é minha amiga e me trata com doçura eu também serei doce, mas se me trata com acidez eu serei amargo e é justamente isso que está acontecendo.
................................................
Não existe explicação nem justificativa para o que foi feito no Rio, a única razão de terem feito o que foi feito é que porque vocês deixaram a energia ilusória maya jogar as suas influências e ai surgiu a necessidade de fazer valer caprichos, idéias voluntariosas e pior volúvel, ao humor dos delírios de poucos em detrimento de todos. E o pior ninguém consegue ver isso agora, ou seja, estamos ainda sobre a influência de maya.
Mas não se preocupe, ao contrário de você, eu confio em você, eu não vou levar em conta os seus argumentos equivocados porque entendo que além de todos os aspectos subjetivos desse episódio existem coisa que tem que ser feitas de maneira madura, ponderada e com a segurança necessária para não deixar que se estrague essa oportunidade maravilhosa de ter a presença de Srila Narayana Maharaja.
Eu não vou pregar a importância da presença de Srila Narayana Maharaja porque sei que você sabe e seria quase uma agressão mental tentar provar para você algo que você já sabe, mas, apesar de você não confiar em mim, te tigo, se depender de mim tudo sairá certo desde que seja feito em Satva Guna.
...............................
Está tudo normal,
..................................
Só digo o seguinte se escolherem deixar o site que está em meu nome foi solicitar, até por uma questão de “bom senso” peço ser atendido nas minhas justas reivindicações, mesmo porque, embora esteja me afastando precisamos deixar tudo muito claro aos olhos de todos até por uma questão de mostrar que nós, postulantes a devotos somos pessoas sérias e lidamos com responsabilidade com os projetos de Srila Gurudeva.
Fique em paz,
Haribol
Vyasa Dasa
Finalmente - Somente no dia 10 de outubro a Ata do Rio de Janeiro chegou (DOCUMENTO 18 – ABAIXO).
Naquela ata se verifica claramente que fizeram a pauta na hora e se ignorou tudo que havia ocorrido nas reuniões anteriores(embora digam ao contrário) e tudo que exatamente havíamos previsto.
A Ata é contraditória em algumas partes como verificamos acima e querendo dar um ar de legitimidade para tudo, misturaram coisas sérias e importantes com o objetivo da Didi Bhanumati e sua filha, para fazer a trocar o site ainda que passando por cima de todos se for necessário. Desajuste total.
MAS NÃO É SÓ - É importante frisar que existe algo novo se formando no subssolo da Consciência de Krsna no Ocidente e tem sérios reflexos na Sanga do Brasil, e ai vai também uma alerta.
É que cada vez mais, depois de anos de oprimidas uma certa classe de mulheres devotas que se dedicaram a Consciência de Krsna, sendo desprotegidas acabaram sendo massacradas mentalmente e discriminadas e que agora querem criar um “clã” próprio e tudo leva crer que unidas desejam se impor custe o que custar.
Nessa experiência houve toda uma movimentação para “dar o troco” como se houvesse ganhadores e perdedores nessa matéria que ao final gera uma espécie de disputa declarada indesejada e que ao final, pode até ameaçar acabar com o princípio da Família Vaisnava.( se é que existe isso aqui)
Ou seja, as filhas queridas, desprotegidas, passaram a ser mulheres “mal amadas e problemáticas” até um pouco por causa das administrações das sociedades de devotos. Temos que dividir essa responsabilidade.
Essa atitude é natural na Kali Yuga e após muitos anos de estabelecimento do Vaisnavismo no Ocidente onde se questiona o que está estabelecido e se tenta proceder a troca de paradigmas. Só temos que torcer para não ser para pior (ou melhor, observar para tentar não deixar como interessados que somos).
Esse pode ser um problema que as gerações futuras de devotos deverão enfrentar como uma patologia gerada da falta de proteção apropriada das devotas.
Didi Bhanumati Devi Dasi e sua filha são os exemplos claros disso. A primeira com sua psicologia de cartomante acredita mesmo que realmente que só “as mulheres” tem condições de entender o humor de Radharani e que só elas podem entender o humor de um puro devoto como Srila Narayana Maharaja. Confundiram tudo.
Elas ficam juntas, e tentam sutilmente convencer a todas as outras dessas idéias. Sei disso porque minha esposa Didi Yamuna DDasi me revelou isso após ter uma conversa “intima” com a Didi Bhanumati D. Dasi, numa visita que fez a minha casa. O mesmo ocorreu com a Didi Raghabhumi (irmã da Bhanumati) e também minha irmã espiritual que cada vez mais mostra o seu lado feminista Vaisnava, pregando isso abertamente na Iskcon (querem fazer um ashram só de devotas).
Durante muitos anos, apesar de nos aprendermos que não somos nossos corpos e que somos almas espirituais, a devotas sofreram todo o tipo de discriminação exatamente por causa dos seus corpos.
Hoje já evoluímos muito e sabemos e reconhecemos que tem devotas que são muito mais competentes e avançadas que muitos devotos mas não é bom ver que seja iniciada uma disputa nesse sentido.(lembrando a discussão existente relativa a nossa própria Sampradaya por mais controvertido que possa ser).
O que aconteceu nesse evento foi bem um exemplo do que estou falando e serve de alerta para devotos e devotas, que fique registrado o ocorrido para que todos analisemos e possamos tirar algum proveito para que um dia, quem sabe possamos criar uma Sociedade de devotos sérios, amigos uns dos outros e livre de problemas mentais e financeiros que tanto interfere na nossa capacidade de realização do Desejo do Guru e nosso desenvolvimento espiritual.
Não devemos permitir que essa mentalidade patológica chegue as nossas irmãs e esposas que são felizes em dividir conosco Krsna Bhakti lado a lado. Devemos cuidar que as devotas "desajustadas" não se aproximem das nossas irmãs e companheiras (esposas) para ter chance de pregar essa mentalidade claramente sahajia.
Sabemos, por oportuno dizer, que esse é um problema especificamente do Brasil. No Exterior existem muitos devotos sério que se preocupam com a manutençã do respeito entre os devotos, tanto que formaram um Grupo de Harmonização. A Algum tempo atrás recebemos o seguinte comunicado;
Dear Respected Vaisnavas and Vaisnavis,
All glories to Srila Gurudeva. All glories to Sri Sri Radha Vinodabihari.
We always hear that Srila Gurudeva is encouraging and enthusing us to serve Sri Sri Radhe-Krsna and our Guru-parampara. However, when quarrel breaks out in the household, Matha, workplace, within local sangas, or even between devotees from different branches of our Vaisnava family, significant and unresolved disagreement acts as a barrier to our focus on both our individual and collective spiritual development. And sometimes, important preaching projects either slow down or come to a grinding halt.
Srila Gurudeva at times has expressed his dismay when he hears that his disciples are not cooperating and getting along nicely, and also that our relationships become strained and even break down all together.
While in Italy for this year's festival, a small group of four came together for a discussion on this topic. The group consisted of: Ananta dasa, Mukunda dasa, Srimati Syamarani dasi, and Premavati dasi. In what we felt to be in accordance with Srila Gurudeva's wishes, an idea was formed to establish a Communication Skills Seva Team. One of the primary functions of the group would be to assist devotees to improve on their satvika, "non-violent" communication skills.
After that group meeting, we then met with Srila Gurudeva to discuss how we as a sanga could come in line with his vision for us. We then described the function of the Communications Team and asked Srila Gurudeva if he would like us to develop such group. Srila Gurudeva replied that the aim and object of the Communication Skills Seva Team should be that devotees become encouraged to cooperate, and also to become more enthusiastic to serve Sri Krsna and our guru-parampara. Srila Gurudeva then gave his heartily blessings that a team be formed in order to provide this much needed service.
Ananta prabhu will be facilitating a three-day course in Glastonbury from July 25th to 27th, and all are welcome and encouraged to attend. We pray that this service to the community results in pleasing our beloved Srila Gurudeva, and fulfilling his vision for our progress on the path of pure bhakti.
Yours in the service of the Vaisnavas,
The Communication Skills Seva Team
Please Reply To syamarani@gmail.com or premavatidd@googlemail.com
Ao contrário é aqui no Brasil, cuja a imagem de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja devia ser protegida dos desatinos que narrei especialmente porque tais ações repercutirá em todo mundo.
Onde está o Jaiva Dharma?
Já fiz minha reserva e aqui cumpri com meu dever de alertar dos fatos, o resto entrego ao Supremo;
Sabemos que as divergências já é de conhecimento de todos os devotos do exterior (essa foi a imagem que foi passada para o mundo) e isso sim lamento porque nada pude fazer para evitar, ainda que tenha tentado no máximo da minha capacidade. Entretanto só posso fazer a minha parte (e isso acredito de tenha feito).
Lembramos que originalmente o Vyasa Puja 2010 não seria no Brasil, mas em razão da polêmica (brigas entres os devotos) Srila Narayana Maharaja cancelou a realização do lugar anterior e transferiu para o Brasil e que se chegar aos seu ouvidos físicos do Guru tais fatos muitas pessoas estarão sendo prejudicadas. Se tal fato ocorrer aqui no Brasil responsabilizo diretamente os antagonistas acima mencionados que agiram de forma inidônea e indevida causando todo esse mal estar e afastando as pessoas e a credibilidade de todos os nossos esforços.
Estou me afastando dessa confusão, como informei acima mas também e principalmente para dar não margem a maiores problemas e trazer riscos ao evento, mas temo que os problemas continuem em razão da mentalidade dessas pessoas. Estamos torcendo que tudo dê certo, mas sem a intervenção de pessoas sérias vai ser difícil. Por Favor AJUDEM!!!!!!
Sendo o que eu havia a explicar aos amigos.
Me desculpando pela sinceridade obtusa (falta de diplomacia), ciente de que sou imperfeito e posso não ter 100% de razão no que estou falando, mas incentivando a todos meditarem nesses aspectos para que possamos amadurecer e viver felizes em consciência de Krsna quem sabe ainda nessa vida, antecipando a previsão de que tal fato só possa acontecer daqui a 100 anos, quando provavelmente a grande maioria de nós não estaremos mais presentes nesses corpos para ver a Sociedade Humana Glorificar Conscientemente Sri Caitanya Mahaprabhu.
Aspirando me manter sempre servindo aos Vaisnavas Maiores, serviço esse que não será de forma nenhuma abandonado por questões como essas, ao contrário, sempre estarei tentando me engajar em alertar a todos os amigos desses equívocos que considero humildemente como aparadha (falta de Radha),
Dandavats.
Vyasa Dasa.
CONTATOS COM
|